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Imagine a construção de um prédio. Parece óbvio que uma pessoa levará mais tempo para construí-lo do que um time de vários profissionais, não é? Assim funcionam todos os setores do mercado. As pessoas são a força de uma empresa. Além de reduzirem o tempo de trabalho, um bom time aumenta a qualidade do resultado final. O capital humano é, portanto, o principal pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que fazem uma organização crescer. Nesse sentido, você já se perguntou qual a importância do trabalho em equipe na empresa?
Para que tudo funcione de forma harmoniosa, o time inteiro precisa estar sintonizado e, importantíssimo, precisa achar formas de encontrar essa sintonia nas adversidades. Isso porque trabalhar em uma empresa implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido.
Além disso, o trabalho em equipe sempre é muito valorizado por diversas companhias e empresas de recrutamento. Aliás, saber como trabalhar bem em grupo é um critério de seleção muito usado em diferentes áreas de atuação, sendo, muitas vezes, mais importante até mesmo do que a proficiência em habilidades técnicas.
Mas, afinal, qual a importância do trabalho em equipe na empresa?
Para nos aproximarmos do entendimento sobre qual a importância do trabalho em equipe, precisamos voltar no tempo. Desde a infância, na escolinha, somos expostos a outras crianças e precisamos aprender a conviver com elas. Mais do que estar em grupo, é nessa época que aprendemos o que significa uma equipe. É assim quando nos ensinam a jogar futebol ou nos pedem para realizar uma atividade escolar. Todos precisam buscar um mesmo objetivo em comum: ganhar a partida ou concretizar o trabalho.
Esses aprendizados iniciais nos mostram que toda equipe é um grupo, com toda a certeza, mas que nem todo grupo é uma equipe. Qual a diferença, então? Bem, em outras palavras, a equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. É como um quebra-cabeça, em que cada peça tem a sua especialidade.
Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas.
Precisamos aprender a trabalhar em equipe, maximizar o potencial de cada pessoa, aprender a viver com diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe dentro de cada organização.
Qual a importância do trabalho em equipe na empresa e qual o impacto nos resultados?
Você já sabe qual a importância do trabalho em equipe na empresa, mas você sabe como isso pode impactar positivamente o seu negócio? É que quando os seus colaboradores estão motivados, atuando junto e vestindo a camisa da empresa, além de estarem felizes e satisfeitos com a sua função, a produtividade da empresa aumenta e os resultados são mais satisfatórios, aumentando os números “bons” do empreendimento.
Além disso, existem outros benefícios, como um ambiente de trabalho mais leve e dinâmico, em que todos conseguem se ajudar, seja emocional ou profissionalmente, evitando funcionários sobrecarregados e desmotivados. Outro impacto é a agilidade e a inovação na resolução das tarefas, uma vez que os processos são acelerados e novas ideias surgem com o trabalho em equipe.
Outra vantagem, menos óbvia, do trabalho em equipe é que, assim, nenhum negócio fica dependente apenas de um colaborador. Quando os processos da organização são bem distribuídos e todos têm uma boa noção de como é o funcionamento de cada setor, na ausência de um funcionário, os outros conseguem resolver todas as pendências, maximizando as entregas e deixando a dinâmica fluida.
Agora que você entende todos os benefícios e qual a importância do trabalho em equipe na empresa, vamos te apresentar algumas estratégias e ações que você, gestor, pode implementar para estimular o trabalho em equipe.
Como estimular o trabalho em equipe:
Algumas ações e atitudes no seu cotidiano podem melhorar e muito o trabalho em equipe entre os seus colaboradores. E, olha, nem é preciso grandes mudanças, apenas a aplicação de algumas dinâmicas.
Separamos as que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo!
Invista em tarefas colaborativas
Crie dinâmicas. Na hora de iniciar um projeto, escute a opinião de todos e deixe que falem suas ideias e opiniões, mesmo que essas pessoas não estejam diretamente envolvidas na execução do trabalho.
Os funcionários tendem a ajudar mais uns aos outros, colaboram com ideias, melhoram a comunicação interna, apresentam soluções e se unem para se superarem cada vez mais, o que faz a colaboração das pessoas ser uma das principais vantagens do trabalho em equipe.
Incentive a contribuição no aprendizado constantemente
Programe treinamentos para toda a sua equipe. Não precisa ser apenas treinamentos técnicos, mas também aqueles que englobam questões como motivação pessoal, metas, objetivos pessoais e filosofia de vida. Isso fará com que seus funcionários compartilhem momentos juntos e fortaleçam vínculos.
Incentive, de igual forma, treinamentos entre os seus colaboradores. Sabe aquele vendedor que manda bem? Por que não convidá-lo para uma palestra em que os próprios colegas são a plateia? Você está, ao mesmo tempo, valorizando quem tem um ótimo desempenho e investindo na formação dos demais.
Se possível, possibilite algum auxílio para a formação dos profissionais, afinal, eles irão retornar com conhecimentos que podem ajudar nas tarefas do trabalho.
Otimize processos internos
O trabalho em equipe favorece a otimização dos processos internos. Então, o faça! Veja onde estão os principais desafios da empresa e coloque todos para pensar conjuntamente as possíveis soluções. Esse modo de trabalhar consegue integrar as habilidades dos funcionários. Além disso, amplia os esforços, estimula a criatividade e incentiva a busca por resoluções diferentes. Assim, você estará contribuindo para o aprimoramento de processos e gerando produtos e serviços mais eficientes quando comparados com os feitos individualmente.
Comunique-se de forma clara e objetiva
Aqui entra a sua ação de forma mais direta. Você, gestor, precisa ser a pessoa que concilia, incentiva e reconhece o trabalho duro da sua equipe.
A comunicação é o bem mais precioso de um líder e se fazer entender é alavancar resultados. Além disso, você precisa saber ouvir para chegar a um acordo que beneficie a todos, precisa ter comprometimento para que o trabalho realizado pela equipe seja frutífero, precisa confiar em todos os seus colegas da equipe para dividir informações e opiniões e, também, conhecer todo o funcionamento desse trabalho, ou seja, cada membro deve saber o que fazer, o que os outros integrantes estão fazendo e a sua importância para que a tarefa seja concluída com êxito.
Seja uma base para os seus colaboradores, mas saiba que uma construção é feita com a participação de todos e não com atitudes individuais ou autoritárias. Somente assim, todos os seus funcionários vão entender qual a importância do trabalho em equipe na empresa.
Valorize conquistas
A sua equipe trabalhou duro e alcançou objetivos que pareciam impossíveis? Então, valorize. Dessa forma, você estará destacando qual a importância do trabalho em equipe na empresa e mostrando que esse é um formato a ser seguido sempre.
No final do mês, o seu time bateu aquela meta de vendas? Proponha um café em equipe, um happy hour, ou, quem sabe, até mesmo um expediente mais curto para que todos possam aproveitar e relaxar.
Esse tipo de incentivo certamente irá fazer com que a sua equipe esteja mais unida e queira, cada vez mais, conquistar os resultados conjuntamente.
Ofereça diferenciais para motivar os funcionários e engajar a equipe
Outra forma muito eficiente de motivar a equipe como um todo a trabalhar em prol dos objetivos comuns da empresa é oferecer diferenciais capazes de motivar, engajar e atrair talentos. Com a Personal Card, por exemplo, você possibilita aos seus colaboradores uma série de benefícios, como vale-alimentação ou refeição, vale combustível, Personal Merenda e Personal Convênio.
Nunca se esqueça, funcionários tranquilos e felizes, que sabem que podem contar com assistência médica, que conseguem prover uma boa alimentação para os filhos e que possuem benefícios além da remuneração, produzem muito mais. Além disso, ter esses diferenciais para oferecer na hora de realizar o recrutamento para uma vaga qualifica os candidatos e o processo seletivo. Logo, ao investir no seu time, você está investindo no seu negócio.
Entendeu qual a importância do trabalho em equipe na empresa e como fazer isso? Então, entre em contato com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossos benefícios corporativos em: https://www.personalcard.com.br/site/contato/