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O homem sempre buscou maneiras de relacionamento eficientes e hoje temos várias formas de estabelecer relações pessoais e profissionais com a finalidade de gerar compreensão e engajamento. Como as empresas são feitas por pessoas, não importa qual o ramo ou segmento, é grande a importância da comunicação no ambiente de trabalho.
Colaboradores que possuem essa habilidade bem desenvolvida mantém ótimos relacionamentos interpessoais, contribuindo para a construção de um clima organizacional mais harmonioso. Saiba sobre a importância da comunicação nas empresas e como fazer para melhorá-la de uma vez por todas.
Qual a importância da comunicação no ambiente de trabalho?
Uma boa comunicação é um elemento fundamental para o sucesso. As novas tendências de mercado e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral.
Por isso, os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, devem sempre aprimorar a boa comunicação na empresa e ficarem atentos para falar de forma compreensível, ou seja, de maneira objetiva e clara.
Quanto mais envolvidos e bem informados os funcionários e colaboradores estiverem, mais empenhados estarão para realizar as suas atividades.
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é importante para uma organização por diversos fatores. De maneira geral, melhorar o diálogo no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, entre outros.
Os 3 principais pontos da comunicação empresarial
A importância da comunicação no ambiente de trabalho é garantida por meio da atenção e consciência sobre os principais pontos comunicativos da empresa. Cada tipo de comunicação apresenta diretrizes comportamentais que se diferem de acordo com a categoria, por isso é muito importante conhecê-las para poder identificá-las e saber como agir em cada ocasião. Confira.
1.Comunicação interna – Líderes e colaboradores
Nessa primeira categoria ocorre o diálogo entre os funcionários e seus líderes. A comunicação interna afeta diretamente o clima organizacional, seu objetivo principal é discutir resultados, definir metas e objetivos futuros. O que não anula a possibilidade de uma conversa pessoal entre os colegas.
2. Comunicação mercadológica – Empresa e clientes
A comunicação exige mais cuidado e disponibilidade por parte da organização em relação ao cliente. Dúvidas devem ser sanadas, atendentes preparados para fornecer um atendimento convidativo e atraente. Sempre tratando com o máximo respeito os usuários.
3. Comunicação institucional – Empresa e imprensa
Esse tipo de comunicação é um dos mais importantes e delicados. O destaque da mídia para a empresa traz um retorno satisfatório no quesito notoriedade e vendas. Porém um escândalo pode colocar tudo a perder. Portanto, um setor de Relações Públicas com uma boa gestão de crise é importante.

Evite erros de comunicação. Melhore o diálogo da corporação
Manter a boa comunicação na organização é desafiador. Segundo pesquisa da PMI – Project Management Institute Brasil – 73% das organizações afirmam que problemas de comunicação no trabalho são os principais responsáveis pelo fracasso em várias atividades internas. Por isso algumas medidas devem ser providenciadas e praticadas para que
não haja ruídos comunicacionais na corporação.
– Escolha o canal adequado:
E-mail, telefone, chat interno ou rede social. Sempre pense bem por qual meio de comunicação você deve discutir determinados assuntos. Para informações rápidas e pessoais indica-se Whatsapp e chats de redes sociais. Para assuntos de grande importância, de muitos detalhes e de alto teor profissional, o email.
– Não fale o que não for preciso falar:
Às vezes, com o intuito de sermos proativos, acabamos falando demais e dizendo além do necessário. . Tome cuidado! Opte sempre por falar nas situações em que você tem certeza do que diz e nunca se permita dizer mais do que realmente sabe. Ser direto e objetivo também ajuda na clareza do seu diálogo.
– Adeque a sua linguagem:
Conforme for conhecendo melhor os membros da sua equipe, colegas e superiores perceba que tipo de discurso você pode usar para cada um deles. Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa.
–Melhore o feedback:
O feedback é um dos diálogos mais profissionais do cotidiano de uma corporação. Nele constará a resposta direta da empresa em relação ao colaborador. Por isso garanta informações que enriqueçam o trabalho e saiba ouvir opiniões alheias.
A importância da comunicação no ambiente de trabalho positiva e eficaz
Até aqui, mostrou-se grande a importância de se manter uma política comunicacional na organização. Saber como estabelecer um relacionamento no trabalho claro, efetivo é o ponto chave para uma empresa produtiva e alinhada rumo ao sucesso.
Quando bem estabelecida, os processos são mais fluídos, o clima organizacional torna-se positivo e o trabalho em equipe melhor. Ao se comunicar claramente, todos falam o mesmo idioma empresarial: o do sucesso.
Além da importância da comunicação no trabalho, a possibilidade de fornecer benefícios corporativos melhora indicativos importantes na empresa. Comece a investir em um clima organizacional mais positivo e produtivo, contrate benefícios Personal Card para seus colaboradores. Fale com um especialista e confira.
