Tempo de leitura: 5 minutos
A pandemia do vírus SARS-CoV-2 – também conhecido como “Coronavírus” – atingiu milhões de pessoas em todo o mundo e as economias em que vivem e trabalham. À medida que o vírus se espalhava por todos os cantos do globo, governos, empresas e países inteiros responderam à ameaça com ações variadas, fechando fronteiras e determinando quarentenas, o que afetou grandes e pequenas empresas em todos os setores da economia mundial. Já no cenário nacional, é importante saber que, por meio do benefício fiscal ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), as empresas brasileiras podem reduzir custos e se recuperar do impacto com mais tranquilidade.
Com as portas fechadas, as organizações tiveram que se adaptar a uma nova realidade, realocando colaboradores no modelo home office. Essa alternativa foi encontrada para reduzir o abalo econômico de muitas organizações, mas não foram todos os setores e categorias que puderam adequar suas atribuições nesse modelo de trabalho e, com isso, viram sua produção e lucro sofrerem uma grande queda. Especialmente porque, além da crise monetária, os números elevados da carga tributária brasileira, uma das mais altas do planeta, atrapalham o bom desenvolvimento econômico das empresas que operam no país.
O fato é que, diante desse cenário nada otimista, as companhias devem buscar e investir em todas as possibilidades de economia para reduzir custos. E uma maneira de equilibrar essa alta carga tributária e tornar a gestão do negócio mais sustentável é entender como funciona o benefício fiscal ICMS.
Com essa isenção, as empresas que dependem de combustível para movimentar suas operações e entregar seus produtos podem economizar, ter menos gastos provenientes de impostos e destinar recursos para outros objetivos. Acompanhe as próximas linhas para entender melhor.
Entendendo o que é o benefício fiscal ICMS
Antes de aprofundar no conceito de benefício fiscal, precisamos esclarecer que o ICMS, principal imposto cobrado pelos 26 Estados da federação brasileira, é uma tributação válida para diversos setores, e incide sobre:
- a circulação de mercadorias (compra e venda);
- os serviços de transporte entre vários Estados ou municípios;
- os serviços de telecomunicações.
Já os benefícios fiscais são regimes especiais criados para estimular o crescimento da economia. Assim, quando uma empresa utiliza o benefício fiscal ICMS disponível para seu setor, passa a ser capaz de direcionar para outras finalidades os recursos que, anteriormente, seriam destinados a impostos.
As instituições podem receber seus benefícios fiscais por meio de:
- eliminação direta ou indireta;
- dedução de impostos;
- isenção.
O que poucos sabem é que o benefício fiscal também se aplica à compra e venda de combustíveis e, com isso, pode ajudar empresas que operam com transportes a recuperarem, via lançamento de crédito, o valor pago pelo ICMS na aquisição de combustível destinado às atividades do negócio.
LEIA TAMBÉM: Saiba como reduzir os custos com abastecimentos da sua frota corporativa
Por que se beneficiar do benefício fiscal ICMS?
Para essas empresas, os custos com o abastecimento são uma parcela muito significativa das finanças. E é aí que o benefício fiscal ICMS — através do recolhimento de notas fiscais — pode ajudar para que sua empresa faça uma ótima economia. Da mesma maneira, não utilizar o recurso disponível é o mesmo que deixar de investir no negócio. Sendo assim, convenhamos, não é a saída mais inteligente.
Como o ICMS é uma tributação estadual, é um imposto regido por leis específicas dos Estados que determinam sua utilização. Por isso, antes de fazer uso do crédito, é preciso realizar uma consulta especializada que analise as determinações da legislação vigente.
Depois, a empresa deve recolher as notas fiscais dos abastecimentos. No entanto, não é possível solicitar o crédito fiscal por meio do cupom simplificado, motivo pelo qual o recolhimento das notas fiscais de abastecimento deve ser feito com integração junto aos sistemas estaduais.
Se o seu negócio não sabe ao certo como fazer isso, fique calmo, pois lançamos uma solução de recolhimento de notas fiscais que pode ajudar.
LEIA MAIS: Controle de notas fiscais: como a Tozzo Bebidas superou os desafios da atividade com o Plus Frota
Conheça o módulo de recolhimento de Notas Fiscais Plus Frota
O módulo de recolhimento de notas fiscais da Personal Card integra um sistema completo e integrado de gestão, o Plus Frota. O sistema alcança desde o abastecimento, manutenção, recolhimento de rotas até o pedágio, além de garantir mais eficiência ao administrador e trazer ganhos gradativos mediante à conservação e otimização do desempenho dos veículos.
Com ele, sua frota conta com um serviço automatizado de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos, assim, pode investir em áreas estratégicas com a restituição de até 100% do ICMS retido.
Gestores que utilizam o Plus Frota controlam todo o processo de abastecimento e emissão de nota fiscal em tempo real. Além de contar com toda praticidade para analisar os indicadores da frota, identificar gargalos e, assim, reduzir os custos da operação
Seja para manter a conformidade com as normas da Receita Federal e das Fazendas Estaduais ou para escriturar as notas da empresa, com o Plus Frota você acompanha, valida e gerencia suas notas fiscais de forma segura, inteligente e assertiva. E olha: essas são apenas algumas das vantagens que farão seus motoristas agradecerem na hora de abastecer.
E aí, você já conhecia o benefício fiscal do ICMS? Quer entender melhor como recolher as notas fiscais é uma oportunidade para reduzir os custos com combustível da sua empresa? Então solicite mais informações agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como sua frota pode diminuir despesas.