Principais erros cometidos no controle de manutenção de frota

Principais erros cometidos no controle de manutenção de frota

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São muitas as demandas de uma frota. Quando as empresas dependem do uso dos veículos corporativos para prestar o serviço, os cuidados e observações do controle de manutenção de frota devem ser constantes. 

Esse procedimento é indicado para gestores de frotas que buscam mais autonomia e domínio sobre os resultados da equipe. Essa tática possibilita identificar as falhas nos veículos, os erros de manutenção, o tempo de reparo e diminui a incidência de acidentes e multas por motivos técnicos. 

A tarefa de estabelecer esse controle de frota não é nada fácil. São muitas as atividades que precisam ser feitas, as informações coletadas e os dados para um gestor dar conta. Mesmo com todas as atividades definidas e bem executadas, administrar tantas informações relacionadas aos veículos da frota tem ocasionado erros no procedimento. 

No conteúdo a seguir mostraremos quais os principais erros cometidos ao executar o controle de frota e como evitar que esses erros ocorram em uma corporação. Confira. 

O que é controle de manutenção de frota ?

O controle de manutenção de frota é a gestão das manutenções executadas nos automóveis da frota. Com isso, é de conhecimento do responsável as frequências dos reparos, controle dos tipos de manutenções e administração dos gastos com combustíveis, por exemplo.

O procedimento assegura que os veículos da frota estejam em dia garantindo tranquilidade, redução de custos, melhor desempenho e bons resultados. Manter a manutenção de automóveis com periodicidade evita o risco de multas e acidentes relacionados a problemas técnicos, como problemas de freios e pneus desgastados, por exemplo.

Por isso é importante que os reparos técnicos e vistorias ocorram com frequência, acompanhando a situação do automóvel e fazendo todas as manutenções necessárias. Os principais impactos do controle de manutenção de frota são:

  • Redução de falhas;
  • Maior conservação de frota;
  • Economia de combustível;
  • Melhor desempenho;
  • Ganho de lucros. 

Os principais tipos de manutenção

Para que o controle seja completo e eficaz, todas as práticas de manutenção devem ser exercidas e adicionadas às anotações gerais da frota. Os principais tipo de manutenções são:

Manutenção preventiva: segue o calendário determinado pelo manual do veículo. Nesse módulo pode haver troca de peças, alguns ajustes, inspeções e outras avaliações. Além de evitar falhas, esse tipo de manutenção garante mais duração dos componentes do automóvel, inclusive a bateria. 

  • Manutenção preditiva: nesse caso o estudo de duração de peça e do veículo é feito de forma generalizada, a fim de encontrar o índice de vida útil da máquina. Desse modo, é possível estipular por quanto tempo ele ainda pode ser utilizado.
  • Manutenção corretiva: essa é a mais popular. Esse tipo de manutenção só ocorre mediante falhas apresentadas pelo automóvel. Aqui pode ser feito troca de peças, reparos em geral e troca de lataria. São comuns após acidentes de trânsito. É responsável por corrigir os problemas apresentados na frota e corrigi-los imediatamente. 
  • Manutenção detectiva: atua garantindo a segurança e o bom funcionamento do veículo a longo prazo. Esse procedimento serve para identificar falhas ocultas que poderão apresentar falhas futuras. 

Quais os principais erros cometidos no controle de frota?

Estabelecer um controle de frota eficaz é uma tarefa difícil que exige muito profissionalismo e conhecimentos gerais de mecânica. São muitas as atividades que precisam ser feitas, as informações coletadas e os dados para o gestor dar conta.

Mesmo com as atividades sendo postas em prática, alguns equívocos podem ocorrer no procedimento. Entre eles os mais comuns são:

Não elaborar o plano de manutenção de frota

Fazer as manutenções corretamente é uma atividade que exige planejamento. O gestor tem que estipular o tempo correto para cada tipo de vistoria e ou reparo, para isso serve o plano de manutenção de frota. 

Quando se trata de amparo de veículos, sempre sai mais barato prevenir do que reparar. Para fazer o plano de manutenção preventiva, são recolhidas informações relacionadas ao tempo de uso, quilometragem e combustível gasto, por exemplo. 

Quando o gestor de frota não faz o planejamento correto, o controle de frota fica solto, intuitivo, diminuindo o seu valor técnico. 

Não conhecer todos os veículos da frota

Cada caminhão, ônibus e carro da frota deve ser conhecido pela gestão, saber valores relacionados a quilometragem, consumo de combustível e últimos reparos devem ser do conhecimento dos administradores. 

Supervisione cada automóvel da frota e recolha dados como:

  • Marca, modelo e ano;
  • Quilometragem;
  • Últimos reparos.

Ter esses dados sob controle auxilia a tomar as medidas preventivas corretas de acordo com a situação do automóvel. 

Não acompanhar indicadores de desempenho do controle de manutenção de frotas

Os indicadores de controle de frota (KPI) são diretrizes importantes para que a gestão seja feita da melhor forma possível. Aqui são avaliados parâmetros relacionados ao veículo, por isso fazer o acompanhamento correto ajudará a elaborar planos de manutenção mais eficientes, tomar as melhores decisões e garantir melhoria no rendimento da equipe. 

É indicado sempre estar por dentro de valores relacionados à:

  • Custos de manutenção;
  • Tempo médio dos reparos;
  • Tempo de entrega de peças;
  • Intervalo entre reparos;
  • Ociosidade.

Falta de treinamento de colaboradores

O treinamento para motoristas aumenta o desempenho do time e agrega valor para toda a equipe. Os cursos são mais do que capacitações, são boas estratégias para o negócio. Todos os aprendizados adquiridos passam a ser praticados no dia a dia dos colaboradores. 

Com isso a equipe apresenta desenvolvimentos como:

  • Mais segurança;
  • Menos multas;
  • Mais práticas sustentáveis;
  • Retenção de talentos;
  • Mais profissionalismo.

Não utilizar apoio tecnológico

Fazer todas essas etapas, muitas vezes, apenas com a ajuda de um auxiliar são grandes desafios para a gestão da frota. Atualmente existem no mercado sistemas que recolhem, registram e organizam todas as informações necessárias para fazer o controle de manutenção de frota eficaz. 

Contar com um sistema integrado de gestão de frota facilita a modernização do setor. Um sistema integrado como o Plus Frota, por exemplo, apresenta sistema próprio com soluções flexíveis, em que o gestor tem controle absoluto dos abastecimentos e manutenções executadas.

Sem esses sistemas todo o controle de manutenção de frota é feito manualmente, exigindo mais tempo e trabalho do setor administrativo. 

Faça o controle de manutenção de frota com o sistema Plus Frota

A extrema quantidade de dados e informações relacionados ao controle de manutenção da rota, levam o gestor a recorrer a sistemas de gestão de frota para fazer o acompanhamento correto desses parâmetros. 

Com o auxílio da solução integrada Plus Frota, o gestor tem domínio sobre todas as informações relacionadas ao abastecimento e manutenção dos veículos e monitoramento do desempenho da frota com os serviços de manutenção programados. Essas e muitas outras soluções você só encontra aqui, peça o orçamento e confira. 

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