Tempo de leitura: 4 minutos
O Brasil teve um crescimento de 13,5% no número de mortes por acidentes de trânsito entre 2010 e 2019. Nesse cenário, a segurança da frota é uma das maiores preocupações dos gestores. Acidentes, furtos e problemas mecânicos causam prejuízos que impactam nas operações da frota. Por isso, é fundamental investir em equipamentos de segurança.
Mas você sabe quais são esses itens essenciais para aumentar a segurança da frota?
Neste artigo, vamos explicar sobre os principais equipamentos de segurança que você deve investir. Acompanhe a leitura!
As principais causas de acidentes no trânsito
Antes de comentarmos sobre os equipamentos de segurança, você precisa entender quais são as causas de acidentes no trânsito. Entre as mais comuns estão:
Fadiga dos motoristas
Muitos motoristas de frota se sentem facilmente cansados, principalmente por conta das longas distâncias ou devido aos prazos apertados de entrega. Por conta disso, eles diminuem a capacidade de reação e aumentam as chances de adormecer ao volante, causando acidentes de trânsito.
Excesso de velocidade
Dirigir em alta velocidade diminui o tempo de reação a situações inesperadas e aumenta a possibilidade de acidentes. Para motoristas de frotas, a velocidade exagerada é um grande problema, especialmente em vias com muito movimento e durante a chuva ou neblina.
Distração ao volante
A principal distração ao volante é com o uso do celular. Além de ser proibido, o celular compromete (e muito) a atenção do motorista, aumentando o risco de colisões. Uma alternativa para evitar esse problema, é adotar algumas políticas rigorosas que proíbem a utilização de celular enquanto dirige.
Comportamento imprudente
Ultrapassagens perigosas, mudanças repentinas de faixa e desrespeito às sinalizações são situações frequentemente vistas no trânsito. Os motoristas que têm esses comportamentos prejudicam a si e as outras pessoas, colocando todos em risco. É muito importante orientá-los sobre direção defensiva e programas de conscientização sobre a importância do comportamento seguro ao volante.
💡 Leia também — Vale a pena investir em treinamento para motoristas?
Equipamentos de segurança essenciais para sua frota
Existem diversos equipamentos de segurança para você investir e implementar na sua frota, porém separamos apenas os itens extremamente essenciais. Confira:
Sistemas de monitoramento em tempo real
Um dos itens mais eficazes para garantir a segurança da frota é o sistema de monitoramento em tempo real. Com ele, o gestor consegue acompanhar a localização exata dos veículos, analisar padrões de condução e detectar comportamentos de risco, como excesso de velocidade ou frenagens bruscas.
Além disso, é possível configurar alertas que avisam sobre desvios de rota ou paradas não programadas. Isso ajuda a otimizar os trajetos do motorista no dia a dia.
💡 Leia também — Novas tecnologias para gestores de frota: mais economia e produtividade
Câmeras de vigilância e telemetria
As câmeras de vigilância e os sistemas de telemetria podem fornecer informações detalhadas sobre o desempenho do veículo. Isso ajuda no trabalho do gestor de identificar eventuais falhas antes que se tornem problemas maiores.
Sistemas de freios antibloqueio (ABS)
Esses sistemas permitem travar as rodas durante uma frenagem brusca. O ABS funciona monitorando a velocidade das rodas e, quando detecta que uma ou mais estão prestes a travar, ajusta automaticamente a pressão do freio para evitar o bloqueio. Isso faz com que o motorista mantenha o controle do veículo, reduzindo a distância de parada e evitando derrapagens perigosas.
Sistemas de alerta de fadiga
Os sistemas de alerta de fadiga monitoram o comportamento do motorista e detectam sinais de cansaço. Esses sistemas utilizam câmeras, sensores e algoritmos para analisar fatores como a posição da cabeça, movimento dos olhos e padrões de direção.
No caso de frotas, a implementação de sistemas de alerta pode ajudar a diminuir acidentes ou adormecimento ao volante.
💡 Pode ser útil — Como sua frota vai funcionar com carros e caminhões elétricos?
Conforme vimos, a segurança da sua frota é um investimento que protege os veículos e as vidas dos motoristas. Lembre-se de escolher os equipamentos de segurança certos e todos devidamente certificados.
Aproveite também para conferir sobre o Plus Frota da Personal Card. Com o plano, você conta com uma operação mais segura, eficiente e econômica. Até a próxima!