Qual a diferença entre salário e remuneração?

Qual a diferença entre salário e remuneração?

Tempo de leitura: 6 minutos

Manter o funcionário satisfeito dentro da organização exige dos gestores de RH muito trabalho. Entre as tarefas que trazem resultados, está aquela de esclarecer como os colaboradores são recompensados por sua dedicação à empresa e aos negócios. 

Para começar, é importante explicitar qual a diferença entre salário e remuneração. Para a maioria dos funcionários, são conceitos que, geralmente, têm o mesmo sentido. O primeiro passo é entender o que é cada um desses benefícios. 

Mas, afinal: qual a diferença entre salário e remuneração? 

O salário é o valor que um empregado recebe pela prestação de serviços descrita em um contrato de trabalho. Geralmente compreende uma quantia fixa de dinheiro em troca do trabalho executado, a qual é paga em intervalos fixos, usualmente mensais.

Já a remuneração consiste na junção do salário com benefícios e vantagens oferecidos pelo empregador, como o vale-transporte, vale-refeição e horas extras. 

Todas as empresas são obrigadas a pagar um salário a seus funcionários pelos serviços e atividades prestados. Esse valor é determinado por vários fatores: análise do piso salarial da categoria — que é geralmente estabelecido por meio de acordo ou convenção coletiva —, comparação do que é pago pelo mercado para pessoas que realizam trabalhos semelhantes em setores parecidos e na mesma região, nível que o funcionário ocupa na organização e sua experiência de trabalho, etc. Por lei, no Brasil, um funcionário com contrato de tempo integral não pode receber menos que o salário-mínimo.

Os tipos de salários existentes, são:

Salário-base 

Remuneração fixa paga a um trabalhador pelo tempo que ele dedica, seja em dias, semanas ou meses, à sua função profissional.  

Salário bruto 

Possui o mesmo mecanismo do salário-base. Ou seja, é o valor monetário absoluto que o trabalhador possui, sem ter sido retido por impostos ou contribuições.

Piso salarial

É o valor mais baixo pago a um cargo, profissão ou categoria profissional.   

Salário-mínimo 

Tem sido definido como o menor valor que o empregador é obrigado a pagar aos seus empregados pelo trabalho que prestaram durante um determinado período. Esse valor não pode ser reduzido por força de acordo coletivo ou individual.

Salário líquido

É o valor que o trabalhador recebe após a dedução dos impostos e retenções exigidas pelo Estado, como INSS, IRRF e vale-transporte, além de outros descontos salariais.

Salário variável

Quando o empregado é remunerado pela quantidade de trabalho que realiza, sem considerar o tempo que leva para realizá-lo.

Agora que já entendemos qual a diferença entre salário e remuneração, que a remuneração é mais ampla já que consiste no salário mais os benefícios oferecidos pelo empregador, vamos as suas diferentes classificações. 

Tipos de remuneração mais comuns:

Qual a diferença entre salário e remuneração

Remuneração inicial 

É a soma do salário que o empregador oferece ao colaborador em troca dos serviços prestados referente ao mês, mais os benefícios complementares.

Remuneração funcional

Corresponde às previsões no plano de cargos e salários da empresa. Nesse caso, cada situação funcional garante um valor ao colaborador.

Remuneração variável 

É a que varia mês a mês de acordo com algumas condições. São vários os tipos de pagamentos que se encaixam nessa modalidade, como, por exemplo:

  • Adicionais noturnos;
  • Adicionais de periculosidade e insalubridade;
  • Gorjetas pagas por terceiros;
  • Gratificações de funções, como em caso de ocupação de cargo de confiança;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Quebra de caixa, exclusivo para empregados que estejam lidando com valores em caixas bancários e de Casas Lotéricas ou comerciais.

LEIA MAIS: Remuneração Variável: tudo o que a empresa precisa saber para adotar a estratégia

Salário indireto 

É outro tipo de remuneração. Ele corresponde aos valores pagos ao colaborador, junto ao salário, através de serviços ou outras concessões, por exemplo:

  • Auxílio-alimentação ou refeição;
  • Vale-transporte;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio-educação;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Moradia;
  • Vale-cultura;
  • Cursos de línguas estrangeiras;
  • Seguro de vida e outros.

LEIA MAIS: Conheça os principais benefícios para funcionários e como saber o ideal para sua empresa

 Remuneração por competência

É o caso em que alguma competência específica de um colaborador pode lhe garantir valores adicionais ao salário.

A Personal pode te ajudar com a remuneração dos seus profissionais

Qual a diferença entre salário e remuneração

A Personal Card leva esse assunto muito a sério. Um de nossos produtos de grande sucesso no mercado corporativo é o Personal Premium.

O cartão foi desenvolvido com o objetivo de recompensar os colaboradores pelo desempenho profissional ou realizar a gestão de programas de participação de resultados da empresa. É uma solução versátil e inovadora que se diferencia substancialmente dos modelos tradicionais de premiação. Ao adotar o Personal Premium como bonificação, quem sai ganhando não é apenas o funcionário, como também a sua instituição. Confira as vantagens do cartão para a empresa e para o funcionário a seguir:

Vantagens para a empresa:

  • Reduz os custos e o tempo de gerenciamento de programas de incentivos e recompensas;
  • Aperfeiçoa e simplifica relatórios sobre impostos e registro de incentivos oferecidos;
  • Motiva e valoriza o desempenho profissional, estimulando os colaboradores para a conquista de melhores resultados;
  • Possibilita recompensar colaboradores, parceiros, distribuidores e franqueados;
  • Os valores são cumulativos e carregados no cartão de forma online.

Vantagens para o funcionário:

  • Solução personalizada de recompensa, que possibilita ao beneficiário decidir onde e quando utilizar a premiação, com os valores cumulativos;
  • Total segurança em caso de extravio ou roubo do cartão;
  • Ampla Rede Credenciada com múltiplas opções de compra e serviços;
  • Vantagens adicionais incorporadas pelo pacote de benefícios Personal Card.

Ficou fácil agora que entendemos qual a diferença entre salário e remuneração, não é mesmo? Reter profissionais de valor requer mesmo trabalho da gestão de RH, mas contar com uma empresa de gestão de benefícios que atua há mais de 20 anos no mercado faz toda a diferença. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba tudo sobre os nossos serviços!

Conheça os principais benefícios para funcionários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *