Reading time: 5 minutes
Ao traçar uma estratégia para a alavancagem da sua frota profissional, em que nível de importância a gestão de motoristas aparece no seu plano?
É sempre bom lembrar que o sucesso de um negócio depende muito do grau de engajamento dos colaboradores, afinal são eles que dão vazão às demandas da empresa.
Por outro lado, é papel dos gestores estimular esse envolvimento. E, mais do que isso, é responsabilidade das lideranças pensar e prever todo o contexto que permeia o bem-estar para a produtividade dos condutores.
Para que isso seja viável e leve resultados importantes para o seu negócio e para os seus clientes, separamos neste artigo algumas medidas facilmente aplicáveis, que farão da sua gestão de motoristas um movimento infalível.
Priorizando a sua equipe
Um dos conceitos básicos de uma boa gestão é cuidar da sua equipe. Na gestão de motoristas, essas precauções podem ser demonstradas de diversas maneiras, dentre elas:
- oferecer ferramentas de monitoramento;
- reforçar os equipamentos de segurança;
- manter os veículos em seu melhor estado de conservação;
- programar a manutenção contínua dos transportes;
- disponibilizar recursos que facilitem a execução de suas tarefas;
- dar treinamentos para aperfeiçoar suas rotinas;
- reconhecer seu trabalho com benefícios reais que criem ou renovem a conexão dos colaboradores com a empresa.
Considerando todos os pontos listados acima, é possível planejar e executar uma gestão de motoristas focada em gerar a sensação de segurança e entrosamento entre líderes e condutores → condutores e empresa, proporcionando resultados positivos para todos.
O papel da gestão de motoristas na segurança dos condutores
Além dos diversos desafios relacionados às viagens, existem ainda as precauções necessárias para driblar questões que podem tornar os trajetos críticos.
Nesse sentido, para oferecer uma boa gestão de motoristas, os responsáveis pela equipe devem identificar se as cargas transportadas são sensíveis ou de alto valor, podendo representar algum risco aos condutores.
Outro fator importante é planejar o tempo necessário para que os motoristas entreguem suas encomendas em tempo hábil, levando em conta paradas para descanso e alimentação.
Ainda dentro desse contexto, em hipótese alguma, os condutores devem arriscar sua integridade realizando percursos com pressa, infringindo as leis de trânsito e ultrapassando a velocidade permitida para diminuir seu tempo de chegada. É papel da gestão de motoristas propor roteiros inteligentes e com o mínimo de riscos possível. Para ganhar tempo, por exemplo, é possível investir em recursos que ofereçam fluidez na viagem, como “passes livres” em pedágios.
Uma sugestão adicional é disponibilizar cartões de benefícios que evitem a necessidade dos condutores carregarem altos valores para o abastecimento dos veículos, por exemplo.
Embora possam parecer medidas simples, elas geram a sensação de cuidado e segurança aos colaboradores, fazendo-os se dedicarem às suas tarefas e obrigações de maneira íntegra.
Monitoramento de frota: proteção em dose tripla
Provavelmente, essa medida é a principal preocupação no planejamento da gestão de motoristas. Isso porque, o mercado acredita e valida essa iniciativa como algo fundamental para proteger os veículos e suas cargas.
No entanto, há também a proteção que esse monitoramento oferece aos condutores. De alguma maneira, uma frota vigiada inibe a atuação de criminosos que tenham a pretensão de atentar contra a integridade dos motoristas, dos veículos e das cargas em transporte, oferecendo proteção tripla à empresa.
Pensando nisso, o Plus Frota foi criado, integrando o monitoramento de frota com diversos outros benefícios que facilitam a gestão de motoristas, oferecendo segurança e facilidade na execução das suas tarefas cotidianas.
Treinamento para condutores de frota
Ok! Sabemos que na maior parte do tempo os motoristas estão atendendo a rotas distantes ou com várias paradas, tornando suas rotinas corridas e atribuladas. Porém, mesmo se tratando de uma equipe de pilotos profissionais, é importantíssimo proporcionar a oportunidade de reciclagens de condução e das boas práticas de segurança no trânsito. Essa proposta demonstra cuidado da gestão de motoristas por sua equipe, fomentando o entrosamento entre liderança e liderados.
Dentro dessa iniciativa, é possível estimular o compromisso dos condutores com as leis de trânsito, com a manutenção da validade de suas documentações e com a aplicação de boas práticas no dia a dia operacional. Tudo isso fortalece a sensação de pertencimento dos motoristas, desenvolvendo uma relação de parceria entre a gestão de motoristas e os executores dessa função.
Leia também: Treinamento para motoristas de frota: saiba os principais para uma operação segura
Promova premiações em sua gestão de motoristas
Pensando na importância do envolvimento entre a gestão e os motoristas da frota, dar o devido reconhecimento aos condutores é, além de estratégico, uma iniciativa de engajamento. Portanto, espera-se que a gestão de motoristas crie planos de avaliação e premiação recorrentes. Esse movimento incentiva de maneira natural que os membros de uma equipe se dediquem voluntariamente, uma vez que sabem que seus esforços serão vistos e recompensados.
Nesse sentido, é seguro afirmar que para que o entrosamento entre os responsáveis por frotas e seus condutores aconteça é imprescindível uma atuação focada e intencional da gestão de motoristas.
Por todas essas razões, é fundamental que a gestão e seus liderados estejam em sinergia. Assim, todas as partes saem ganhando, garantindo resultados satisfatórios para os profissionais, para a empresa e, claro, para os clientes.
Entenda melhor: Por que investir em um programa de premiação para motoristas da frota?
Quer entender os comportamentos dos seus motoristas ao dirigir a frota e criar políticas que os faça ficar mais próximos da gestão? Utilize o sistema do Plus Frota da Personal Card e tenha essas e todas as informações necessárias para um controle de frota eficiente.