Desafios do RH: conheça os 4 principais e saiba como superá-los

Desafios do RH: conheça os 4 principais e saiba como superá-los

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Sabe aquelas dificuldades que você enfrenta no dia a dia e chega a se questionar o porquê de acontecerem na empresa? Problemas com absenteísmo, pontos não batidos, dificuldades com a folha de pagamento, não conseguir bons candidatos para as vagas, enfim. Você sabe exatamente quais são os desafios do RH com os quais têm que lidar diariamente. 

Mas o que talvez você não saiba, é que isso não é uma exclusividade sua. Assim como no seu caso, muitos outros profissionais enfrentam dificuldades para exercer sua função. Dizemos isso com propriedade de quem atua há 20 anos em parceria com o departamento pessoal e já ouviu muitas histórias semelhantes. 

Por isso, no artigo de hoje trouxemos os 4 desafios do RH mais comuns e algumas sugestões de como superá-los. 

1. Adaptar-se às constantes mudanças

Atualmente, cada vez mais surgem novas ferramentas, metodologias, novos modelos de recrutamento, seleção e treinamentos. Tudo muda constantemente e muito disso está relacionado ao avanço tecnológico pelo qual viemos passando ao longo dos últimos anos. 

Além do movimento natural de mercado, existe outro fator que contribui para essas mudanças: a “nova” realidade imposta pelo coronavírus. Não há como negar que muitas coisas se alteraram em uma velocidade acima do normal, principalmente no âmbito profissional. Algumas situações que antes já eram desafiadoras, se tornaram ainda mais, como as entrevistas e a própria gestão de pessoas. Com a nova rotina, muitas das seleções realizadas acontecem online, bem como o monitoramento da equipe também ocorre a distância. 

Solução: Para driblar esse desafio do RH, uma dica é ficar de olho nas novas tendências e entender como elas podem ser aplicadas. 

Hoje em dia existem muitos recursos disponíveis para que os profissionais busquem informações e entendam essas novas abordagens. Conversar com os colegas de profissão também contribui positivamente e facilita a adaptação a essas novas demandas. 

2. Melhorar a comunicação da equipe 

desafios do RH

Em tempos de home office esse desafio do RH se torna ainda maior. O fato de muitas empresas terem aderido ao trabalho remoto, em muitos casos sem uma experiência prévia, dificultou o quesito comunicação. 

Quando todos estão no mesmo ambiente é muito mais fácil ter controle sobre como anda o processo de trabalho. E para que o exercício de algumas atividades seja eficaz, a troca de informações entre os colaboradores é fundamental. 

E como garantir que isso ocorra quando estão cada um em um local, por exemplo? Além do mais, muitas vezes os projetos envolvem mais de uma pessoa. Se não houver um canal de comunicação aberto para que um fale com outro, podem ocorrer falhas no processo. 

Solução: Invista em ferramentas que organizem o processo de trabalho e permita uma comunicação direta entre os funcionários. Com tantos recursos disponíveis, não há muito por que se preocupar. Já que possibilitam uma proximidade maior, mesmo que nem todos estejam no mesmo ambiente. 

Para os casos de os colaboradores estarem todos trabalhando de forma presencial, o desafio pode ser um pouco diferente. De qualquer forma, ainda assim as ferramentas serão capazes de estreitar a comunicação. 

Além disso, invista no desenvolvimento de competências de comunicação entre as pessoas. Muitas vezes o problema não está diretamente relacionado apenas ao canal, mas sim à maneira como cada um se expressa. 

3. Acompanhar a legislação brasileira

É impossível falar sobre os desafios do RH e não citar a parte burocrática e legal que envolve essa profissão. Mesmo que existam departamentos jurídicos nas empresas ou um advogado responsável, o RH precisa estar ciente sobre a legislação. 

Acontece que nossa legislação hora ou outra passa por alterações, mesmo que sutis. No entanto, por mais simples que sejam, qualquer erro cometido por desatenção pode virar um passivo trabalhista. E você já deve imaginar o transtorno e o prejuízo que isso pode representar, não é mesmo? 

Além disso, existem muitas regras e exigências que não necessariamente constam na CLT, mas que devem ser seguidas. 

No caso dos benefícios corporativos, por exemplo, algumas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), estabelecem diretrizes específicas de pagamentos para determinadas categorias. Mesmo que o benefício em questão não seja obrigatório por lei, se for estipulado pelos sindicatos, precisa ser pago conforme as regras. 

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Solução: Fique de olho em qualquer alteração e mantenha contato com o setor jurídico. Assim, sempre que houver qualquer dúvida, terá um ponto de apoio. 

Além disso, caso você trabalhe com cartões de benefícios para os seus colaboradores, tenha cuidado na hora de escolher os fornecedores. Empresas sérias jamais deixarão que você faça uma escolha errada e corra riscos trabalhistas. 

4. Fazer a gestão de benefícios

O último dos desafios do RH que falaremos está relacionado à gestão de benefícios, e até se mistura ao anterior. Muitas vezes há questões legais e burocráticas que contribuem para aumentar a dificuldade dessa atividade. 

Saber escolher o pacote de benefícios corretamente, aliás, evita que outras dificuldades apareçam, como a rotatividade de funcionários, problemas em atrair a atenção de talentos, não ser vista como boa marca empregadora. Na verdade, esse 4º desafio abre um leque de outros “sub-desafios” se não for superado. 

A gestão de benefícios hoje faz parte da estratégia dos RHs, portanto é fundamental que principalmente os gestores saibam como fazê-la corretamente. Uma gestão de benefícios correta, entre outras coisas, deve incluir: 

  • Pesquisar o perfil dos colaboradores para saber quais os melhores benefícios a oferecer;
  • Estabelecer uma política de benefícios clara;
  • Ter atenção às exigências;
  • Oferecer benefícios flexíveis
  • Ter um relacionamento próximo e de confiança com os fornecedores; 

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Solução: analise com cautela as possibilidades de benefícios levando em consideração o seu público interno e aqueles que pretende atrair.  Depois, estabeleça de forma clara e objetiva os critérios para o recebimento dos benefícios, sem esquecer de atentar-se ao que diz a legislação. 

Além disso, na hora de escolher a empresa que vai fornecer os benefícios, é importante ter cuidado. Opte sempre por aquelas que possuem credibilidade e estão consolidadas no mercado. 

Conte com a Personal Card para facilitar a rotina de RH 

Talvez não consigamos ajudar a contornar todos os desafios do RH. Mas uma coisa é certa: podemos facilitar a rotina do departamento pessoal otimizando a gestão de benefícios. Nossa experiência de mercado nos permitiu entender sobre as dificuldades encontradas quando o assunto são os benefícios corporativos. 

Com o passar do tempo, fomos direcionando cada vez mais nossas soluções para que os profissionais do setor pudessem desfrutar de um dia a dia mais tranquilo. Dessa forma, sobra mais tempo para que direcionem as atenções para situações das quais realmente precisam de um envolvimento maior. 

Portanto, se pudermos ser o seu ponto de apoio para facilitar a execução de algumas atividades, teremos enorme prazer. 

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