Frota própria ou frota terceirizada: qual a melhor opção para o negócio?

Frota própria ou frota terceirizada: qual a melhor opção para o negócio?

Reading time: 6 minutes

Vale mais a pena ter uma frota própria ou frota terceirizada? 

Essa é uma pergunta recorrente para muitos empresários que estão iniciando na implementação do setor. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, por isso a sua escolha deve seguir o objetivo e necessidade da corporação.

O pouco conhecimento sobre as características de cada opção leva o gestor ao impasse da dúvida. Para fazer a melhor escolha é necessário entender as obrigatoriedades, informações, controle, agilidade e custo de cada modelo.

Para tomar a decisão correta, compreender a característica da frota própria ou frota terceirizada é a primeira etapa. Por isso, neste conteúdo, apresentaremos o conceito, vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Continue lendo e confira. 

Frota própria e suas características

Contar com a frota própria, como propriamente dito, é quando os veículos e motoristas pertencem à empresa. O controle de manutenção, abastecimento, vistoria, troca de veículos e acompanhamento de notas fiscais é da empresa, tendo em vista o apoio do gestor de frota e, no atual cenário, dos sistemas de frota.

Para os empresários e gestores que buscam por uma centralização de todas as atividades, assumindo toda a responsabilidade sobre o patrimônio, a frota própria é mais indicada. Além disso, comparado a terceirização, a frota própria apresenta mais custos, porém possui grande disponibilidade. 

A empresa que optar por essa opção deve manter o gerenciamento de frota eficaz e profissional, seguindo todos os KPI de gestão de frota, com o acompanhamento de todos os índices de lucro e custo. 

Principais Vantagens da Frota Própria

Entre a frota própria ou frota terceirizada, a primeira tem suas vantagens. Para quem deseja ter mais controle e acompanhamento de todos os índices, essa é a melhor opção. De todos os benefícios dessa modalidade os que se destacam são:

  • Controle total.

Sinônimo de frota própria é o acompanhamento de ponta a ponta de todos os procedimentos do setor. A grande vantagem é a ciência sobre todas as etapas de alinhamento e produtividade dos veículos.

  • Flexibilidade na entrega. 

Com a frota terceirizada a entrega fica a mercê da contratada. Assim, a entrega fica sujeita a disponibilidade da transportadora. Com a frota própria, o gerenciamento de rota faz com que as entregas sejam feitas sob demanda. 

  • Publicidade própria.

Apesar de algumas terceirizadas oferecerem o serviço de plotagem, uma das vantagens de possuir seus veículos é a autonomia sobre a periodicidade de troca de adesivos. 

Desvantagens da gestão própria

Nem só de flores vive a frota própria e ela também apresenta alguns desafios à gestão. 

  • Encargos trabalhistas.

Com os custos de veículos da frota própria surgem também os encargos trabalhistas dos colaboradores envolvidos, como os condutores e o próprio gestor de frota. Isso significa o pagamento de férias, 13° salário, férias, benefícios corporativos e licença.

  • Gasto de tempo.

Com todas as atividades ficando sob a responsabilidade da corporação, o tempo para cumprir com as vistorias, acompanhamento de índices, resultados e documentação serão atividades que podem demandar muito tempo. Porém, com o apoio de um sistema de gestão integrado o tempo gasto nessas atividades será bem menor. 

  • Menos flexibilidade para ações estratégicas.

Apesar da frota se tornar um importante utensílio para a entrega, ela ainda será preocupação secundária da empresa, que precisa administrar todos os setores, contribuindo com cada um segundo sua disponibilidade.

  • Mais custos.

Além dos custos com veículos, em que os grandes, como caminhões, custam em média R$600.000,00, os gastos com combustível e pedágio serão custeados pela corporação. Além dos custos com manutenção dos veículos. 

Frota própria ou frota terceirizada

Frota terceirizada e suas características

Com a terceirização da frota a corporação adquire colaboradores e serviços através de outras empresas, que se tornam uma espécie de fornecedor, só que de mão de obra. A aprovação da reforma trabalhista – Lei N° 13.467, de 2017 – permitiu que atividades-fim também fossem passíveis à terceirização, sendo antes possível apenas a de atividades-meio, como a de serviços gerais, por exemplo.

Vantagens da frota terceirizada

As empresas que optam por terceirizar a frota acabam economizando, podendo focar na parte estratégica e ter menos trabalho devido a terceirização do setor. Além disso, destacam-se vantagens como:

  • Previsão de custo.

Com a frota terceirizada a empresa consegue fazer um planejamento financeiro mais exato, sem surpresas no final do mês. Tudo isso porque o contrato com a terceirizada já define os valores mensais a serem pagos.

  • Facilidade na substituição de veículo.
    Nessa modalidade, geralmente a empresa que está disponibilizando a frota tem um número considerável de veículos, o que torna a troca de antigos por novos uma facilidade.
  • Sem preocupação com manutenção.

Com uma frota terceirizada a responsabilidade sobre a manutenção é da terceirizada. Mantendo o trabalho do acompanhamento da frota mais simples para os gestores.

Desvantagens da terceirização de frota

  • Limite de carga.

É comum, na contratação de uma frota terceirizada, a estipulação do limite de carga que será transportada. Isso pode prejudicar as vendas em alta, necessitando renovação de contrato toda vez que houver alteração nas entregas.

  • Falta de comunicação.

Na terceirização a comunicação com os condutores é feita através do fornecedor e, apesar de acompanhar a frota pelo software, a comunicação é carente comparado ao da frota própria. 

  • Problemas com monitoramento de frota.

As melhores frotas terceirizadas disponibilizam com o seu serviço o monitoramento de carga através de softwares. Porém ainda 43% das transportadoras não utilizam da tecnologia para auxiliar nessa tarefa e o gestor precisa ligar para o fornecedor para saber o status da entrega.

Frota própria ou frota terceirizada, qual escolher? 

A primeira pergunta é, qual o objetivo da instituição? 

Geralmente as empresas Ltda. são mais patrimonialistas e preferem a frota própria, para obter também a gestão centralizada e a autonomia total sobre as entregas. Já as empresas S/A estão mais inclinadas a escolher a frota terceirizada, pela facilidade de não ter que lidar com todos os aspectos administrativos da frota. 

Por isso, se sua empresa necessita de uma frota que esteja à sua total disponibilidade, para um acompanhamento de todos os índices produtivos, o aconselhável entre frota própria ou frota terceirizada seria a primeira opção. Agora, se a frota é apenas uma parte de todo o processo de entrega, a terceirização é um bom caminho para facilitar a prestação de serviços. 

De qualquer forma você precisará de um software de gestão de frota para ajudar no acompanhamento de abastecimento e manutenção da frota. Contrate o sistema Plus Frota e tenha controle total sobre a frota, seja ela própria ou terceirizada. Fale com um especialista e peça o orçamento. 

https://www.personalcard.com.br/site/plus-frota/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *