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São muitas as demandas de uma frota. Quando as empresas dependem do uso dos veículos corporativos para prestar o serviço, os cuidados e observações do controle de manutenção de frota devem ser constantes.
Esse procedimento é indicado para gestores de frotas que buscam mais autonomia e domínio sobre os resultados da equipe. Essa tática possibilita identificar as falhas nos veículos, os erros de manutenção, o tempo de reparo e diminui a incidência de acidentes e multas por motivos técnicos.
A tarefa de estabelecer esse controle de frota não é nada fácil. São muitas as atividades que precisam ser feitas, as informações coletadas e os dados para um gestor dar conta. Mesmo com todas as atividades definidas e bem executadas, administrar tantas informações relacionadas aos veículos da frota tem ocasionado erros no procedimento.
No conteúdo a seguir mostraremos quais os principais erros cometidos ao executar o controle de frota e como evitar que esses erros ocorram em uma corporação. Confira.
O que é controle de manutenção de frota ?
O controle de manutenção de frota é a gestão das manutenções executadas nos automóveis da frota. Com isso, é de conhecimento do responsável as frequências dos reparos, controle dos tipos de manutenções e administração dos gastos com combustíveis, por exemplo.
O procedimento assegura que os veículos da frota estejam em dia garantindo tranquilidade, redução de custos, melhor desempenho e bons resultados. Manter a manutenção de automóveis com periodicidade evita o risco de multas e acidentes relacionados a problemas técnicos, como problemas de freios e pneus desgastados, por exemplo.
Por isso é importante que os reparos técnicos e vistorias ocorram com frequência, acompanhando a situação do automóvel e fazendo todas as manutenções necessárias. Os principais impactos do controle de manutenção de frota são:
- Redução de falhas;
- Maior conservação de frota;
- Economia de combustível;
- Melhor desempenho;
- Ganho de lucros.
Os principais tipos de manutenção
Para que o controle seja completo e eficaz, todas as práticas de manutenção devem ser exercidas e adicionadas às anotações gerais da frota. Os principais tipo de manutenções são:
Manutenção preventiva: segue o calendário determinado pelo manual do veículo. Nesse módulo pode haver troca de peças, alguns ajustes, inspeções e outras avaliações. Além de evitar falhas, esse tipo de manutenção garante mais duração dos componentes do automóvel, inclusive a bateria.
- Manutenção preditiva: nesse caso o estudo de duração de peça e do veículo é feito de forma generalizada, a fim de encontrar o índice de vida útil da máquina. Desse modo, é possível estipular por quanto tempo ele ainda pode ser utilizado.
- Manutenção corretiva: essa é a mais popular. Esse tipo de manutenção só ocorre mediante falhas apresentadas pelo automóvel. Aqui pode ser feito troca de peças, reparos em geral e troca de lataria. São comuns após acidentes de trânsito. É responsável por corrigir os problemas apresentados na frota e corrigi-los imediatamente.
- Manutenção detectiva: atua garantindo a segurança e o bom funcionamento do veículo a longo prazo. Esse procedimento serve para identificar falhas ocultas que poderão apresentar falhas futuras.
Quais os principais erros cometidos no controle de frota?
Estabelecer um controle de frota eficaz é uma tarefa difícil que exige muito profissionalismo e conhecimentos gerais de mecânica. São muitas as atividades que precisam ser feitas, as informações coletadas e os dados para o gestor dar conta.
Mesmo com as atividades sendo postas em prática, alguns equívocos podem ocorrer no procedimento. Entre eles os mais comuns são:
Não elaborar o plano de manutenção de frota
Fazer as manutenções corretamente é uma atividade que exige planejamento. O gestor tem que estipular o tempo correto para cada tipo de vistoria e ou reparo, para isso serve o plano de manutenção de frota.
Quando se trata de amparo de veículos, sempre sai mais barato prevenir do que reparar. Para fazer o plano de manutenção preventiva, são recolhidas informações relacionadas ao tempo de uso, quilometragem e combustível gasto, por exemplo.
Quando o gestor de frota não faz o planejamento correto, o controle de frota fica solto, intuitivo, diminuindo o seu valor técnico.
Não conhecer todos os veículos da frota
Cada caminhão, ônibus e carro da frota deve ser conhecido pela gestão, saber valores relacionados a quilometragem, consumo de combustível e últimos reparos devem ser do conhecimento dos administradores.
Supervisione cada automóvel da frota e recolha dados como:
- Marca, modelo e ano;
- Quilometragem;
- Últimos reparos.
Ter esses dados sob controle auxilia a tomar as medidas preventivas corretas de acordo com a situação do automóvel.
Não acompanhar indicadores de desempenho do controle de manutenção de frotas
Os indicadores de controle de frota (KPI) são diretrizes importantes para que a gestão seja feita da melhor forma possível. Aqui são avaliados parâmetros relacionados ao veículo, por isso fazer o acompanhamento correto ajudará a elaborar planos de manutenção mais eficientes, tomar as melhores decisões e garantir melhoria no rendimento da equipe.
É indicado sempre estar por dentro de valores relacionados à:
- Custos de manutenção;
- Tempo médio dos reparos;
- Tempo de entrega de peças;
- Intervalo entre reparos;
- Ociosidade.
Falta de treinamento de colaboradores
O treinamento para motoristas aumenta o desempenho do time e agrega valor para toda a equipe. Os cursos são mais do que capacitações, são boas estratégias para o negócio. Todos os aprendizados adquiridos passam a ser praticados no dia a dia dos colaboradores.
Com isso a equipe apresenta desenvolvimentos como:
- Mais segurança;
- Menos multas;
- Mais práticas sustentáveis;
- Retenção de talentos;
- Mais profissionalismo.
Não utilizar apoio tecnológico
Fazer todas essas etapas, muitas vezes, apenas com a ajuda de um auxiliar são grandes desafios para a gestão da frota. Atualmente existem no mercado sistemas que recolhem, registram e organizam todas as informações necessárias para fazer o controle de manutenção de frota eficaz.
Contar com um sistema integrado de gestão de frota facilita a modernização do setor. Um sistema integrado como o Plus Frota, por exemplo, apresenta sistema próprio com soluções flexíveis, em que o gestor tem controle absoluto dos abastecimentos e manutenções executadas.
Sem esses sistemas todo o controle de manutenção de frota é feito manualmente, exigindo mais tempo e trabalho do setor administrativo.
Faça o controle de manutenção de frota com o sistema Plus Frota
A extrema quantidade de dados e informações relacionados ao controle de manutenção da rota, levam o gestor a recorrer a sistemas de gestão de frota para fazer o acompanhamento correto desses parâmetros.
Com o auxílio da solução integrada Plus Frota, o gestor tem domínio sobre todas as informações relacionadas ao abastecimento e manutenção dos veículos e monitoramento do desempenho da frota com os serviços de manutenção programados. Essas e muitas outras soluções você só encontra aqui, peça o orçamento e confira.