Reading time: 4 minutes
A tecnologia nunca passou por uma evolução tão rápida quanto nos últimos anos em todos os setores. Com relação às cobranças destinadas aos veículos, isso também não foi diferente: o pagamento de estacionamento e pedágio via tag, hoje, funcionam quase como cartões de crédito para a sua frota. O pequeno adesivo, geralmente colado ao para-brisa do veículo, é lido por sensores de praças de pedágio e de estacionamentos, para que a cobrança seja feita automaticamente de forma pré ou pós-paga.
Usar a nossa tag para o pagamento das tarifas do pedágio já não é uma novidade. Ela evita perda de tempo com filas, garante segurança e elimina a preocupação com a liberação de dinheiro para cada viagem. Mas, e se contarmos que agora o equipamento também pode ser utilizado para o pagamento de estacionamento dos veículos da sua frota? Já pensou em poder usar as tags para eliminar aquela preocupação com o adiantamento para o pagamento do estacionamento? Pura praticidade, não é mesmo? Quer saber mais? A gente explica tudo neste artigo.
Qual a vantagem de usar na sua frota as tags para pagamento de estacionamento e pedágio?
As tags trazem inúmeros benefícios tanto para pessoas físicas quanto para as frotas corporativas. Para essa última, elas são fundamentais para garantir mais agilidade nos deslocamentos. Você sabe como as tags funcionam? Elas são um pequeno dispositivo, como um adesivo, que, quando colado ao veículo, permite a leitura e cobrança automática das tarifas.
Nos pedágios, os automóveis com a tag, geralmente, contam com uma faixa exclusiva. O pagamento é automático e não exige parada para a cobrança, gerando menos filas.
A demanda pelas tags para pagamento de estacionamento e pedágio cresceu bastante nos últimos anos, principalmente a partir da privatização de boa parte da malha viária do país.
As tags são muito práticas, facilitando a viagem, diminuindo o tempo de trânsito e os gastos com combustível, ao mesmo tempo em que proporciona mais segurança e fluidez do tráfego. Em primeiro lugar, vamos conferir algumas vantagens de usar a tag de pedágio?
Economia de tempo
O equipamento funciona via tecnologia por radiofrequência. O sinal é identificado por uma antena específica instalada na cabine do pedágio. Pode parecer super simples, no entanto, o fato de o motorista não precisar parar para efetuar os pagamentos nos pedágios ajuda a reduzir, e muito, o tempo na estrada, dando mais agilidade e fluidez na logística da sua frota.
Diferentes formas de pagamento
A tag para pagamento de estacionamento e pedágio pode ser configurada, tanto no sistema pré, quanto no pós-pago. Isso gera uma maior economia de dinheiro e mais controle sobre os gastos da frota.
Gestão de despesas
Com a tag para pagamento de estacionamento e pedágio, todos os gastos da frota podem ficar concentrados em uma única fatura. Para quem trabalha com motoristas parceiros, não há praticidade maior.
Monitoramento
Cada passagem pelos pedágios ou estacionamentos podem ser supervisionadas em tempo real pelo gestor de frota.
Segurança
O motorista não precisa portar dinheiro para o pagamento de estacionamento ou pedágio. Isso garante ainda mais segurança contra criminosos pelo caminho.
LEIA TAMBÉM: 5 ideias para reduzir os custos da manutenção da frota
E quanto às tags de pagamento de estacionamento? Quais as principais vantagens?
Agora, além das cobranças de pedágio, a nossa tag também pode ser habilitada para o pagamento de estacionamento. Não há praticidade maior quando falamos em controle de custos e gerenciamento logístico.
As principais vantagens de habilitar a tag de estacionamento também são a facilidade e a segurança, tanto para a empresa quanto para o motorista, que não precisa portar dinheiro durante o seu trajeto. Com a tag de estacionamento, acaba a preocupação do gestor de frota quanto ao adiantamento do valor para o pagamento da tarifa do estacionamento. Ao passar pela cancela, ela se abre automaticamente, e o valor é debitado diretamente do saldo da empresa.
Outra vantagem é o controle dos gastos e o acompanhamento das utilizações em tempo real.
A tag para pagamento de estacionamento também facilita a rotina do motorista, dispensando a necessidade de contato frequente com caixas de cobrança, dinheiro, serviços de autoatendimento e cartões.
LEIA TAMBÉM: Treinamento para motoristas de frota: saiba os principais para uma operação segura
Facilite a sua gestão com a Tag Plus Frota
A tag de pedágio Plus Frota garante muito mais praticidade ao passar sem filas pelos pedágios do Brasil. Agora, nosso serviço abrange, também, o pagamento de estacionamento.
A habilitação do serviço para o pagamento de estacionamento pode ser feita a qualquer momento pelo gestor de frota da empresa. Para isso, basta entrar em contato com nosso setor de atendimento.
Saiba mais sobre o serviço aqui.