Vale a pena investir em uma frota elétrica?

Reading time: 8 minutes

Diante da atual ofensiva de modelos elétricos no mercado, cada vez com maior autonomia, muitas empresas e gestores estão considerando investir em uma frota elétrica. 

Mas será que vale a pena? É operacional? Seus custos são realmente mais baixos? A seguir, damos a resposta para que sua tomada de decisão seja muito mais clara e simples.

frota elétrica

Vantagens x desvantagens da frota elétrica

Uma frota elétrica oferece benefícios, porém pode apresentar alguns infortúnios para o seu negócio. Quer conhecer cada uma delas? Te contamos nas próximas linhas, começando pelos proveitos para sua empresa:

Vantagens

1. Você economizará custos de combustível

O combustível é um dos maiores custos operacionais para frotas e, embora não possamos evitá-lo, o fato é que ele pode ser bastante reduzido. Uma das melhores maneiras de fazer isso é adquirindo um veículo elétrico (VE), já que o custo de deslocamento da sua frota elétrica será bem menor do que com qualquer outro tipo de motor.

Para calcular o quanto sua frota pode economizar em combustível, você deve identificar todos os seus custos e consumo médio. A forma mais fácil de o fazer é através de um sistema de gestão de frotas, capaz de lhe fornecer em tempo real o consumo de combustível e os custos que isso provoca em cada viagem.

frota elétrica

2. Você reduzirá a manutenção de sua frota

Veículos elétricos têm cerca de 30% menos demanda por peças de reposição, então a chance de um componente ficar ruim ou precisar de reparo é muito menor. Isso porque a maioria das falhas de um veículo à combustão não existe em um elétrico, como a substituição dos filtros de óleo, da correia dentada, da junta do cabeçote, do filtro de ar, etc. Isso é muito interessante, considerando que a manutenção é um dos maiores custos para qualquer veículo.

Você sabia que . . .

A manutenção de veículos elétricos é até 40% mais barata?

Através de sistemas telemáticos, você pode criar notificações automatizadas para manter um controle mais assertivo do seu plano de manutenção.

3. ROI — Retorno do Investimento

Embora o custo inicial de um VE seja consideravelmente superior ao de um à combustão, deve-se levar em consideração que ao longo dos anos você reduzirá grandes custos. Além da economia de combustível e manutenção, devemos agregar outros benefícios que o ajudarão a amortizar o investimento de cada veículo à medida que é utilizado. Abaixo, detalhamos alguns dos mais interessantes:

  • Isenção total do IPVA em 8 estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará);
  • Imposto de importação zerado;
  • Isenção do PIS/COFINS;
  • Benefício em rodízios;
  • Seguro geralmente mais barato, graças ao baixo risco de avaria e taxa de acidentes.

4. Ajudará na sustentabilidade da sua empresa

Por fim, incorporar veículos elétricos na sua frota contribuirá para sua empresa ser mais sustentável e melhorar a sua imagem corporativa.

Hoje, ter um plano de sustentabilidade e oferecer soluções de mobilidade sustentável tornou-se praticamente uma obrigação, em parte devido às novas restrições e iniciativas que os governos estão aplicando para conter as mudanças climáticas. Graças aos veículos elétricos, você reduzirá bastante suas emissões de gases tóxicos e apostará em um futuro sustentável para sua empresa.

Desvantagens

1. Possível dificuldade com pontos de recarga

Quando se trata de implementar veículos elétricos, a recarga dos automóveis é, juntamente com a autonomia, uma das potenciais dores de cabeça para os gestores de frotas. Se a empresa tiver estrutura para instalar pontos de recarga para seus VEs, tudo fica mais fácil… A priori. Ainda assim, ao optar pelo carregamento, é preciso estar cientes da complexidade que envolve essa escolha.

ponto de recarga

Se o objetivo é controlar os custos, a eficiência e a utilidade operacional dos VEs, é necessário escolher um sistema que garanta o controle sobre todos os tipos de variáveis. Assim como um cartão de combustível fornece informações sobre os litros consumidos, alerta sobre possíveis usos indevidos e os custos relacionados a cada motorista, um ponto de recarga também deve fornecer diferentes insumos que ajudarão a empresa a tirar o máximo proveito do VE: energia consumida, custo estimado de energia, tempos de recarga, quilometragem entre cargas… Desta forma, também é possível saber quando uma bateria começa a apresentar sinais de deficiência.

Em todo o caso, o mais aconselhável é realizar uma pesquisa qualificada e convidar diferentes fornecedores a apresentarem as suas ofertas com os respetivos serviços e opções. Isso permitirá à sua empresa escolher a melhor opção.

Se não houver espaço disponível para instalar pontos de carregamento, a eletrificação da frota torna-se mais complexa e menos operacional, já que só poderá dispor da ainda escassa infraestrutura pública de carregamento, um risco real para o bom funcionamento da frota.

2. Entrega menos autonomia

Nem sempre é possível eletrificar a frota. São o contexto e as operações de cada negócio que acabarão por determinar as possibilidades de ter ou não veículos elétricos na frota. Isso porque, por enquanto, a autonomia dos atuais VEs limita a mobilidade da força de vendas em grandes distâncias. Ainda que a autonomia oferecida pelos modelos atuais esteja aumentando gradativamente, se cada motorista percorrer mais de 300 km por dia, será muito difícil a empresa adotar uma frota elétrica para que os funcionários cumpram sua jornada com segurança.

3. Tempo de carregamento

“Eu reabasteço o carro a gasolina ou diesel em cinco minutos, o VE leva mais de meia hora, na melhor das hipóteses.” Essa frase é banal e comum entre os motoristas de carros à combustão. E eles não estão sem razão. O carregamento elétrico rápido depende tanto do poste ao qual o veículo está conectado, quanto da sua potência de carregamento. Assim, quanto mais potência um poste tiver, menos tempo levará para recarregar o veículo. No entanto, a maioria dos veículos elétricos puros não aceita carregamento a mais de 100 kW.

Afinal, vale a pena investir em uma frota elétrica?

frota elétrica

Ao longo do texto, você viu que o carro elétrico é uma tecnologia em desenvolvimento e que, por isso, investir em uma frota elétrica nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, o mais plausível e desejável é investir com aquelas unidades que não percorrem mais de 80-90 km por dia, com um escopo de atuação maioritariamente urbano e não muito distante das instalações corporativas onde estão localizados os pontos de recarga. 

No Brasil, assim como na maior parte da América Latina, ainda temos um longo caminho a ser percorrido até a popularização dessa tecnologia. 

Ainda assim, parece ser uma tendência irreversível, uma vez que, com mais modelos surgindo no mercado, o preço das baterias continua caindo enquanto os carregadores se tornam cada vez mais eficientes.

Por isso, gestores de frota devem se atualizar e elaborar uma estratégia que incorpore veículos elétricos gradualmente em suas frotas.

Tenha total controle em sua empresa com o Plus Frota 

O dia a dia do gestor é cheio de decisões, não é mesmo? Se está acontecendo isso com você, saiba que não precisa lidar com tudo sozinho.

Talvez você não saiba, mas ter o controle absoluto de todos os processos da operação é uma tarefa muito fácil hoje em dia, com o apoio de sistemas de gestão automatizados e completos, como o Plus Frota.

Com ele, você consegue elaborar um plano de manutenção preventivo, que te notificará quando o veículo precisar passar por reparos, além de contar com uma ampla lista de oficinas credenciadas.

Sem contar que, a partir de uma visão centralizada de toda a operação, você possui todo o suporte necessário para capacitar seus motoristas e garantir um balanço das contas no azul.

Com usuários espalhados por todo Brasil, o sistema Plus Frota tem potencial para impactar positivamente todos os tipos de negócios. 

Afinal, em uma economia cada vez mais digitalizada, a tecnologia de gerenciamento de frota está surgindo como uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a competir de forma mais eficaz. Ficou curioso e não quer ficar para trás nessa corrida da frota elétrica? Então fale agora mesmo com um de nossos consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *