Inteligência emocional nas empresas: por que isso se tornou tão importante para o RH?

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As atividades profissionais ocupam a maior parte do nosso dia. Independentemente de qual o formato de atuação, se home office ou presencial, essa é uma realidade. São horas e mais horas dedicadas a nossa ocupação, para que nos momentos de lazer seja possível desfrutar de todo esse empenho. Porém, para que a jornada profissional seja leve e prazerosa é preciso cuidar também do aspecto mental. Por isso, cada vez mais se fala em inteligência emocional nas empresas. 

reunião do rh

Que nada mais é do que aprender a se relacionar com as emoções e os sentimentos para viver em harmonia consigo e com as outras pessoas ao redor. Isso se torna fundamental, pois sabemos que os relacionamentos interpessoais podem ser cheios de desafios. O que é natural, pois a partir do momento em que diferentes perfis se cruzam, os conflitos podem acontecer. E, como você sabe, esse tipo de situação pode deixar o ambiente pesado e impactar a rotina de trabalho da empresa toda. 

E por mais que muito tenha se comentado sobre isso, desenvolver a inteligência emocional nas empresas e incentivar os colaboradores, ainda é algo novo para o RH. Portanto, para colaborar um pouco com essa trajetória, preparamos um artigo que explica como e o porquê de implementar esse conceito na corporação. 

Qual a real importância da inteligência emocional nas empresas? 

O ambiente de trabalho é muito propício a despertar os mais diversos sentimentos e emoções das pessoas. O estresse, a pressão, a convivência com os colegas, o contato com o público e as adversidades da profissão. Tudo isso contribui para que sintamos raiva, tristeza, frustração e ansiedade.

É possível experimentar muitas sensações diferentes ao lidar com essas questões. Contudo, como a maioria são negativas, é imprescindível ter controle  ou ao menos saber como lidar com elas. Somente assim haverá harmonia entre os envolvidos.

colaborador expressando várias fases da sua emoção

Colaboradores que têm mais clareza sobre as suas emoções e não resolvem as adversidades com comportamentos impulsivos acabam tendo mais chances de ter sucesso e assumir com propriedade cargos de liderança. Aliás, essa capacidade de gerir suas emoções é fundamental para que o relacionamento interpessoal ocorra de acordo com o que se espera. 

Um convívio agradável com os colegas de trabalho colabora para que todos desenvolvam as suas atividades com excelência e prazer. Sem contar que promove o engajamento de funcionários, líderes e gestores. Todos passam a compreender mais sobre si mesmos e sobre o próximo. O vínculo estabelecido é amparado por empatia e respeito, que surte resultados positivos para todos. 

Como implementar a inteligência emocional nas empresas

É fato que conviver com diferentes pessoas em um ambiente corporativo, por vezes, pode ser um grande desafio. Cada pessoa teve uma criação, possui o seu modo de ser, tem opiniões, valores e princípios únicos e distintos. 

Quando essas realidades diferentes se juntam, é bem provável que apareça conflitos, discordâncias, desentendimentos e inimizades. Isso, junto a tensão, pode se tornar um grande problema.  

Porém, algumas medidas simples podem ajudar a implementar a inteligência emocional nas empresas. E claro, evitar que esse tipo de desconforto afete o fluxo de trabalho. Abaixo trouxemos algumas dicas: 

1. Incentive o autoconhecimento 

Pode parecer estranho, mas não existe maneira mais eficiente de lidar com as emoções do que conhecer a si mesmo. Saber identificar situações que podem servir como gatilhos para atitudes explosivas, ajuda a ter autocontrole e preservar a integridade. Afinal de contas, ninguém gosta de ter comportamentos inapropriados, principalmente no ambiente de trabalho. Portanto, incentive que os colaboradores olhem mais para si e encontrem mecanismos para driblar esses sentimentos e emoções nocivos que afetam todos ao redor. 

2. Promova a integração das equipes 

A partir do momento que as pessoas estão mais engajadas, o convívio tende a ser menos conflituoso. Estabelecer maneiras de interação entre os colaboradores, por meio de dinâmicas, rodas de conversas, compartilhamento de informações e conhecimentos, pode ser uma boa alternativa. Mas, é interessante que esses momentos tenham menos foco nas questões do trabalho em si e mais foco nas pessoas. Muitas vezes quando os colaboradores passam a conhecer melhor os seus colegas de trabalho aprendem a se relacionar melhor uns com os outros. Identificam as individualidades, particularidades, preferências, jeito de ser, pensar e agir. Entender mais sobre como as pessoas com quem se convive são, faz a convivência ser mais tranquila. 

3. Invista em diálogo

Para tudo na vida o diálogo sempre será a melhor forma de resolver as situações, principalmente quando existem conflitos. Nesse ponto, os gestores e os profissionais de RH se tornam indispensáveis e devem intervir quando necessário. Quando se percebe que o ambiente corporativo está tenso, que as pessoas estão estressadas, nervosas e até mesmo desmotivadas, chamar para um bate papo é essencial. Entender os motivos pelos quais estão se sentindo assim, faz com que eles mesmos percebam o que causa essas emoções e sentimentos. A partir dessa observação, se conhecem melhor e se relacionam adequadamente com as suas emoções e com as outras pessoas. 

Contudo, existe algo muito importante: todas as dicas trazidas podem ser aplicadas na equipe, mas também deve ser considerada por você, gestor. Líderes e gerentes possuem uma sobrecarga de trabalho muitas vezes exaustiva. Além de suas próprias questões, precisam lidar também com a rotina dos seus funcionários, e tudo isso pode gerar estresse. A inteligência emocional nas empresas deve ser implementada em todos os níveis hierárquicos dentro da corporação. Pois somente assim o ambiente corporativo será prazeroso para todos. 

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