Tempo de leitura: 5 minutos
2024 chegou, e com ele novos desafios e oportunidades para o setor de recursos humanos (RH) e gestão das empresas. Em um cenário de transformações digitais, sociais e econômicas, é preciso estar atento às tendências e às melhores práticas para garantir o fortalecimento da equipe e da empresa em sua totalidade.
Nesse sentido, o estabelecimento de metas e objetivos claros, realistas e mensuráveis é fundamental para orientar as ações de desempenho, motivação, recrutamento e estabelecimento de benefícios.
Mas como definir essas metas? Quais são as mais importantes para os seus objetivos de 2024? Como acompanhar e avaliar os resultados?
Continue acompanhando mais este artigo da equipe Personal Card, onde vamos responder a essas perguntas e apresentar algumas dicas para você planejar e executar as suas metas de RH com eficiência e eficácia. Confira!
O que são metas de RH e por que elas são importantes?
As metas de RH são os resultados esperados das atividades realizadas pelo setor de recursos humanos da empresa.
Para muitas pessoas este pode parecer um setor difícil de se formular metas claras, mas elas podem ser pensadas e alinhadas à missão, à visão e aos valores da organização.
Estas metas devem estar também casando com os objetivos estratégicos da empresa para o período de um ano, por exemplo, ou gerais.
As metas de RH são importantes porque:
- Permitem definir prioridades e focar nos aspectos mais relevantes para o sucesso da empresa;
- Facilitam a comunicação e a integração entre os diferentes setores e níveis hierárquicos;
- Estimulam o comprometimento e a motivação dos colaboradores;
- Fornecem indicadores para medir o desempenho e a qualidade do trabalho;
- Proporcionam feedbacks contínuos e oportunidades de melhoria;
- Favorecem a inovação e a criatividade.
Como definir as metas de RH?
O processo de definição de metas e objetivos de RH deve passar por uma análise inicial do contexto interno e externo da empresa.
Usando técnicas como a Análise SWOT, também conhecida como FOFA, o profissional pode reconhecer forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Cada um desses pontos ajuda, internamente, a perceber o que o time pode fazer de melhor e, externamente, quais as objeções e problemas do mercado podem influenciar a empresa.
Estabelecer objetivos estratégicos considerando a visão da empresa e desdobrar estes pontos em ações sob o controle do RH pode ser fundamental também para detalhar o que é alcançável pelo setor.
💡Leia também – Oito motivos para oferecer o Cartão Convênio aos seus colaboradores
Quais são as metas de RH fundamentais para o seu 2024?
As metas de RH podem variar conforme o tipo, o porte e o segmento da empresa, bem como com as suas necessidades e prioridades. No entanto, existem algumas metas que são comuns a muitas organizações e que podem servir como referência para o seu 2024. Veja alguns exemplos:
Aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores:
Essa meta visa melhorar o clima organizacional, a produtividade e a retenção de talentos. Para isso, é preciso investir em ações de reconhecimento, feedback, desenvolvimento profissional, qualidade de vida e bem-estar;
Reduzir a rotatividade (turnover) e o absenteísmo:
Uma meta constante de todas as empresas, ela busca diminuir os custos e os impactos negativos da saída ou da falta dos colaboradores. Para isso, é preciso identificar as causas desses fenômenos e implementar medidas preventivas ou corretivas;
Atrair e selecionar os melhores profissionais:
Para garantir que a empresa tenha uma equipe qualificada, competente e alinhada à sua cultura, essa meta deve ser uma das etapas iniciais de cada companhia. Para isso, é preciso definir os perfis desejados, divulgar as vagas nos canais adequados, utilizar ferramentas modernas de recrutamento e seleção e oferecer uma boa experiência ao candidato;
Desenvolver e capacitar os colaboradores:
Para ampliar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos colaboradores, preparando-os para os desafios atuais e futuros, é preciso realizar um diagnóstico das necessidades de treinamento, elaborar um plano de educação corporativa, utilizar metodologias ativas e avaliar os resultados;
Implementar ou aprimorar os benefícios corporativos:
Aumentar a atratividade e a fidelização dos colaboradores, oferecendo-lhes vantagens que atendam às suas expectativas e necessidades. Essa é uma das metas de maior retorno para empresas de qualquer setor ou tamanho.
Para isso, é preciso pesquisar o mercado e estabelecer parcerias com empresas completas, como a Personal Card, que integram todos os benefícios oferecidos. Isto ajuda na eliminação de custos com a administração de sistemas próprios enquanto permitem total controle da utilização dos cartões pelos colaboradores.
Como a Personal Card pode ajudar você a alcançar as suas metas de RH?
Com mais de 20 anos de presença em um mercado exigente e competitivo, a Personal está em constante contato com Gestores e equipes de Recursos Humanos.
De maneira próxima com estes times, entendemos como pode ser desafiador ter de gerir uma empresa e ainda ter tempo para administrar todos os direitos, benefícios e vantagens de equipes que, em alguns casos, podem chegar aos milhares de colaboradores.
Para ajudar nisso, e tornar possíveis as metas de RH e outros objetivos, a Personal tem como missão oferecer tecnologia para humanizar e dignificar a relação dentro das empresas.
Quer conhecer mais sobre nossas soluções e produtos para você e sua empresa?
Fale agora com um de nossos consultores!