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A crise econômica já vinha afetando o Brasil há alguns anos. Antes da chegada do vírus 12,2% da população estava desamparada. Com a pandemia mundial, os resultados despencaram mundialmente e o poder público teve que agir. Além do auxílio alimentação fornecido para famílias mais necessitadas, prefeituras de todo o país começaram a fazer distribuição de cesta básica nas escolas.
Apesar da ação ser positiva e apresentar uma série de melhorias para a população, a logística de entrega das cestas demanda muito tempo e planejamento para ser executada corretamente.
Além disso, alguns beneficiários sentem dificuldade em levar toda a cesta até em casa, devido ao seu peso e tamanho. O constrangimento também pode ser uma queixa, por conta da natureza do item doado.
Para facilitar o processo de doações, algumas prefeituras têm adotado a distribuição de cartões sociais para beneficiários da comunidade. No artigo a seguir vamos mostrar como eram e ainda são as entregas de cestas básicas em muitas cidades e como ficaram em cidades como o Rio, que adotou o Cartão Alimentação Escolar da Personal Card. Confira.
Como começou a distribuição de cestas básicas nas escolas?
Enquanto não estava havendo aulas na Rede Pública de Ensino durante a pandemia, cestas básicas eram distribuídas para os pais e responsáveis dos alunos.
As distribuições dos alimentos escolares ocorreram em todos os municípios brasileiros. Medida estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que autorizou a distribuição de alimentos comprados com recursos do PNAE diretamente aos alunos beneficiários, segundo a Lei n° 13.987/2020.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), continua contribuindo repassando os valores de alimentação dos estudantes da Rede Pública, em 2020 foram mais de R$ 4 bilhões destinados a esses gastos.
Resposta da população a distribuição de cesta básica nas escolas
Como era de se esperar, a distribuição de cesta básica nas escolas foi de aceitação imediata e as famílias contempladas são gratas à medida. Com as dificuldades impostas pela crise sanitária, muitos trabalhadores tiveram que parar suas atividades, o que acabou reduzindo ainda mais o seu poder econômico. E isso, claro, contribuiu para que a situação de muitas famílias se agravasse. O que fez com que o governo tivesse que intervir para minimizar a situação.
Em uma dessas doações feitas pelo governo do estado do Acre para moradores de Rio Branco, o sentimento de gratidão prevaleceu. Dona Maria das Dores Gonçalves, que mora há cinco anos na Cidade do Povo, foi uma das que fizeram questão de agradecer ao governo. “Isso é uma benção de Deus, porque é só eu e minhas filhas. É a primeira vez que estou recebendo esse benefício, sei que não podemos sair de casa, mas foi necessário para vir receber essa ajuda”, disse.
Desafio da distribuição de cestas básicas nas escolas
Apesar do caráter beneficente da ação, a entrega de milhares de suprimentos para várias famílias de alunos da rede pública apresentou desafios como:
- Problemas de logística no abastecimento de cestas;
- Salas ocupadas pelo grande estoque de alimentos;
- Demanda de tempo e planejamento de distribuição;
- Utilização de mão de obra qualificada para as entregas;
- Grande fluxo de pais na instituição;
- Dificuldade de manejo e armazenamento dos itens.
Os beneficiários também apresentam algumas dificuldades ao levarem toda a cesta até suas casas, devido ao seu peso e tamanho, além do constrangimento de alguns.
As etapas das entregas de cestas também são mais longas. Como no caso da distribuição de cesta básica nas escolas de Salvador, para cerca de 176 mil estudantes, que seguem todo um regulamento para executar a entrega.
1° Os alimentos são entregues e conferidos por um colaborador, coordenador ou professor da organização.
2° Logo após, as cestas são armazenadas em um local específico;
3° Para a distribuição ser feita corretamente era orientado aos pais dos alunos que ligassem antes, para confirmar a data e o horário de entrega do item;
4° Os pais ligavam, o que gerava muitas chamadas;
5° O agendamento é feito;
6° A cesta básica é entregue.
Para a instituição essa distribuição de cesta básica nas escolas também representa demanda de mão de obra e espaços para armazenamento das cestas. Tudo isso se torna um grande desafio quando se tratam de 176 mil famílias atendidas, por exemplo.
Cartão Social facilita a distribuição de cestas básicas nas escolas
A prefeitura do Rio de Janeiro encontrou outra forma de levar alimentação para as mesas das famílias carentes da região. Desde o início da pandemia, foram mais de 700 mil cestas básicas. Após as entregas dos alimentos, a prefeitura decidiu distribuir cartões na última leva, foram mais de 20 mil entregas entre os cidadãos.
Antes o que era um trabalho de várias etapas, tornou- se atividade fácil, automatizada e simples, graças a troca da distribuição de cesta básica nas escolas pela implementação do Cartão Alimentação Personal Card. O processo de distribuição diminuiu e atualmente os cartões são contratados, fabricados com agilidade e distribuídos aos pais dos alunos, por ordem alfabética.
As pessoas recebem cartões destinados à alimentação, e podem fazer compras em diversos estabelecimentos credenciados sem a necessidade de levar a cesta básica de uma vez para casa. Após um mês, os valores estabelecidos pela prefeitura são depositados nos cartões, sem a necessidade dos responsáveis voltarem à escola. Dando mais agilidade e facilidade a todo o processo.
Faça o repasse de cestas básicas com o cartão Personal Cidadania
Instituições públicas que fazem a distribuição de cesta básica nas escolas por meio de um cartão social encontram mais facilidade e fluidez para a ação.
O cartão Personal Cidadania garante vantagens para a prefeitura, como:
- Gestão total dos benefícios;
- Modernização da entrega;
- Economia nos processos administrativos.
E também para os seus usuários:
- Facilidade de coleta do benefício;
- Ampla Rede Credenciada;
- Maior poder de compra.
Melhore a vida de todos os envolvidos. Peça agora mais informações e adicione esse novo método de repasse de assistência alimentar à sua gestão.