Exemplos de retenção de talentos para a sua empresa 

Tempo de leitura: 8 minutos

Frequentemente o mercado de trabalho apresenta situações em que o poder de negociação por benefícios, salário e modelo de operação transita entre as empresas e os colaboradores. Este tipo de acontecimento fica mais em evidência quando percebemos, em certas áreas de atuação, a divergência entre o número de candidatos muito inferior ao número de vagas. Mas em situações como estas, com o mercado de trabalho tão competitivo para as empresas, que exemplos de retenção de talentos podemos usar para manter um time completo e motivado?

Os índices de saída e entrada de colaboradores, devem ser observados estrategicamente para que a companhia não fique sem o capital humano necessário para suas operações, não precise despender constantemente de aumentos salariais e que tenha tempo e vantagens suficientes para realizar contratações.

Portanto, confira este conteúdo da Personal Card e conheça mais sobre a importância da retenção de talentos, uma fórmula para calcular se sua empresa está saudável neste quesito e que estratégias seguir para reter os seus melhores talentos trabalhando pelo futuro da sua organização.

O que é a retenção de talentos?

Neste cenário corporativo cada vez mais competitivo, as empresas sentem a urgência de desenvolver planos de ação para reter os melhores talentos e mantê-los dentro da organização.

Este fenômeno é conhecido como retenção de talentos, um processo que se inicia durante a fase de recrutamento e seleção, onde o RH busca não apenas habilidades técnicas e comportamentais, mas também um alinhamento com a cultura organizacional.

Importância da retenção de talentos dentro do ambiente corporativo

Uma vez que um colaborador é integrado à equipe, é crucial reconhecê-lo pelo seu desempenho, incentivando-o a manter elevados níveis de motivação, engajamento e produtividade

Dessa forma, ele se transforma em um profissional de alta performance.

No entanto, todo esse entusiasmo pode diminuir ao longo do tempo se não for devidamente reconhecido. É nesse ponto que os gestores devem agir proativamente, antes que ocorram quedas no comprometimento.

A elaboração de um plano de ação, seguindo exemplos de retenção de talentos não é apenas uma tarefa isolada do RH. Ela requer o comprometimento e envolvimento de todos os líderes da organização. 

Não é suficiente criar uma estratégia e deixá-la arquivada, é fundamental implementá-la efetivamente e avaliá-la regularmente, garantindo que nada se perca ao longo do caminho!

Índice de retenção de talentos ou Turnover

Um dos segredos do início das estratégias de retenção de talentos, é ter o controle do que está acontecendo dentro da empresa.

Entre os principais indicadores ligados neste ponto,  está o turnover, que em português, significa “virada” ou “renovação” e é o termo utilizado para se referir a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa

De uma forma resumida, ele serve para demonstrar como está o clima organizacional, e pode ser calculado da seguinte forma:

Turnover = [(Entrada de colaboradores + Saída) / 2] / Total de colaboradores x100

O cálculo pode parecer complexo, mas é bastante simples e pode ser feito com amostragem mensal, semestral ou anual. Independente da escolha, a média ideal deve ficar entre 5 e 10%, apesar da média nacional ser de preocupantes 43%. 

💳 Leia também – Oito motivos para oferecer o Cartão Convênio aos seus colaboradores

Quais são os principais motivadores dentro de uma empresa?

Segundo pesquisa da agência Deloitte, que observou os motivos da saída de um emprego pelo olhar do trabalhador, os principais motivadores reconhecidos envolvem a presença de uma melhor compensação salarial e benefícios como alimentação, farmácia e combustível.  

Estratégias e exemplos de retenção de talentos

Ainda segundo os dados da mesma pesquisa, cerca de 80% dos entrevistados planejam ficar no mesmo cargo e empresa ao longo do período do próximo ano.

Porém, mesmo com este alto desejo de se manter no mesmo emprego, 42% deles confessaram estar procurando por novas oportunidades graças ao baixo reconhecimento de suas habilidades e capacidades.

Então, com esses dados em mãos, que estratégias seguir para manter a saúde financeira e organizacional? 

Investimento em onboarding

Os primeiros passos de um profissional dentro da empresa são, indiscutivelmente, os mais importantes. Tão fundamental quanto uma contratação bem feita, um onboarding realizado com cuidado é uma etapa eficaz na hora de reter seus talentos por mais tempo.

Desenvolva manuais da empresa e de cada setor para que a integração e adaptação de novos colaboradores seja fácil para eles e para o resto da equipe.

Iniciativas de treinamento e desenvolvimento

Um diferencial em que nem todas as empresas investem, infelizmente, as iniciativas de treinamento são um reflexo de que a organização espera uma continuidade e evolução da carreira do profissional.

Promova workshops, palestras e incentive que a própria equipe busque opções educacionais.

Desenvolvimento de lideranças

De acordo com levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. Com isso em mente, uma estratégia eficaz para reter talentos é o desenvolvimento de lideranças dentro de cada setor e nível da empresa. 

Alinhando ações e promovendo a oportunidade de crescimento, esse tipo de liderança distribuída ajuda na humanização da gestão e compartilhamento do contexto da empresa.  

Pesquisas de clima organizacional

De nada adianta implementar ações com foco na retenção de talentos, se não houver um monitoramento constante do clima organizacional.

Assim como qualquer estratégia de venda com consulta e análise constantes, criar o hábito de avaliar o clima interno pode ser a saída ideal para reconhecer o sucesso, ou não, das ações de gestão e RH.

Segurança profissional

Talvez uma das estratégias mais difíceis, a segurança profissional só é conquistada quando todos os itens acima estão em dia com os membros da empresa.

Com equilíbrio e delegação clara de atribuições, os profissionais podem se sentir seguros para “vestir a camisa da empresa”, opinar e transformar o ambiente e os processos para melhor. 

Benefícios para atração e retenção de talentos

Como mostram as pesquisas de engajamento e satisfação de equipes, a implementação de uma política de benefícios para a sua empresa, muitas vezes com a parceria de uma administradora como a Personal Card, pode ser a solução mais rápida e eficiente para a retenção de talentos.

Práticos, transparentes e modernos, esses benefícios podem ser apresentados em forma de cartões para os seus colaboradores. E ainda ser administrados em plataformas digitais pela equipe de gestão e Recursos Humanos. Confira alguns dos principais: 

Vale-Combustível

Um dos benefícios mais cobiçados pelos colaboradores é o vale-combustível. Uma alternativa para o vale-transporte, ele é especialmente importante para equipes e profissionais que já possuem carro e optem por esse tipo de transporte individual mais rápido e seguro.

Convênio Farmácia

Muitas vezes comprometendo parte do salário com medicamentos de uso constante, esse tipo de benefício atrai e demonstra preocupação da empresa com a saúde da equipe.

Assistência Médica

Ainda na questão de saúde, um convênio de assistência médica, para planos de saúde e dental, também está entre os mais procurados.

Uma forma de investir na qualidade de vida de seus talentos, essa também é uma estratégia eficiente para evitar o absenteísmo por problemas de saúde

Vale-Alimentação e Refeição

Talvez um dos primeiros questionamentos na hora de aceitar uma vaga de emprego, além do salário, é sobre a disponibilidade ou não de um vale-alimentação ou refeição.

Escolhidos e oferecidos conforme o perfil dos colaboradores, este tipo de benefício dá acesso à compra de alimentos em restaurantes, lanchonetes e supermercados, de acordo com a escolha entre alimentação ou refeição.

Sendo uma das parcelas mais significativas de gasto da família brasileira média, oferecer um benefício voltado especificamente para a alimentação é um atrativo importantíssimo.

Conte com a Personal Card para a retenção dos seus talentos

Depois de conferir os melhores exemplos de retenção de talentos e com a identificação da estratégia de benefícios ideal para o seu time, está na hora de firmar uma parceria com quem tem um dos mais amplos portfólios do mercado: a Personal Card!

Oferecendo uma parceria sólida e moderna para a concessão de benefícios para a sua empresa, a Personal possui uma extensa rede de estabelecimentos credenciados. 

Isso é uma garantia de que, independente do tipo de benefício escolhido, seus funcionários terão acesso a serviços de qualidade nos setores de: Refeição, Serviços, Saúde e Lazer. 

Gostaria de saber mais sobre as opções de planos e benefícios que a Personal Card Oferece? Acesse nosso portal e converse com nossos consultores!

converse com nosso time para suas metas de RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *