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importância da comunicação no ambiente de trabalho
QualidadeTrabalho

A importância da comunicação no ambiente de trabalho para se manter resultados satisfatórios

4 de outubro de 2021 Ricardo Fenske

O homem sempre buscou maneiras de relacionamento eficientes e hoje temos várias formas de estabelecer relações pessoais e profissionais com a finalidade de gerar compreensão e engajamento. Como as empresas são feitas por pessoas, não importa qual o ramo ou segmento, é grande a importância da comunicação no ambiente de trabalho.

Colaboradores que possuem essa habilidade bem desenvolvida mantém ótimos relacionamentos interpessoais, contribuindo para a construção de um clima organizacional mais harmonioso. Saiba sobre a importância da comunicação nas empresas e como fazer para melhorá-la de uma vez por todas.

Qual a importância da comunicação no ambiente de trabalho?

Uma boa comunicação é um elemento fundamental para o sucesso. As novas tendências de mercado e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. 

Por isso, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, devem sempre aprimorar a boa comunicação na empresa e ficarem atentos para falar de forma compreensível, ou seja, de maneira objetiva e clara.

Quanto mais envolvidos e bem informados os funcionários e colaboradores estiverem, mais empenhados  estarão para realizar as suas atividades.

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é importante para uma organização por diversos fatores. De maneira geral, melhorar o diálogo no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, entre outros.

Os 3 principais pontos da comunicação empresarial

A importância da comunicação no ambiente de trabalho é garantida por meio da atenção e consciência sobre os principais pontos comunicativos da empresa. Cada tipo de comunicação apresenta diretrizes comportamentais que se diferem de acordo com a categoria, por isso é muito  importante conhecê-las para poder identificá-las e saber como agir em cada ocasião. Confira. 

1.Comunicação interna – Líderes e colaboradores

Nessa primeira categoria ocorre o diálogo entre os funcionários e seus líderes. A comunicação interna afeta diretamente o clima organizacional, seu objetivo principal é discutir resultados, definir metas e objetivos futuros. O que não anula a possibilidade de uma conversa pessoal entre os colegas. 

2. Comunicação mercadológica – Empresa e clientes 

A comunicação exige mais cuidado e disponibilidade por parte da organização em relação ao cliente. Dúvidas devem ser sanadas, atendentes preparados para fornecer um atendimento convidativo e atraente. Sempre tratando com o máximo respeito os usuários. 

3. Comunicação institucional – Empresa e imprensa

Esse tipo de comunicação é um dos mais importantes e delicados. O destaque da mídia para a empresa traz um retorno satisfatório no quesito notoriedade e vendas. Porém um escândalo pode colocar tudo a perder. Portanto, um setor de Relações Públicas com uma boa gestão de crise é importante.  

importância da comunicação no ambiente de trabalho

Evite erros de comunicação. Melhore o diálogo da corporação

Manter a boa comunicação na organização é desafiador. Segundo pesquisa da PMI – Project Management Institute Brasil – 73% das organizações afirmam que problemas de comunicação no trabalho são os principais responsáveis pelo fracasso em várias atividades internas. Por isso algumas medidas devem ser providenciadas e praticadas para que 

não haja ruídos comunicacionais na corporação. 

– Escolha o canal adequado:

E-mail, telefone, chat interno ou rede social. Sempre pense bem por qual meio de comunicação você deve discutir determinados assuntos. Para informações rápidas e pessoais indica-se Whatsapp e chats de redes sociais. Para assuntos de grande importância, de muitos detalhes e de alto teor profissional, o email. 

– Não fale o que não for preciso falar:

Às vezes, com o intuito de sermos proativos, acabamos falando demais e dizendo além do necessário. . Tome cuidado! Opte sempre por falar nas situações em que você tem certeza do que diz e nunca se permita dizer  mais do que realmente sabe. Ser direto e objetivo também ajuda na clareza do seu diálogo.

– Adeque a sua linguagem:

Conforme for conhecendo melhor os membros da sua equipe, colegas e superiores perceba que tipo de discurso você pode usar para cada um deles. Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa.

–Melhore o feedback:

O feedback é um dos diálogos mais profissionais do cotidiano de uma corporação. Nele constará a resposta direta da empresa em relação ao colaborador. Por isso garanta informações que enriqueçam o trabalho e saiba ouvir opiniões alheias. 

A importância da comunicação no ambiente de trabalho positiva e eficaz

Até aqui, mostrou-se grande a importância de se manter uma política comunicacional na organização. Saber como estabelecer um relacionamento no trabalho claro, efetivo é o ponto chave para uma empresa produtiva e alinhada rumo ao sucesso. 

Quando bem estabelecida, os processos são mais fluídos, o clima organizacional torna-se positivo e o trabalho em equipe melhor. Ao se comunicar claramente, todos falam o mesmo idioma empresarial: o do sucesso. 

Além da importância da comunicação no trabalho, a possibilidade de fornecer benefícios corporativos melhora indicativos importantes na empresa. Comece a investir em um clima organizacional mais positivo e produtivo, contrate benefícios Personal Card para seus colaboradores. Fale com um especialista e confira.

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Ricardo Fenske

Desenvolvo soluções comerciais e operacionais de forma a proporcionar aos departamentos de RH o mapeamento de necessidades, e implementação de benefícios alinhados a cultura organizacional e com fluxos de gestão facilitados, para otimização de processos e potencialização de resultados.

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