Por que se preocupar com o controle de pneus da sua frota no dia a dia?

Por que se preocupar com o controle de pneus da sua frota no dia a dia?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é gestor de frota, já deve ter elencado os seus maiores custos de operação, não é mesmo? Depois do combustível, você sabe que um dos itens essenciais mais onerosos é o pneu, correto? Se a frota for grande, então o custo é ainda mais elevado. No entanto, o desfalque no orçamento pode ser ainda maior se você não realizar o controle de pneus da frota. 

Isso porque, se comprar pneus novos já é caro, imagine gastar mais com combustível usando um pneu “careca” que aumenta o consumo!? Ou já pensou em colocar a vida de um colaborador em risco por causa disso? E se você estraga uma carga por conta de um pneu que derrapa na estrada? Tudo isso, além de prejuízos monetários, coloca à prova valores que não têm preço, como a vida dos motoristas e a credibilidade da sua empresa.

Para evitar essas situações e ainda reduzir custos com pneus, continue lendo este artigo! Nele abordaremos como o controle de pneus da frota ajuda a economizar, minimizar riscos e gerar mais produtividade. Além disso, você perceberá que, com tecnologia e seguindo algumas dicas, é mais fácil do que parece cuidar desse assunto.

Boa leitura!

Como a falta de controle de pneus pode trazer problemas à frota? 

Acostumados com a aspereza do asfalto, você pode até pensar que os pneus são feitos para aguentar qualquer tranco. No entanto, não é bem assim. Não ter um controle efetivo de pneus da frota pode acarretar diversos problemas e agravar situações que poderiam ser facilmente solucionadas com os devidos cuidados.

Ao negligenciar esses itens tão essenciais às transportadoras, você pode estar colocando a vida dos motoristas em risco, já que, segundo pesquisa da PRF (Polícia Rodoviária Federal), a maioria dos acidentes na estrada são causados por falta de manutenção dos veículos e isso inclui, obviamente, os pneus.

Acontece que, com os pneus “carecas” qualquer derrapagem em um asfalto molhado pode se tornar fatal (a famosa aquaplanagem), deixando o motorista em risco, mas também a carga, que pode ser danificada.

Esse tipo de problema ainda compromete a sua credibilidade com futuras contratações, não é mesmo? Afinal, quem quer negociar com empresas conhecidas por acidentes ou problemas com entregas?

E não para por aí. Veja a seguir o que mais pode acontecer com as empresas que não prezam pelo efetivo controle de pneus da frota.

É verdade que não ter controle de pneus da frota pode aumentar o consumo de combustível?

Controle de pneus da frota

Sim. Essa é a resposta que nenhum gestor de frota gostaria de ouvir, né? Mas a verdade precisa ser dita, pois, somente assim, é possível tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Então, vamos entender isso? Funciona assim: quando o pneu está muito vazio, por exemplo, ele gira com maior dificuldade, exigindo mais do motor. Quando o motor trabalha com mais intensidade, ele também consome mais combustível.

Essa doeu, né? Além disso, com o combustível no preço que está, não dá para descuidar, certo?

A boa notícia é que existem formas de minimizar esses problemas, evitando que veículos circulem com pneus “carecas” ou em péssimo estado de conservação. Vejamos agora como realizar um bom controle de pneus da frota.

LEIA TAMBÉM: Como economizar combustível da frota? Conheça agora 5 dicas para os gestores

Como garantir um melhor controle de pneus da frota?

Agora que você já sabe da importância de ter um controle de pneus da frota, saiba que existem maneiras simples e efetivas de lidar com a situação e que, certamente, aumentarão a segurança e a produtividade dos seus colaboradores e veículos.

1- Oriente e capacite seus colaboradores

Os motoristas são os que lidam com o veículo no dia a dia. Por isso, eles precisam se apropriar do veículo, ficar atento aos sinais de que algo não vai bem, como o aumento de combustível. Além disso, com boas práticas de direção, ou seja, ao conduzirem o veículo de forma cautelosa, evitam que os pneus sejam furados ou fiquem “carecas” muito rapidamente.

2- Verifique calibragem e estado dos pneus

Essa é outra forma de praticar o controle de pneus da frota. Afinal, se o pneu está murcho, ele requer mais do motor e, por consequência, “bebe” mais combustível. Da mesma forma, se o pneu está descalibrado, ele fica mais vulnerável às possíveis objetos perfurantes no asfalto. Ao realizar a calibragem periódica, você também já consegue dar uma analisada geral no estado dos pneus.

3- Faça manutenções preventivas sempre!

As manutenções preventivas evitam que você gaste demais com manutenções corretivas. Por exemplo: se o pneu está murcho quando você realiza a manutenção preventiva, basta enchê-lo. Assim, ele não irá furar causando mais prejuízos.

Se o pneu estiver “careca”, o especialista recomendará a troca na hora certa e você poderá ficar tranquilo quanto a segurança do motorista e da carga. 

Hoje em dia, existem softwares de gestão de frota, como o da PLUS FROTA, que emitem alerta e ajudam com a criação de planos de manutenção periódica para que você não tenha que se preocupar com isso de maneira manual, o que, convenhamos, dá muito mais trabalho, não é? 

LEIA TAMBÉM: Gestão de manutenção: por que e como fazer em sua frota

Tenha mais controle de pneus da frota com a Plus Frota e melhore seus resultados

Controle de pneus da frota

É isso mesmo! A Plus Frota tem tudo que você, gestor, precisa para ter a maior eficiência nas suas entregas. Com um sistema integrado, você economiza custos e garante qualidade e segurança de trabalho para seus colaboradores. 

Utilizando nosso plano de manutenção preventiva, por exemplo, você sabe exatamente quando é preciso trocar os pneus e outras peças. 

E para evitar que esses itens tão essenciais estraguem com facilidade ou que circulem com defeito, você pode contar com a nossa plataforma para te ajudar a capacitar os condutores. Assim, eles saberão as melhores práticas na direção e identificarão qualquer sinal de que algo está errado com os pneus.

Ah, e a nossa plataforma conta ainda com uma ampla rede credenciada de oficinas, e você pode fazer a ordem de serviço online!

Bom demais, né? Fale agora mesmo com os nossos especialistas e conheça mais sobre os nossos benefícios para o controle de pneus da frota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *