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Ir ao trabalho não envolve apenas você chegar e trabalhar. Você provavelmente passa a maior parte do tempo na empresa, portanto, é de extrema importância que você desenvolva um bom relacionamento com as demais pessoas que trabalham no mesmo local, e claro, também com os seus superiores. Construir e manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho não é apenas importante para a convivência entre colegas, mas em muitos casos pode garantir sua permanência na empresa. Trabalhar com pessoas que tornam a rotina das empresas mais agradável é sempre positivo. O bom clima organizacional depende diretamente do relacionamento interpessoal. Algumas atitudes simples são capazes de transformar positivamente o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais produtivo e positivo. São elas:
Seja prestativo
Esteja sempre disponível para ajudar quando necessário, isso auxilia e muito na construção de um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Se algum colega solicitar uma ajuda, opinião ou conselho, faça o seu melhor e na medida do possível, integre-se em algumas atividades que possam ajudá-lo a envolver-se no trabalho em equipe.
Mantenha uma interação
Pessoas gostam de ser recebidas com um sorriso e um “bom dia”. Entretanto, é comum que a rotina ou o cansaço façam com que os colaboradores esqueçam de cumprimentar seus colegas de trabalho. Este é um tipo de atitude rude que pode passar uma impressão negativa. Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade.
Não julgue
Um dos comportamentos que mais dificultam um bom relacionamento no trabalho são os julgamentos, na maioria das vezes equivocados, que um profissional faz em relação ao seu colega ou líder, e tendo como base apenas crenças negativas e sem nenhuma informação. Evite julgamentos, acolha mais e julgue menos!
Respeite as diferenças
Todos nós temos uma forma de ser, pensar, sentir e agir. Por isso, do mesmo modo como gostaríamos de ser tratados e respeitados, também devemos respeitar a personalidade dos nossos colegas e buscar conviver com elas de forma respeitosa e pacífica. É importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista. Lembre-se: nem sempre o que você acredita é a verdade única e absoluta.
Evite formar as famosas “panelinhas”
Não é recomendável que você efetivamente faça parte de uma dessas “panelinhas”. É claro que é normal ter mais contato com os colegas de departamento, por exemplo, mas é importante procurar manter contato com todas as pessoas — da recepção à diretoria. Não entrar em “panelinhas” também ajuda você a evitar as fofocas e conspirações, atitudes muito negativas quando se pretende ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.
Dê e receba feedbacks adequadamente
Sempre que receber um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhoria. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.