Qual a importância e as principais funções do profissional de Recursos Humanos numa empresa?



O profissional de RH, ou melhor, de Recursos Humanos, possui uma importância única dentro de uma empresa. Entre as suas diversas funções, estão as responsabilidades pelos processos de seleçãocontratação, coordenação e treinamento de funcionários, além do desenvolvimento de técnicas e estratégias para a construção de relações sustentáveis nos diferentes ambientes hierárquicos, e administração de talentos.
Cabe a esse profissional a gestão de pessoas e o gerenciamento de carreiras e talentos. Nos últimos anos, esses profissionais vêm ganhando cada vez mais destaque, assumindo funções estratégicas nas organizações. Inclusive, há muito tempo o papel do departamento de Recursos Humanos vai além de apenas calcular benefícios e remunerações dos colaboradores de uma empresa. 
Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre o dia a dia do profissional de RH. Continue a leitura para ficar por dentro sobre o assunto.

Rotina do setor de RH numa empresa
São muitas as atribuições que esse profissional precisa assumir. É comum que em pequenas ou médias empresas o encarregado do Administrativo e do Financeiro também seja o responsável por realizar alguns dos procedimentos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.
O departamento de RH da empresa é responsável pelo:
- Recrutamento e seleção de pessoas:
Para recrutar e selecionar pessoas, surge a necessidade de contratação da empresa e isso é encaminhado ao setor de Recursos Humanos logo em seguida para que o mesmo possa providenciar a seleção.
Em um mercado cada vez mais competitivo, contratar com eficiência, agilidade e baixo custo torna-se um diferencial valioso que pode definir o desenvolvimento da empresa.
- Relacionamento interno:
O profissional de RH também auxilia na comunicação interna, criando canais para ouvir o colaborador e atender suas carências. Ele é responsável por criar projetos que tragam benefícios ao cotidiano do funcionário,
medir e garantir a satisfação dele, buscando estreitar sua relação com a empresa, alcançando maior comprometimento dele com os objetivos da organização, além de permitir práticas melhores à sua saúde e qualidade de vida.

- Treinamento e desenvolvimento de pessoas
Se uma organização depende diretamente do 
comportamento das pessoas que prestam serviços para ela, é imprescindível que ela mantenha essas pessoas treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar. Portanto, o RH precisa avaliar as verdadeiras necessidades da empresa e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. 


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