Como calcular o consumo de combustível da frota corretamente?

Como calcular o consumo de combustível da frota corretamente?

Tempo de leitura: 5 minutos

O custo com combustível é um dos maiores vilões da frota de veículos. Por isso, é fundamental saber como calcular o consumo de combustível para que o negócio possa lucrar da forma como deveria.  

Além do comportamento adequado do motorista e de um cronograma de manutenção do veículo bem planejado, acompanhar o consumo é uma forma infalível de aumentar o desempenho da frota de veículos.   

Abaixo, indicamos boas práticas para controlar e gerir o consumo de combustível da sua frota, melhorar custos, a produtividade e o seu nível de sustentabilidade. Confira!

Por que é importante saber como calcular o consumo de combustível da frota?

Graças aos preços crescentes dos combustíveis e à pressão, cada vez maior, para preservar o meio ambiente, a necessidade de cortar custos agora também é impulsionada por metas corporativas de sustentabilidade.

De fato, para a maioria das empresas, o objetivo número um é otimizar a eficiência do combustível. Saber como calcular o consumo de combustível costuma ser um dos maiores ativos operacionais das frotas, razão pela qual investir nessa área costuma ter um grande impacto nos resultados da empresa.

Como calcular o consumo de combustível

O primeiro passo para calcular o consumo de combustível é fazer a seguinte equação: litros consumidos / quilômetros percorridos x 100. Esta fórmula deve ser aplicada a cada um dos veículos de sua frota. Porém, é fundamental considerar que cada veículo possui uma série de características que influenciam no resultado dessa equação.

Existem várias maneiras para fazer essa equação, mas há duas em particular que são as mais relevantes:

  • Colete informações de um cartão de combustível e odômetro. Isso pode ser feito manualmente, por exemplo, com uma planilha de controle de combustível no Excel, embora esse processo possa ser tedioso e complicado. 
  • Por meio do software de gerenciamento de frota, os dados são registrados automaticamente, proporcionando uma visão clara e simples de como reduzir o consumo de combustível.    

Além disso, é preciso saber que o consumo do carro parado pode ser calculado pelo tempo. Ou seja, de acordo com os litros de combustível consumidos em um determinado período de tempo com o carro em marcha lenta. 

O importante aqui é poder identificar os momentos em que os motoristas da sua frota deixam o motor funcionando enquanto estavam parados. Para isso, a solução é contar com um sistema de gerenciamento de frota como o Plus Frota. 

Graças aos relatórios emitidos por esse sistema, podemos saber quanto tempo o motor ficou em marcha lenta. Assim você pode calcular o custo desse tipo de situação para a empresa, sem encontrar dificuldades. 

Além disso, você ainda consegue examinar as anomalias que o sistema apresenta nas rotas, para descobrir as principais causas do consumo excessivo de combustível. 

Com este software de gestão, você poderá identificar as altas rotações a que o carro está submetido, velocidades inadequadas, frenagens bruscas, entre outros. Assim, você pode tomar as medidas que considerar adequadas com todas as informações que necessita.

O que pode interferir no consumo de combustível

Abaixo, listamos os principais aspectos que você deve levar em consideração na hora de aprender como calcular o consumo de combustível e reduzir os gastos da sua frota de veículos. Preste muita atenção! 

Uso não autorizado de veículos 

Para saber como calcular o consumo de combustível, é indispensável saber que um dos principais motivos que levam ao aumento exponencial do consumo de combustível está diretamente ligado ao uso do veículo fora do horário de trabalho. 

Sendo assim, é necessário realizar um controle de toda a frota de veículos para poder detectar os carros que são usados ​​fora do expediente. 

Não monitorar o consumo de combustível 

Como mencionamos anteriormente, é necessário ter um sistema de gerenciamento de frota para controlar o consumo de combustível de cada um dos veículos que compõem a frota. 

Este sistema fornecerá dados preciosos, tanto por motorista quanto por rota, assim como a possibilidade de determinar as áreas e postos parceiros, para otimizar e ter um consumo mais eficiente.

Não otimizar rotas

Planeje as rotas e escolha as que possuem menos quilômetros para economizar combustível. Isso irá ajudá-lo na tarefa de melhorar a rentabilidade da empresa. 

Quanto menor a quilometragem, menor o consumo de combustível e maior a economia. 

Como a Personal Card pode ajudar a otimizar o controle de consumo de combustível da frota 

Considerando tudo o que falamos até aqui sobre como calcular o consumo de combustível, queremos fazer um breve resumo das melhores formas de gerenciar esse gasto.

  • Controle de combustível: fiscalize e analise o consumo de combustível com o apoio de um sistema de gerenciamento como o Plus Frota. 
  • Supervisão do motorista: além de controlar o consumo de combustível, com a solução de gerenciamento Plus Frota, você também pode gerenciar a maneira como seus funcionários dirigem.
  • Tráfego: com o sistema de gestão de frota, você pode ter informações de trânsito em tempo real. Isso lhe dá a possibilidade de planejar a melhor rota, otimizando os deslocamentos e economizando o máximo possível. 

Na Personal Card, estamos prontos para ajudá-lo a economizar custos e aumentar o controle de seus veículos. O software de gestão Plus Frota é a solução que você precisa. 

Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, entre em contato e seja orientado por um de nossos especialistas. 

https://www.personalcard.com.br/site/plus-frota/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *