Tempo de leitura: 6 minutos
Quando você olha para os resultados da frota, sempre há momentos de “nós realmente gastamos tanto assim?”? Ou, então, precisa lidar constantemente com reclamações de atraso, por conta dos diversos pedágios espalhados pelo trajeto? Se você já passou por essas situações relacionadas ao pagamento de pedágio, há algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir esses problemas.
Seja analisando suas cobranças do mês passado, examinando cuidadosamente quaisquer extratos de pedágio ou classificando corretamente os veículos corporativos, você precisa de todas as informações certas para garantir que está tudo em ordem.
Para fazer isso de forma assertiva, é preciso centralizar as informações para contabilizar e administrar os valores destinados a esses pagamentos. Abaixo, abordaremos uma solução e seus 4 principais benefícios para ajudar você a manter o controle dos gastos de pedágio da frota.
Como otimizar o tempo e os recursos da frota no pagamento de pedágio
Não adianta saber que é importante otimizar o tempo e os recursos da frota no pagamento de pedágio e não entender, de fato, como é possível fazer isso de forma eficaz.
A princípio, calcular a rota é o melhor caminho para ter essa informação de maneira mais precisa, pois, ainda que pareça desnecessário, esse dado permite que os gestores consigam prever a quilometragem que será percorrida, bem como o trajeto dos veículos.
Assim, o gestor poderá contabilizar esses gastos de forma aproximada, dentro dos limites de eficiência do controle manual.
No entanto, o mercado já oferece maneiras mais eficazes de garantir esse controle. Com a Tag Pedágio, por exemplo, todo o processo de pagamento é agilizado. Com isso, os motoristas da frota não precisam aguentar longas filas causadas pelos pagamentos em dinheiro, para pagar sua parte.
Porém, a praticidade não é a única vantagem que a Tag Pedágio oferece, visto que, o recurso elimina a necessidade do pagamento em espécie. Ainda que não pareça, o pagamento manual pode trazer muitos prejuízos à empresa, dado que, é necessário reunir todos os comprovantes do trajeto para prestação de contas e balanço gerencial.
O problema é que, em um deslocamento longo, é comum que esses recibos sejam extraviados, impossibilitando uma visão panorâmica sobre a verba despendida na operação. Como resultado, o gestor adquire uma série de desafios para lidar com o desequilíbrio financeiro na saúde da empresa, causado por gastos desnecessários ou acima de média.
Outro fator a ser considerado é que, o tempo despendido em filas também impactam negativamente a produtividade dos condutores e podem atrapalhar entregas importantes, principalmente, aquelas que necessitam de urgência até o local de destino.
Ao longo das próximas linhas, você verá como a Tag Pedágio é a principal alternativa para quem não quer enfrentar filas pagando em espécie. Abaixo, mostraremos 4 benefícios do recurso e como ele pode otimizar o fluxo da gestão, eliminando o uso de dinheiro e as filas quilométricas na hora de realizar as entregas.
Por que automatizar o pagamento de pedágio da frota
Proporciona maior controle financeiro e redução de custos
Como você bem sabe, administrar uma frota é um negócio caro. Você tem os custos de combustível para ficar de olho, além de verificações de manutenção, reparos e muito mais para gerenciar. Existem também os pagamentos de pedágio que, se não forem controlados, podem desestabilizar o fluxo de caixa da organização.
Nesse sentido, se há uma coisa que todos os orçamentistas especialistas têm em comum, é a capacidade de saber para onde está indo o dinheiro. O mesmo se aplica ao gerenciamento de frota: quanto mais você sabe, mais controle você tem. Com a Tag Pedágio, por exemplo, todo esse processo é agilizado. Dessa maneira, quanto mais controle o gestor tiver, mais eficientemente ele poderá operar.
Maior agilidade e otimização do tempo de deslocamento
Passando diretamente pelas praças de pedágio, seus condutores não precisarão perder tempo em fila. Nosso recurso eletrônico de cobrança de tarifas automáticas ajuda a aumentar a produtividade, já que dispensa a necessidade de pagamento em espécie.
Assim, fazer todas as entregas no prazo desejado torna-se uma realidade, visto que, as rotas curtas ficam realmente rápidas e o dia a dia dos condutores muito mais tranquilo. Essa praticidade permite que os motoristas adiantem outras viagens e dediquem tempo aos trajetos mais longos.
Melhora o fluxo de caixa, já que o pagamento é feito na data de vencimento
Quantas vezes você já conferiu comprovantes de pedágio, um a um, para garantir a precisão da contabilidade dos dados? Com a Tag Pedágio, no entanto, não é necessário passar por isso. Isso porque todas as informações da frota ficam centralizadas, o que reduz drasticamente as falhas humanas e, consequentemente, agiliza todo o processo da operação.
Com o avanço da tecnologia e da análise de dados, não há porque insistir em controles manuais muito mais propensos a falhas. Com o nosso recurso, os números estão sempre disponíveis aos gestores do departamento.
Dispensa a necessidade de adiantamentos e prestação de contas
Fazendo o pagamento do pedágio em espécie para os condutores, o gestor da frota coloca duas variáveis importantes do departamento em risco: a segurança dos motoristas e o caixa da empresa.
Os motivos?
Em primeiro lugar, a falta de segurança nas estradas do país. Dado que, ter mais segurança no método de pagamento de pedágio, diminui a probabilidade de os motoristas serem prejudicados devido a um possível assalto, por exemplo.
Já em segundo, vem os problemas com a ética profissional, que, infelizmente, deixam a empresa mais suscetível a desvios de verba. Ao optar por uma alternativa eletrônica para o pagamento de pedágio, a empresa reduz a probabilidade de o dinheiro ser desviado e, de quebra, não precisa se preocupar com adiantamentos ou liberação da quantia.
O segredo para otimizar o gerenciamento de gastos com pedágio da frota
Hoje em dia, não é difícil encontrar ferramentas que otimizem a gestão de gastos com pedágio, combustível, manutenção e todos os outros pontos cruciais da frota.
Os clientes da nossa solução Plus Frota, por exemplo, têm a praticidade de contar com uma etiqueta eletrônica de cobrança de tarifas automáticas, a Tag Pedágio, o que possibilita o total controle sobre os pagamentos efetuados. Sem contar que se trata de uma solução que pode ser utilizada em conjunto ou separadamente ao gerenciar.
Assim, garantimos mais eficiência ao administrador, trazendo ganhos gradativos mediante à conservação e otimização do desempenho dos veículos.
Peça uma proposta a um de nossos especialistas e conheça todas as vantagens das nossas soluções para gestão de frota.