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Para conduzir e apoiar o desenvolvimento saudável das organizações, os conceitos de Endomarketing e Comunicação Interna cresceram e ganharam um espaço de destaque nas estratégias de gestão dos relacionamentos institucionais.
Entretanto, ainda há quem os confunda e acredite que ambos se tratem da mesma coisa, ou então que são apenas despesas extras e não os enxergam como investimento.
Porém, não é bem assim! De fato, seus objetivos podem se aproximar e apresentar algumas semelhanças. Mas a realidade é que esses setores caminham de maneira particular e complementar para levar incontáveis benefícios para as empresas, suas equipes e seus resultados.
Endomarketing e Comunicação Interna: o que são?
Se você também ainda tem dúvidas, chegou o momento de entender como cada um desses segmentos se comporta e se desenvolve dentro do ambiente corporativo.
De maneira sucinta, a Comunicação Interna é voltada para criar o alinhamento entre os colaboradores de uma empresa. Dentre seus objetivos pretende-se disseminar informações relacionadas aos resultados das áreas, indicadores importantes para reforçar a missão e a visão institucional.
Além disso, também é papel da Comunicação Interna compartilhar metas, fortalecer boas práticas e regras, apresentar novos processos, ferramentas e sistemas, além de outras questões nesse sentido.
Por outro lado, o Endomarketing desempenha uma função de promover e incentivar a cultura organizacional, fomentando um bom clima institucional. Normalmente este setor é responsável por idealizar eventos e ações para estabelecer e tornar mais forte os valores da empresa.
Para envolver o time, é comum que os profissionais de Endomarketing incentivem a realização de ações para a valorização dos colaboradores, eventos e festas, campanhas para criar envolvimento e conexões entre as equipes.
As principais diferenças entre Endomarketing e Comunicação Interna
Para além dos seus reais propósitos, Endomarketing e Comunicação Interna se diferenciam principalmente na maneira de informar. Isso porque, a linguagem praticada em cada um deles tem suas particularidades.
Enquanto a Comunicação Interna é extremamente elucidativa, o Endomarketing tem técnicas e um tom de “sedução”, pois pretende encantar o público interno para engajá-lo nas ações da empresa.
O Endomarketing e Comunicação Interna também se diferem em relação ao desdobramento de suas funções. Por exemplo, a comunicação interna se utiliza prioritariamente de canais como:
- comunicado internos via e-mail;
- newsletter interna;
- jornal mural;
- televisões de corredores;
- cartazes em elevadores e banheiros;
- tela de fundo e de descanso dos computadores;
- totens e muitos outros.
O Endomarketing, claro, também se utiliza desses canais, mas para enviar convites, promover pesquisas de clima organizacional, divulgar treinamentos e outras ações como rodadas de feedback, dentre outros. Mas é nas ações e eventos que o Endomarketing mostra a que veio, ultrapassando o papel informativo, indo de fato para o campo da execução.
Entretanto, é importante reforçar que, embora tenham suas especificidades, é inegável que Endomarketing e Comunicação Interna possuem seus objetivos em comum. No final das contas, para os dois segmentos é fundamental que todos os colaboradores — ou o máximo possível deles — estejam bem informados e envolvidos nos movimentos que ocorrem dentro da organização.
Por isso, ao considerar a necessidade de melhorar a gestão do seu time e a sua cultura organizacional, é essencial compreender os objetivos de cada um desses setores e reconhecer que um não exclui a importância do outro.
Também vale dizer que os especialistas dessas áreas desempenham papéis diferentes e dificilmente um mesmo profissional conseguirá assumir todas as atividades inerentes a ambos setores. Portanto, avaliar quais são as maiores necessidades da sua empresa e quais medidas serão mais eficientes para melhorar os seus resultados pode ser um bom balizador para definir o tipo de solução imediata que sua empresa precisa.
4 motivos para investir em Endomarketing e Comunicação Interna na sua empresa
Pensando em auxiliar na sua compreensão sobre a importância de investir em Endomarketing e Comunicação Interna em sua empresa, separamos 4 motivos para inserir essas soluções o quanto antes nas estratégias institucionais. Então, vamos a eles!
1- Redução de turnover
Cada um, a seu modo, Endomarketing e Comunicação Interna são áreas super importantes para a redução de turnover.
A frequente conversa e oferta de informações aos colaboradores, assim como a promoção de ações e iniciativas para o engajamento são medidas que criam senso de valorização, identificação e pertencimento. Dessa maneira, os funcionários tendem a considerar o ambiente como um bom local para se trabalhar, diminuindo os índices de demissão e até aumentando a motivação das equipes.
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2- Motivação e engajamento
Esses são os tipos de consequências que oferecem resultados em curtíssimo prazo para as empresas.
Acompanha só…Um colaborador motivado e engajado, normalmente executa suas atividades com mais entusiasmo e dedicação. Tais sensações favorecem para o aumento na qualidade das demandas entregues, diminuindo etapas de refação, otimizando a performance e entrega de bons resultados pessoais, em equipe e para toda a organização.
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3- Cultura organizacional
Tão importante (e difícil) do que estabelecer os processos de uma empresa, é compreender e construir seus propósitos, missão, visão e valores. Esses pilares existem por uma razão, a qual deve ser valorizada. Tudo isso compõe o DNA da organização e é a partir deles que os objetivos e planos de crescimento são definidos.
Por isso, ter setores de Endomarketing e Comunicação Interna voltados exclusivamente para reforçar esses pilares e ajudar a construir uma identidade para essa cultura interna é indispensável. São esses profissionais que trabalharão no estímulo da identificação dos colaboradores com os propósitos da empresa, que os motivarão a se manter envolvidos e “encantados” pela empresa.
4- Endomarketing e Comunicação Interna são estratégicos e não apenas despesas
Se empresas são feitas de pessoas, voltadas a oferecer produtos ou serviços a outras pessoas, é impossível desconsiderar a importância de cuidar dos seus clientes internos.
Exatamente! Sua equipe também é um dos seus públicos. Afinal, sem profissionais interessados, dedicados, competentes e, principalmente, apaixonados pelo que fazem, seria inviável ver inúmeras empresas prosperarem.
Portanto, já passou da fase de encarar a absorção das áreas de Endomarketing e Comunicação Interna como uma despesa. Poder contar com profissionais qualificados para a gestão das relações internas é estratégico e pode ser um enorme diferencial para os resultados institucionais.
Caso você esteja pensando em agregar o Endomarketing e Comunicação Interna na sua empresa, mas está em busca de uma solução prática e acessível para aderir imediatamente, aqui vai uma dica bônus: conheça os cartões de benefícios da Personal Card. São inúmeras vantagens e redes de lojas conveniadas, preparadas para atender os seus colaboradores com serviços essenciais que aumentarão a qualidade de vida pessoal e profissional do seu time. Para saber mais fale agora com um de nossos especialistas.