Benefícios como forma de atração e retenção de talentos: por que aplicar na sua empresa?

Benefícios como forma de atração e retenção de talentos: por que aplicar na sua empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, é natural que os gestores e profissionais da área de recursos humanos estejam preocupados em encontrar maneiras de atrair e reter talentos. Isso porque a corrida em busca de profissionais destaques tem sido acirrada, ao passo em que os próprios candidatos têm ficado mais exigentes na hora de escolher o local de trabalho ou até mesmo para permanecer onde estão. Nesse cenário, benefícios como forma de atração e retenção de talentos podem (e devem) fazer parte das estratégias do RH. 

Mas, afinal, por que? Bem, se você chegou até esse conteúdo, é bem provável que esteja procurando alternativas para atrair e reter talentos, certo? Então pare e pense: já aconteceu de ter encontrado o profissional perfeito e, quando entrou em contato com ele para dar a notícia de que seria contratado, foi ele quem dispensou a empresa por ter conseguido algo melhor? Ou, você já precisou assinar a carta de demissão daquele colaborador exemplar pelo mesmo motivo: uma proposta melhor? 

Caso a resposta tenha sido sim para todas as perguntas, você definitivamente já sabe que está cada vez mais difícil conseguir a atenção desse perfil tão desejado de profissionais, não é mesmo? Perder bons funcionários ou não conseguir atraí-los é uma questão muito desagradável, pois encontrar as peças-chave importantes para a empresa pode tomar muito tempo do RH, que já precisa lidar com tantas tarefas diariamente. 

É então que você, enquanto gestor, precisa olhar criticamente para a sua empresa e analisar os fatos: “será que estamos oferecendo boas oportunidades para os colaboradores?” “O que mais podemos fazer para atrair e reter talentos?” Esses podem ser alguns dos questionamentos. 

E é claro que você pode fazer algo! Entre as possíveis soluções está oferecer benefícios como forma de atração e retenção de talentos. Sim, hoje em dia não basta apenas um salário alto. O colaborador quer se sentir valorizado e ter qualidade de vida em vários aspectos, incluindo bons benefícios que atendam suas necessidades. 

Desse modo, muitas vezes o pacote oferecido pode ser decisivo para que um candidato escolha trabalhar em determinada corporação. A empresa que oferece as melhores vantagens sempre estará um passo à frente da concorrência e, com isso, conseguirá conquistar os talentos mais do que as empresas que oferecem apenas o salário e os benefícios obrigatórios, por exemplo. 

Neste artigo, vamos te mostrar como oferecer benefícios como forma de atração e retenção de talentos pode ser o que está faltando para conquistar o profissional que você sempre quis e de que maneira você pode fazer isso, estimulando a produtividade e o engajamento da sua equipe. Boa leitura!

Por que o RH deve se preocupar em atrair e reter talentos?

O capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa. Isso porque sem eles não há empresa, simplesmente. São os colaboradores que desempenham as atividades que levam ao lucro e a produtividade.

Existem muitos profissionais qualificados, é verdade, mas em um mercado cada vez mais especializado e competitivo, é difícil encontrar esses colaboradores, especialmente nas empresas que trabalham com tecnologia, por exemplo. 

É por isso que o RH precisa, cada vez mais, se preocupar em atrair e reter esses talentos, uma vez que, com tantas ofertas, o profissional pode desistir de permanecer na empresa ou até mesmo nem se candidatar para sua vaga. 

Nesse sentido, os benefícios corporativos certos podem ser uma estratégia eficiente para fazer toda a diferença na hora de negociar com aquele colaborador fundamental para sua organização. 

LEIA TAMBÉM: Benefícios corporativos: saiba quais são os mais oferecidos pelas empresa

Invista nos benefícios como forma de atração e retenção de talentos

Além dos benefícios como forma de atração e retenção de talentos serem ótimos para ter os melhores profissionais, aplicar essa estratégia melhora o ambiente organizacional dentro da empresa e motiva os funcionários que já estão na ativa, podendo, inclusive, aumentar a produtividade. 

Ao contrário do que muitos pensam, os benefícios são vistos, sim, como um diferencial, principalmente aqueles que não estão na lei. E a empresa que oferece as melhores vantagens sempre estará um passo à frente da concorrência e conseguirá, naturalmente, conquistar os talentos que as empresas que oferecem apenas o salário e os benefícios obrigatórios, por exemplo, e motivar seus colaboradores. 

De um modo geral, oferecer benefícios proporciona: 

  • Aumento da produtividade e dos resultados
  • Melhora no clima organizacional
  • Redução na taxa de absenteísmo
  • Redução na taxa de turnover
  • Mais motivação
  • Employee Experience significativa

Agora que você, gestor, já sabe que benefícios como forma de atração e retenção de talentos vai muito além do recrutamento e pode solucionar vários problemas, como taxa de absenteísmo (faltas no trabalho), taxa de turnover (rotatividade no cargo) e clima organizacional insatisfatório, você pode se perguntar como oferecer os melhores benefícios, certo? Confira a seguir!

Como escolher o melhor pacote de benefícios como forma de atração e retenção de talentos?

Tão importante como saber da importância como forma de atração e retenção de talentos é saber quais benefícios oferecer para ter a melhor estratégia possível. Isso evita que você contrate serviços desnecessários e ainda considere o perfil dos seus colaboradores na hora de oferecer os benefícios.

Pensando nisso, a Personal Card disponibiliza uma série de vantagens para os seus colaboradores. 

Entre elas, estão:

  • Vale-combustível: queridinho de muitos colaboradores, o vale-combustível possibilita mais conforto, já que não é preciso utilizar o transporte público, por exemplo. 
  • Convênio farmácia: oferecer a possibilidade de ter saúde pagando menos certamente vai deixar seus funcionários mais motivados, pois os custos com farmácia, dependendo da necessidade, podem comprometer boa parte do salário.
  • Vale-alimentação: A grande vantagem é que os colaboradores podem fazer compras em maior quantidade para prepararem as próprias refeições. Diferentemente do vale-refeição, podem usar as mercadorias para a refeição de outros integrantes da família também. 
  • Assistência médica: esse é um dos preferidos dos funcionários, afinal, nem sempre o SUS consegue dar conta de todas as demandas e saúde e pagar saúde particular é muito caro. O convênio ou a assistência médica possibilita qualidade de vida. 
  • Vale-refeição: perfeito para funcionários que moram sozinhos ou que não tem tempo para cozinhar todos os dias. O vale-refeição pode ser utilizado em restaurantes. 

Quer saber mais sobre os nossos benefícios? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em: https://www.personalcard.com.br/site/contato/

fale com a personal card

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *