Redução de custos logísticos em 4 passos

Tempo de leitura: 5 minutos

A necessidade de conter despesas e encontrar alternativas para isso é uma realidade constante nas empresas. Na redução de custos logísticos, existem alguns fatores que auxiam sua marca a ter êxito nessa jornada. 

Durante muitos anos, o departamento logístico era apenas operacional. Mas com o passar do tempo isso foi se modificando. Atualmente, é considerado um setor estratégico nas empresas. Desse modo, a redução das despesas do setor é fundamental para o equilíbrio orçamentário. Afinal, estes gastos impactam diretamente a operação. 

Assim como em outros departamentos, reduzir os custos sempre se torna um desafio. Mas hoje em dia existem ferramentas tecnológicas que proporcionam a otimização da gestão. Elas também possibilitam um controle mais efetivo capaz de contribuir para uma economia. Até porque saber todas as despesas com precisão é a única maneira de garantir a redução. 

Para contribuir nesse processo, trouxemos quatro medidas que podem ser adotadas principalmente em relação à frota. Confira a seguir. 

1. Mapear todos os processos do departamento

Quando o gestor mapeia todos os processos que envolvem o setor, há entendimento de todas as operações necessárias para desenvolver as atividades.Muitas vezes apenas observando os processos com cautela, já é possível aplicar alterações para a redução dos custos logísticos. 

O que não necessariamente elimina a necessidade de fazer cortes. Em alguns casos, apenas ajustar a maneira como as coisas vêm sendo feitas já otimiza o direcionamento dos recursos.

2. Tenha um plano de manutenção para redução de custos logísticos

Esse é um dos fatores que contribuem significativamente para a redução de custos logísticos, por diferentes motivos.  Sempre que é preciso fazer alguma manutenção corretiva ao invés de preventiva , a despesa se torna muito mais alta. 

Quando os prazos de revisões são respeitados, a probabilidade de a empresa ter que arcar com um reparo mais caro é muito menor. Além disso, automóveis com componentes danificados e outros problemas mecânicos acabam tendo um consumo de combustível fora da média. E como você sabe as idas aos postos estão cada vez mais caras. 

Outro fator que pode causar gastos inesperados por conta da falta de manutenção é ter algum caminhão de transporte parado. Além de atrapalhar todo o fluxo da operação, pode demandar a contratação de um terceiro para fazer a entrega por indisponibilidade de veículos de reposição. 

Portanto, investir em um sistema de gestão de frota que possibilite criar um plano de manutenção preditiva minimiza a incidência de alguns custos extras. 

3. Controle sobre os abastecimentos também ajuda na redução de custos

Já que no item anterior citamos o consumo de combustível, não podemos deixar de falar sobre a importância do controle dos abastecimentos na redução de custos logísticos. 

Além da falta de manutenção e comprometimento de itens, como pneus em mau estado de conservação, alguns outros pontos acarretam  no consumo excessivo. Má conduta dos motoristas ao dirigir, abastecer em locais com má qualidade de combustível, trafegar com peso além do recomendado… Tudo isso pode aumentar ainda mais o gasto de combustível. 

Dessa maneira, é essencial que o gestor de frota tenha um acompanhamento aprofundado sobre os abastecimentos dos veículos. Nesse caso, um software de gestão como o Plus Frota pode ser uma excelente solução para acompanhamento e monitoramento de todas as movimentações de compra de combustível. 

Infelizmente, além do que já citamos, sem uma supervisão efetiva a empresa pode ser alvo de fraudes por parte dos motoristas e ter gastos além do necessário. Por isso, nós frisamos: tenha controle absoluto sobre a compra de combustível e, consequentemente, terá uma redução nos custos logísticos. 

4. Otimizar a rota percorrida 

Definir o melhor trajeto para a frota colabora positivamente com a redução dos custos logísticos. Essa prática garante que os motoristas trafeguem pelo caminho mais curto até o seu destino final, evitando gastos extras com combustível e aproveitando ao máximo o abastecimento realizado. 

Ao traçar todo o percurso também é possível identificar se no caminho há alguma praça de pedágio que será atravessada. Desse modo, o gestor pode prever essas tarifas e contabilizar o custo total da corrida. Aliás, trabalhar com tags automáticas de pedágio pode ser uma alternativa viável para fazer a gestão desse custo com precisão. 

Além disso, a otimização de rotas possibilita que entregas e serviços com maior agilidade.

Adote essas dicas e promova a redução de custos logísticos 

Se você observar, as medidas que trouxemos não exigem nenhuma complexidade para que sejam aplicadas. E, por mais simples que pareçam, são extremamente eficientes para os gestores que buscam a redução de custos logísticos. Nesse conteúdo, enfatizamos o gerenciamento da frota em si justamente por ser uma de nossas experiências. 

A Personal Card atua há 20 anos no mercado e, com o passar dos anos, fomos entendendo cada vez mais esse universo para poder suprir as necessidades de nossos clientes. 

Por conta dessa experiência, desenvolvemos o Plus Frota, um software de gestão que permite um gerenciamento completo sobre os veículos corporativos. O sistema pode ajudar a reduzir até 10% dos custos da frota através de um controle efetivo das manutenções dos abastecimentos. 

Você pode conhecer todas as suas funcionalidades clicando aqui

Se preferir um atendimento mais próximo, entre em contato com nossos consultores pelo WhatsApp e solicite mais informações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *