Como reter talentos e reduzir os índices de rotatividade na empresa?

Como reter talentos e reduzir os índices de rotatividade na empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao pensar estratégias de como reter talentos, a alta gestão e o departamento de recursos humanos devem considerar questões além das competências teóricas. Isso porque, não basta recrutar profissionais com os conhecimentos necessários para a execução das tarefas ou das ferramentas de uma determinada função. É essencial também ter um olhar apurado para identificar as famosas “soft skills”, que agregam muito valor às equipes e aos resultados da empresa.

A título de informação, as soft skills são aquelas habilidades comportamentais inatas ou desenvolvidas, as quais normalmente são mensuráveis de modo qualitativo e não quantitativo.

Isso significa que pensar em como reter talentos é, principalmente, sobre valorizar os profissionais de maneira integral. O contrário disso pode culminar na alta rotatividade de colaboradores; problemática que costuma prejudicar o andamento de projetos, entregas das tarefas diárias, relacionamento com clientes e stakeholders, e consequentemente os resultados.

Pensando nisso, separamos 5 ideias de ações para ajudar sua empresa no processo de definição de como reter talentos e reduzir os índices de rotatividade na equipe. Veja a seguir.

5 ações necessárias para sua empresa saber como reter talentos

1- O plano de carreira e remuneração

Uma das maneiras mais acertadas de “resolver” a questão de como reter talentos, é considerar a criação de um bom plano de carreira e remuneração.

Essa iniciativa oferece diversas demonstrações de compromisso, credibilidade e até o nível de maturidade da empresa com relação aos seus colaboradores.

Dentre as vantagens de oferecer essa ideia de jornada evolutiva, é possível destacar:

  • A proposta de progressão de cargos, responsabilidades e, claro, reconhecimento;
  • Oferecer um panorama dos setores e suas hierarquias, facilitando as relações entre as equipes;
  • Possibilidade para que os profissionais tracem metas de crescimento dentro da organização;
  • Aumento de engajamento, visando o alcance de novos cargos e do aumento da remuneração;
  • Planejamento financeiro com base no desempenho e evolução de cada colaborador, dentre outras;

2- Rodadas de feedback entre lideranças e liderados: um meio de reter talentos

Criar um ambiente onde as trocas, a autoavaliação e a qualificação dos trabalhos desenvolvidos, sejam eles individuais ou em equipe, pode ser muito positivo. As rodadas de feedback, por exemplo, costumam ser um meio muito interessante para encontrar diversas soluções de como reter talentos.

Sugere-se que periodicamente ocorram encontros entre líderes e seus subordinados para um exercício que inicialmente pode se apresentar desafiador, porém com uma enorme potência.

Nesse sentido, a ideia é identificar em sua postura profissional e no trabalho do colega: os pontos que têm apresentado melhora; aquilo que ainda precisa ser aperfeiçoado, para juntos definirem novas fórmulas de atingir as metas da equipe e da empresa.

Para isso, é fundamental que sejam pré-estabelecidas as regras dessa avaliação, quais os objetivos da organização com a iniciativa e quais elementos serão analisados no processo.

Dessa maneira, a alta gestão e o departamento de recursos humanos poderão verdadeiramente aproveitar os resultados para implementar projetos e processos que ajudarão no desafio de como reter talentos — e até outras problemáticas relatadas durante os feedbacks.

3- Espaço e incentivo para o desenvolvimento profissional

Como reter talentos

Um dos benefícios bastante apreciados pelos colaboradores é encontrar um ambiente profissional que o desafia e o estimula.

Além disso, há de se reconhecer que as empresas que apostam e investem no desenvolvimento profissional da sua equipe encontram mais facilmente uma ótima solução de como reter talentos.

Isso porque, o profissional que se sente valorizado através de qualificação e desenvolvimento, certamente demonstrará interesse em aplicar seus novos conhecimentos na organização que lhe proporcionou esse upgrade.

A partir dessa iniciativa, também é possível notar pessoas com um alto nível de engajamento, conexão com os propósitos e objetivos da empresa, e consequentemente, profissionais com alta produtividade. 

Por isso, a melhor maneira de descobrir como reter talentos é demonstrando um movimento de reciprocidade entre as empresas e os colaboradores. 

Leia também: Como motivar os colaboradores? Conheça 4 dicas para aplicar

4- Premiações de reconhecimento: tempo de casa, resultados, destaque e outros

Neste caso, a iniciativa, além de intuitiva, funciona muito bem por razões muito simples: quem é que não gosta de receber um reconhecimento?

Seja em dinheiro, através de vale-compras, passeios ou até folgas… Perceber que o seu trabalho foi percebido e “recompensado” pode ser muito positivo. 

O melhor é que todos saem ganhando com uma iniciativa, de certa maneira, simples. A empresa demonstra sua gratidão, os líderes provam que acompanham o trabalho de cada membro da sua equipe, e os profissionais se mantêm motivados e envolvidos em seus ofícios.

Então, gestor, pendure a plaquinha de “colaborador do mês” ou “funcionário destaque”; ofereça uma folga adicional; libere um vale em uma loja ou cliente parceiros; e demonstre aos seus profissionais que vocês têm se dedicado em como reter talentos dentro da empresa.

Leia também: Cartão de Natal para funcionários: saiba como presentear sem errar

5- Benefícios: a chave de como reter talentos

Como reter talentos

Embora possa parecer óbvio, muitas empresas ainda não entenderam que um bom pacote de benefícios corporativos pode ser essencial para solucionar o dilema de como reter talentos.

O salário é um ponto muito importante, afinal as pessoas trabalham para obter seus recursos financeiros. Porém, os benefícios são um grande atrativo durante um processo seletivo, por exemplo. E caso ainda restem dúvidas, eles podem ser decisivos para que um talento escolha ingressar em seu time.

Nesse sentido, é possível oferecer muita qualidade de vida aos seus colaboradores de maneira prática, sem burocracia e com soluções completas.

Pensando em facilitar os processos de gerenciamento e oferta de benefícios aos colaboradores, a Personal Card oferece uma gama de produtos e serviços para empresas de todos os setores e segmentos.

Com uma ampla rede conveniada, os cartões de benefícios da Personal Card são aceitos em restaurantes, supermercados, farmácias, lojas, óticas, postos de combustíveis e livrarias.

Dessa forma, as empresas passam a gerenciar seus pacotes de benefícios com mais facilidade e versatilidade, enquanto executam diversas outras ações voltadas em como reter talentos.

Fale com um consultor e saiba mais sobre os benefícios corporativos da Personal Card.

banner site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *