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A manutenção de rodas de veículos é um dos cuidados mais essenciais a serem adotados pelo gestor de frota. Circular com essas peças desgastadas, além de ser uma grave infração, pode causar problemas técnicos e causar sérios acidentes. Por isso, estar atento à vida útil de pneus dos automóveis da equipe é uma precaução necessária.
A vida útil do pneu, segundo apenas a garantia de fábrica do material, é de 5 anos. Porém, fatores externos como frenagem brusca, alta velocidade constante e procedência do pneu, afetam a longevidade do item.
Explore o máximo da peça sem pôr em risco a vida de um motorista, saiba como prolongar a vida útil de pneus da frota a seguir.
Qual é a vida útil de pneus em geral?
A vida útil de pneus varia de acordo com a sua utilização. Há algumas situações ou manobras que afetam diretamente a durabilidade do pneu, como:
- frenagem brusca;
- alta velocidade constante;
- pneus de baixa qualidade;
- falta de manutenção adequada;
- exposição a estrada de terra.
Dentre esses, a falta de manutenção é o fator de mais responsabilidade do gestor, que deve dar atenção à vida útil de pneus, e ao período de vistoria.
Veja a vida útil de pneus de diferentes tipos de automóveis:
Moto
A vida útil de pneus de moto é aproximadamente 15 mil quilômetros rodados em pistas asfaltadas. Há pneus no mercado em que a durabilidade pode chegar a 25 mil. Em estradas mais precárias, esburacadas ou sem asfalto, a vida útil geralmente é de 10 mil quilômetros rodados.
Carro pequeno
Em média, a durabilidade de pneus de carros de passeio é de 40 a 60 mil quilômetros rodados. Rodas de carros de performance devem ser trocadas a cada 5 anos, enquanto para carros populares o indicado é 10 anos.
Caminhão
Como os caminhões são maiores e mais robustos, a durabilidade de seus pneus é mais longa, cerca de 60 mil quilômetros rodados, podendo chegar a 80 mil quilômetros , se considerados fatores externos como carga, tipo de pista e trajeto.
Os principais riscos de circular com pneus desgastados
Insistir na utilização de pneus cuja a vida útil está vencida ou desgastada, pode trazer uma série de problemas para a equipe. Sendo o desgaste desse item a causa de pelo menos 20% dos acidentes no país, segundo estimativa da Polícia Federal Rodoviária.
Esse é um dos motivos pelo qual dirigir com pneus carecas resulta em infração grave, pois põe a vida de terceiros em risco, resultando em multa de R$ 193,23 e 5 pontos na carteira. Além da possibilidade da retenção do veículo até a regularização do problema, conforme previsto pelo Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
Além disso, com a vida útil de pneus comprometida, a frota ainda pode sofrer com:
- aumentar o risco de aquaplanagem;
- gerar falta de estabilidade;
- comprometimento do tempo de resposta do freio;
- eleva riscos de atolamento;
- interfere no alinhamento do automóvel.
Para evitar que esses incidentes ocorram, o gestor de frota tem que estar atento à manutenção dos veículos e fazer a troca de peça por uma nova quando necessário. Sendo assim, nada de negociações com pneus de segunda mão.
O estepe também deve ser trocado?
Sim, mesmo quando você não o utilizou no prazo de 5 anos, a manutenção e rodízio do estepe deve ser feito após a data de validade. Acontece que a borracha passa por uma alteração após o tempo estabelecido, ficando inútil para o uso.
Então, como prolongar a vida útil dos pneus?
A manutenção preventiva é importante para manter o melhor desempenho possível e garantir a segurança do automóvel. Manter esse cuidado com peças de carros é imprescindível e todo cuidado é pouco quando o assunto é vida útil de pneus.
Os cuidados com esse item evitam acidentes devido a derrapagem, demora de resposta ao freio e mais. Para assegurar a durabilidade da vida útil de pneus da sua frota atente-se a boas práticas para uma maior longevidade desse item, como:
1- Alinhamento de direção, balanceamento de rodas e rodízio
Esses procedimentos devem ser executados a cada 10 mil quilômetros percorridos, ou se o veículo apresentou algum impacto muito forte na roda, durante o último trajeto.
2- Calibragem na medida certa
A calibragem deve ser feita de 20 em 20 dias, ou, antes do automóvel fazer um percurso muito longo.
3- Oriente os motoristas: prudência na direção!
O condutor também exerce grande influência sobre a vida útil de pneus. Como dissemos anteriormente, manobras como velocidade excessiva, frenagens bruscas e passar por buracos prejudicam a durabilidade da peça.
4 – Faça a manutenção adequada
Manter a manutenção regularmente facilita a avaliação e identificação de rodas desgastadas e pneus carecas. Caso a frota não conte com serviço mecânico próprio, busque por um de confiança sempre que perceber que algo está errado.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define as características de um pneu em bom estado. Segundo a Resolução 540/2015, os sulcos da peça devem apresentar profundidade de 1,6 mm ou mais. Uma maneira muito simples de identificar se o pneu está ok é usando uma moeda de 1 real, se ao colocar a moeda nos sulcos a parte prata estiver a mostra, chegou a hora fazer a troca.
Seguindo essas práticas você estará contribuindo para melhorias significativas na frota, além de diminuir os riscos atrelados ao uso de pneus desgastados.
Estar sob a responsabilidade do acompanhamento de pneus de tantos automóveis não é nada fácil. O dia a dia de uma frota é repleto de tarefas e o gestor, às vezes, não consegue acompanhar tudo. Com o sistema Plus Frota, a gestão pode acessar as principais informações referente a manutenção. Inclusive criando alertas de prazos e períodos importantes para as revisões preditivas.
Acompanhe melhor a manutenção da sua frota e garanta mais durabilidade dos pneus mantendo as revisões sempre em dia. Peça o orçamento do cartão Plus Frota e confira.