Processos de RH: conheça os principais e saiba como otimizar as tarefas do setor

Processos de RH: conheça os principais e saiba como otimizar as tarefas do setor

Tempo de leitura: 9 minutos

Os processos de RH evoluíram significativamente nos últimos anos. Diante dessa transformação, o setor adquiriu novas funções e se tornou mais modernizado. 

As responsabilidades da área de recursos humanos eram limitadas a gerenciar a folha de pagamento, recrutamento e tarefas administrativas; com o tempo, no entanto, o departamento assumiu um papel mais influente e de liderança na estratégia da empresa.

Agora, os profissionais de RH precisam executar inúmeras funções e atividades estratégicas para atender à demanda do departamento e garantir o bem estar dos funcionários. 

Acontece que, na prática, essa rotina exige muita atenção e organização dos gestores, por isso é tão importante estar sempre em busca de alternativas que otimizem os processos do setor. 

Vale destacar que “otimizar” um processo de RH significa alinhar todas as etapas a fim de alcançar o resultado previamente estabelecido pela empresa. O objetivo da estratégia é encontrar gargalos de produção, erros ou desperdício de tempo e dinheiro e buscar a melhoria desse fluxo. 

Nesse sentido, a boa notícia é que a tecnologia disponível no mercado já oferece soluções para que o gestor execute muitos desses processos relacionados à área com mais rapidez e menos burocracia. 

Assim, as empresas otimizam o fluxo de trabalho e criam as condições ideais para que os gestores se dediquem mais aos colaboradores e suas necessidades.  

Os principais processos de recursos humanos 

Processos de RH claros e bem definidos ajudam o setor a executá-los com maior facilidade. 

Quando bem executados, o setor passa a ter uma visão estratégica da empresa, podendo identificar as melhorias necessárias. O que possibilita uma gestão estratégica, ágil e humanizada.

Para pesquisadores da área, esses processos não são apenas diferenciais, mas sim essenciais para o sucesso da empresa.   

Idalberto Chiavenato, por exemplo, é um dos autores brasileiros mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas e de recursos humanos, com mais de 30 livros publicados. 

Com muita praticidade para lidar com o dia a dia, sua obra reúne grandes ensinamentos que orientam os líderes rumo ao sucesso. 

Segundo Chiavenato (1999), também considerado o “pai” do setor, os principais processos de RH são:

  1. Provisão: recrutamento e seleção;
  2. Aplicação: orientação, modelagem de cargos, avaliação de desempenho;
  3. Remuneração: remuneração, programas de incentivos, benefícios;
  4. Desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento;
  5. Manutenção: relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho;
  6. Monitoração: banco de dados e sistemas de informações de RH.

Agora, vamos ao funcionamento desses processos em um modelo de RH estratégico. 

1. Provisão

O processo de provisão trata-se do recrutamento e seleção das pessoas.

Este processo é responsável pela tarefa de definir o melhor tipo de recrutamento a ser utilizado para atrair os melhores profissionais, bem como os detalhes do processo seletivo em geral. 

Para alcançar esse objetivo, é preciso elaborar um processo seletivo assertivo e bem estruturado, planejando toda a jornada que será percorrida pelos candidatos ao longo da seleção. 

Outro ponto fundamental é que os responsáveis por essa função estejam alinhados com as expectativas e necessidades da empresa, isso significa conhecer o perfil desejado, bem como os critérios e habilidades necessárias para o cargo em questão. 

Seguindo essas orientações e divulgando a oportunidade em diversos canais (plataformas de recrutamento, site da empresa, redes sociais, por exemplo), o RH dará muito mais eficiência ao processo seletivo. 

2. Aplicação

Feito o recrutamento do profissional ideal, o próximo passo é designá-lo ao seu novo posto e avaliá-lo. O momento de aplicação de pessoas, portanto, envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho.

Para dar início ao processo de alocação do colaborador, o responsável por essa função deve explicitar como as funções serão desempenhadas, assim como a remuneração condizente com o cargo.

Essa etapa é essencial para que o funcionário se sinta parte da empresa e de seus colegas. Assim, ele será facilmente introduzido à cultura organizacional da empresa, que é capaz de estimular, segundo Chiavenato, a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho dos colaboradores.

A fase seguinte, por sua vez, é avaliar o desempenho do colaborador recém-contratado: durante a adaptação, ele tem conseguido realizar suas responsabilidades? Como a empresa pode ajudá-lo?  

É importante destacar que essa avaliação deve ser periódica, e com todos os funcionários. Assim, a empresa garante que o time permaneça alinhado e conquiste os objetivos traçados pela contratante.   

Processos de RH

3. Remuneração

Hoje em dia, o ideal é que as empresas saibam que, assim como elas, os colaboradores também têm necessidades e anseios. Por isso, é fundamental elaborar estratégias para suprir as expectativas individuais dos funcionários, para que se sintam motivados a realizarem um trabalho de excelência. 

