Prevenção de acidente de trabalho – Custo ou investimento? 

Prevenção de acidente de trabalho – Custo ou investimento? 

Tempo de leitura: 4 minutos

A prevenção de acidentes de trabalho é uma preocupação fundamental para qualquer empresa comprometida com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Mas será que essa preocupação deve ser encarada como um simples custo ou como um investimento no futuro da empresa?

Uma responsabilidade horizontal dentro do ambiente de qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atividade, a prevenção de acidentes de trabalho exige responsabilidade de todos: empresa, colaboradores e governo.

Porém, mesmo normas e políticas públicas incentivando o investimento em segurança, muitos administradores ainda enxergam estas ações como um simples custo, um passivo que não traz diferenciação ou vantagens para a companhia.

Continue sua leitura de mais este conteúdo da Personal Card e conheça algumas das vantagens dessa educação pela segurança!

A necessidade pela prevenção de acidentes de trabalho

O problema dos acidentes de trabalho é tão grave que, no tempo que você demorou para chegar até esta parte do nosso texto, mais dois acidentes de trabalho já terão sido notificados no Brasil, e em menos de quatro horas, mais uma pessoa morrerá por motivo desses acidentes.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes por acidentes de trabalho, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. 

Algumas informações e dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), mostram que o nosso país tende ainda a se manter nessa colocação ou subir, infelizmente, para a segunda posição no ranking, já que nos últimos anos o número de casos notificados só cresceu.

Considerando somente os registros de pessoas com carteira assinada, em 2020 foram 446.881 acidentes, em 2021 tivemos a notificação de 536.174 e em 2022 um novo aumento para 612.920 casos.  No último ano de registro, em 2023, tivemos a primeira queda dos últimos anos, porém com um grande volume de 603.825 casos de acidentes e 2694 óbitos.  

A necessidade da educação e atenção sobre a prevenção de acidentes de trabalho é tanta, que o dia 28 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Como educar diferentes tipos de pessoas em uma só empresa? Educação e Treinamento!

Um acidente de trabalho é todo evento que cause a diminuição total ou parcial da capacidade produtiva do trabalhador, por dano físico ou emocional, decorrente da atividade de trabalho. 

Esses acidentes podem acontecer em diferentes ambientes, com diferentes tipos de trabalhadores e, naturalmente, com diferentes níveis de gravidade. 

Para que as ações da empresa possam chegar em todos os níveis de atividade dos trabalhadores, é preciso saber como adaptar e manter 

Treinamentos Específicos

Cada classe de colaboradores requer abordagens diferentes. Os funcionários de escritório, por exemplo, podem precisar de treinamentos sobre ergonomia, postura e uso correto de equipamentos. Já os operários de fábrica devem receber instruções específicas sobre máquinas, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e procedimentos de emergência.

Cultura de Segurança

A promoção de uma cultura de segurança é fundamental. Isso envolve:

  • Comunicação Clara: informar os colaboradores sobre os riscos e as medidas preventivas.
  • Participação Ativa: incentivar a participação de todos na identificação e correção de situações de risco.
  • Feedback Construtivo: reconhecer boas práticas e corrigir comportamentos inadequados.

Prevenção de acidentes de trabalho é investimento, e não custo!

Além dos prejuízos físicos e mentais de valor incalculável que podem perdurar por anos para o trabalhador, para as empresas, na questão de imagem e produtividade, as cifras também são consideráveis.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, os acidentes de trabalho representam perdas financeiras na média de R$ 13 bilhões ao ano. 

Além disso, mais de 46 mil dias de trabalho são perdidos, contabilizando todos aqueles em que as pessoas não trabalharam em razão de afastamentos previdenciários acidentários. 

Por isso, a preocupação com a prevenção de acidentes não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento. Empresas que priorizam a segurança ganham:

  • Reputação Positiva: clientes e parceiros preferem trabalhar com organizações comprometidas com a saúde e o bem-estar.
  • Retenção de Talentos: colaboradores se sentem mais satisfeitos e permanecem na empresa por mais tempo.
  • Redução de custos a longo prazo: embora o investimento em prevenção de acidentes possa exigir um certo custo inicial, os benefícios a longo prazo, como a redução de custos com indenizações, tratamentos médicos e perda de produtividade, superam facilmente esse investimento inicial.
  • Produtividade Sustentável: ambientes seguros geram resultados consistentes.

💳 Leia mais – Exemplos de retenção de talentos para a sua empresa 

Sua empresa possui uma infraestrutura preparada para investir nesse planejamento e ações de segurança e prevenção de acidentes de trabalho?

Lembre-se que a segurança nutricional também é um importante fator para a promoção da saúde e prevenção de doenças profissionais!
Acesse o portal de benefícios da Personal Card e descubra como podemos ser seus parceiros na promoção de um ambiente de trabalho verdadeiramente preocupado com o bem-estar do trabalhador. Converse com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *