A importância da comunicação no ambiente de trabalho: como fazer para melhorar?



Nós, seres humanos, somos totalmente relacionáveis, por isso precisamos fazer da comunicação a base de todas as nossas atividades. O homem sempre buscou maneiras de relacionamento eficientes e hoje temos várias formas de estabelecer relações pessoais e profissionais com a finalidade de gerar compreensão e engajamento.
Como as empresas são feitas de pessoas para pessoas, não importa qual o ramo ou segmento, a comunicação no ambiente de trabalho precisa ser fundamental. Colaboradores que possuem essa habilidade bem desenvolvida mantêm ótimos relacionamentos interpessoais, contribuindo para a construção de um clima organizacional mais harmonioso.
Sendo assim, saiba mais ao longo desse artigo sobre a importância da comunicação nas empresas e como fazer para melhorá-la cada vez mais.

Por que a comunicação é tão importante?
Uma boa comunicação é um elemento fundamental para o sucesso. As novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Por isso, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, eles devem sempre aprimorar a boa comunicação na empresa e ficar atentos para falar de forma compreensível, ou seja, de maneira objetiva e clara.
Quanto mais envolvidos e bem informados os funcionários e colaboradores estiverem, mais empenhados eles estarão para realizar as suas atividades.
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é importante para uma organização por diversos fatores. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos etc.
Lembre-se que saber se comunicar corretamente é também saber ouvir o outro. Você prende a dialogar com as mais diferentes pessoas, seja qual for a sua posição na empresa, e se acabando se saindo bem nas mais variadas situações profissionais. 
Como manter uma boa comunicação?
- Aprenda a ouvir:
Como falamos, ouvir também faz parte de uma boa comunicação. Primeiro você tem que saber ouvir para poder falar. Olhe no olho da pessoa que fala com você, mostre que você está dedicando a sua atenção para ela. Assim, você consegue criar vínculos e passar segurança.
- Simpatia a todo instante:
A forma como você se relaciona é a sua melhor carta de apresentação para as pessoas ao seu redor. Mantenha uma postura solícita, converse, ouça, lembre-se dos nomes das pessoas e mostre simpatia por todos que o cercam. 
- Escolha o canal adequado:
E-mail, telefone, chat interno ou rede social. Sempre pense bastante em qual meio de comunicação você deve discutir determinados assuntos. Se você precisa registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail. Se quer combinar uma “cerveja” no final da semana com os colegas de trabalho, o chat pode ser a melhor escolha.
- Não fale o que não for preciso falar:
Às vezes, com o intuito de sermos proativo, acabamos falando demais e daí pode sair muitas coisas desnecessárias. Tome cuidado! Opte sempre por falar nas situações em que você tem certeza do que diz e nunca se permita a falar mais do que você realmente sabe. Ser direto e objetivo também ajuda na clareza do seu diálogo.
- Saiba com quem você está falando:
Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superior, perceba que tipo de discurso você pode usar para cada um deles. Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa.


Nenhum comentário