Recrutamento e Seleção: a escolha dos melhores perfis profissionais para a sua empresa.


As empresas possuem cada vez mais uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades. A empresa deve estar bem preparada e com funcionários capacitados para enfrentar as mudanças no cenário mundial. Com o processo de recrutamento e seleção de pessoas eficientes e eficazes, o setor de recursos humanos da empresa passa a poder caminhar com mais segurança na realização dos processos de gestão de pessoas, e isso é fundamental para que a empresa consiga se adaptar às tais mudanças.
Aplicar bons métodos de recrutamento e seleção são os primeiros passos para garantir a excelência da empresa no mercado. Afinal, é a partir daí que você elenca os melhores profissionais para fazerem parte do time. O processo é desafiador e conta com diversas etapas, todas buscando a escolha dos candidatos que mais se adequam à cultura do empreendimento e ao perfil do cargo.
Quer saber mais sobre recrutamento e seleção? Então continue lendo o artigo.



O que é o Recrutamento e Seleção?


O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos cujo o objetivo é atrair pessoas com potencial elevado. Quanto mais pessoas recrutadas, mais rico e assertivo se tornará o processo.
Em contrapartida, a seleção é a escolha de um perfil entre todos os que foram recrutados. É a hora de escolher quem vai guiar e/ou construir uma parte da sua organização.
O recrutamento é um processo que varia de acordo com cada empresa, ligando diretamente ao processo de abertura de vaga do setor, permitindo ao órgão responsável pelo recrutamento da empresa dar início a esse processo.
Já o processo de seleção deve ser abastecido com candidatos em potencial pelo processo de recrutamento. Esse processo é um comparativo, pois de um lado estão as definições do perfil de cargo e de outro as características dos candidatos,
e a partir daí, faz-se a averiguação de qual deles atende as exigências do cargo.


Qual a importância de ter um bom método de Recrutamento e Seleção?


Não ter um bom método de organização e planejamento para recrutar e selecionar pessoas pode ser um tiro no pé para a empresa. Ao ter um protocol padrão, você garante um procedimento de maior qualidade, mais efetivo e assertivo e o risco de realizar más admissões diminui, assim como o índice de rotatividade.
Tais problemas trazem custos elevados com demissões e novos processos seletivos.
Sem falar que, realizando um bom recrutamento e seleção, a imagem como empregadora que sua companhia tem no mercado se torna mais positiva,
garantindo que a sua organização tenha um bom posicionamento diante dos concorrentes.


Melhores práticas para Recrutamento


O recrutamento traz novos talentos e experiências para a empresa. Com a entrada desses novos colaboradores, dá-se uma importação de ideias novas que conduzem a diferentes abordagens dos problemas internos da empresa e, quase sempre, a uma revisão da maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro desta.
Isso permite à empresa contratar colaboradores de topo e experiência comprovada, que podem tornar o local mais atraente e competitivo. O recrutamento dependerá da quantidade de vagas a serem preenchidas, do cargo que o contratado irá assumir, do porte da empresa e do quanto se está disposto a investir.
Existem diversas maneiras de se realizar o recrutamento externo que poderão ser através de:
- Arquivos de candidatos que se apresentaram espontaneamente ou em outros recrutamentos;
- Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa, cartazes ou anúncios na portaria da empresa e agências de recrutamento.
- Anúncios em páginas na internet, fazendo com que, dessa forma, um elevado número de candidatos saberão da vaga e as chances dessas pessoas já possuírem os requisitos necessários serão maiores ainda.

Melhores práticas para Seleção


A triagem entre os candidatos recrutados é a primeira etapa dentro do processo,
os que passam para a segunda etapa são submetidos a testes, tanto de conhecimento, desempenho e testes psicológicos. A entrevista é um dos pontos principais da seleção e é o que irá averiguar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato ao cargo, após análise dos candidatos e dos dados obtidos, os selecionados, que serão poucos, passam por uma entrevista técnica,
que irá transcorrer com o supervisor, gerente, coordenador ou encarregado da área requisitante, afim de realizar uma análise profunda dos conhecimentos do candidato.
É bom saber exatamente quantas pessoas você precisa ao final do processo, pois é comum, principalmente na hora de selecionar pessoas para as operações, que a demanda seja superior a uma única pessoa.
Também é bom pensar nas logísticas para a dinâmica de grupo e, depois, para as entrevistas. A logística de dinâmica para um número de pessoas superior a 10 é inviável. Para avaliação de candidatos em dinâmicas é exigível que sejam dois avaliadores e preferível que essa etapa do processo seja dividida em duas rodadas. Já a logística para entrevistas deverão ser individuais, com duração mínima de trinta minutos e máxima de uma hora.
Ao final, nunca se esqueça do feedback. Os candidatos sempre esperam um retorno da empresa, seja positivo ou negativo, e a partir daí, buscam entender, os motivos da escolha.

Nenhum comentário