Assim, esta etapa é usada para recompensar os colaboradores e incentivar a equipe a satisfazer suas necessidades pessoais. Na prática, reconhecer resultados por meio de recompensas financeiras significa: 

  • Definir, comunicar e não atrasar o pagamento dos salários;
  • Definir estratégias de motivação dos colaboradores, oferecendo recompensas, premiações, serviços sociais, programas de incentivos e benefícios.   

Além de estimular o comprometimento da equipe, essas estratégias contribuem para a retenção de talentos. Afinal, quando um colaborador tem reconhecimento e recebe um bom salário, ele se sente apto e motivado para executar sua função. 

4. Desenvolvimento

Um dos grandes problemas do mercado na atualidade é a falta de mão-de-obra qualificada. A escassez de profissionais capacitados tem dificultado a vida das empresas, que passaram a buscar novas soluções. 

Uma saída para muitas organizações tem sido investir no desenvolvimento de seus funcionários, com ações de treinamento, formação e educação. 

Garantir essas oportunidades aos colaboradores, através de oficinas, congressos, cursos, treinamentos, palestras, workshops e etc, é a responsabilidade desta área. 

Nesse sentido, oferecer programas de treinamento e capacitação é uma das melhores formas para fazer com que seu negócio cresça e se destaque.  

Desenvolvendo as habilidades dos colaboradores e aperfeiçoando a comunicação entre as equipes, sua empresa tende a melhorar a gestão de tempo e ser cada vez mais assertiva, ao alcançar os objetivos da organização de forma geral.  

5. Manutenção

Mesmo que a empresa tenha sucesso no recrutamento, é bastante comum ver situações em que não consegue reter os bons profissionais por muito tempo. 

Para evitar que isso aconteça, o responsável por este processo deve implementar estratégias para reter os colaboradores e, consequentemente, reduzir o índice de rotatividade

Sendo assim, sua responsabilidade é cuidar das relações trabalhistas, questões de segurança, higiene e qualidade de vida no trabalho. 

Sua função é engajar e motivar os colaboradores, contribuindo para um bom clima organizacional onde todos se sintam felizes em seus locais de trabalho. 

Planos de carreiras, benefícios corporativos, bonificações por produtividade ou cumprimento de metas estabelecidas, reajustes salariais e feedbacks constantes. 

Feedbacks constantes, planos de carreiras, reajustes salariais, benefícios corporativos e bonificações por produtividade ou cumprimento de metas estabelecidas são algumas formas e ações para motivar os funcionários. 

Com elas, sua empresa será capaz de reter os bons profissionais, contribuir para sua produtividade e reduzir a alta rotatividade.

6. Monitoração

Bom, você chegou até aqui, então percebeu a quantidade de tarefas e ações que o setor de recursos humanos deve lidar. Diante de tantas responsabilidades, especialmente para grandes organizações, é impossível fazer a devida gestão sem o mínimo de organização. 

Por isso, este é um dos processos de RH mais importantes. Assim como um banco de dados, sua função é manter todas as informações dos funcionários em ordem. Permitindo fácil acesso e integração com outros sistemas da empresa.   

As informações de monitoração englobam as atividades de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, registros, frequência, balanço social, auditoria em recursos humanos e produtividade.

O uso da tecnologia é indispensável para que sua empresa consiga fazer a gestão eficaz dessas informações. Confira abaixo para entender melhor. 

Otimize os processos de RH com ferramentas e soluções que facilitem o dia a dia dos gestores

Processos de RH

Para alcançar uma gestão fluida e eficaz, os líderes devem estar atentos às constantes transformações do mercado. Atualmente, você encontra diversas soluções tecnológicas capazes de facilitar a rotina através da otimização dos processos de RH. 

Com o auxílio dessas soluções e dos recursos direcionados à gestão de benefícios, sua empresa será capaz de reduzir o tempo de execução de cada função. Isso tudo, com muita praticidade e facilidade.

Há mais de 20 anos, a Personal Card vem entregando ao mercado tecnologia e recursos capazes de otimizar a gestão de benefícios corporativos, dando mais tranquilidade para que os gestores de RH possam direcionar as atenções para situações mais estratégicas e menos operacionais.  

Nossas soluções oferecem tecnologia de ponta para instituições que desejam administrar seus convênios, sejam empresas privadas, sindicatos, federações e associações de classe, entre outros. 

Trata-se de um serviço informatizado e inovador, desenvolvido para instituições que não possuem infraestrutura própria para operar o gerenciamento de seus convênios e sem condições de ampliar sua rede de estabelecimentos comerciais.

Com a Personal Card, a sua empresa terá as seguintes vantagens: 

• Diminuição de custos operacionais.

• Eficiência e segurança nas transações efetuadas.

• Agilidade no fechamento do crédito dos credenciados.

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