Tempo de leitura: 6 minutos
Conhecer como funciona o Vale-Combustível pode ser uma maneira efetiva de atrair e reter talentos na hora de posicionar os diferenciais da sua empresa. Isso porque, com ele, os colaboradores não precisam passar horas no ponto de ônibus, nem pegar coletivos lotados e com alto grau de insegurança.
Além disso, o benefício, por não ser obrigatório no regime CLT, é visto como um “algo a mais” pelos funcionários, diferentemente do Vale-Transporte, que é um direito previsto em lei. Outra vantagem para a empresa diz respeito aos encargos trabalhistas, que não são cobrados com o Vale-Combustível, já que esse não apresenta natureza salarial.
No entanto, para implementar o benefício no ambiente de trabalho é preciso tomar conhecimento de algumas regras e estudar com profundidade o perfil da equipe. Para saber como funciona o Vale-Combustível e as suas principais vantagens, continue a leitura deste artigo.
O que é o Vale-Combustível?
O Vale-Combustível é uma outra opção em relação ao Vale-Transporte. Por lei, todo colaborador incluído no regime CLT tem direito a um auxílio referente ao deslocamento até o local de trabalho. O Vale-Transporte, por exemplo, é oferecido sob ressarcimento de 6% em cima do salário do trabalhador.
Dessa maneira, o Vale-Transporte não é visto como um diferencial, mas sim como um item básico que toda empresa deve oferecer.
Já o Vale-Combustível não é obrigatório, mas é percebido como um diferencial pelos colaboradores. Além disso, não gera encargos trabalhistas e tem muitas outras vantagens para o empregador. Entre os principais benefícios estão:
- Fim de adiantamentos;
- Satisfação e maior produtividade dos colaboradores;
- Os colaboradores contam em uma ampla rede credenciada;
- Não onera mais para a empresa, pois não possui incidência de encargos.
Como funciona o Vale-Combustível?
Se você tem interesse em implementar o benefício na sua empresa, certamente deve ter algumas dúvidas sobre como funciona o Vale-Combustível, não é mesmo?
A boa notícia é que não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Depois de previamente aprovado com os colaboradores, — uma vez que, por lei, é preciso que eles renunciem ao VT convencional proposto pela CLT — basta que realizem uma prestação de contas mensais com os custos do combustível.
Assim, o empregador pode oferecer o Vale-Combustível da maneira que achar mais conveniente. Com a Personal Card, por exemplo, ele credita os valores do auxílio em um cartão que pode ser utilizado pelo colaborador em uma ampla rede de postos credenciados.
Além disso, é possível acompanhar as transações em tempo real e consultar saldos e extratos no aplicativo.
LEIA TAMBÉM: Saiba como reduzir os custos com abastecimentos da sua frota corporativa
Quando aplicar o benefício do Vale-Combustível?
Você já sabe como funciona o Vale-Combustível, mas ainda não tem claro em sua mente em qual situação ele pode ser bem aplicado, certo?
A verdade é que a questão é bastante simples. Se a sua equipe apresenta um quadro financeiro mais estável, é possível que a maioria tenha carro. Também é bem possível que a parte majoritária já use o carro para se locomover, porém, gastando do próprio bolso, tornando, dessa forma, o VT um recurso inútil.
Nesses casos, oferecer um Vale-Combustível pode agregar muito valor à sua marca empregadora, fazendo com que os talentos existentes e os que ainda ingressarão na sua equipe sintam-se mais motivados e dispostos a permanecer no trabalho, devido ao sentimento de contemplação com as atitudes do RH e gestão.
Destacamos abaixo as principais situações em que vale a pena considerar como funciona o Auxílio-Combustível e quando aplicá-lo:
- Quando a empresa trabalha com uma equipe externa considerável, que precisa se locomover de um ponto a outro com frequência e utiliza reembolsos ou dinheiro para o pagamento de combustíveis;
- O local de residência do colaborador é muito distante da empresa ou possui poucas opções de transporte;
- O colaborador prefere o Auxílio-Combustível ao Vale-Transporte, mas a empresa ainda não aderiu à modalidade.
LEIA TAMBÉM: Incentivos corporativos: por que a empresa deve se preocupar?
O que diz a lei sobre o Vale-Combustível?
Muitas empresas ficam em dúvida sobre o Vale-Combustível por não entenderem o que a CLT considera a respeito. O primeiro a se ressaltar é que nenhuma empresa é obrigada a fornecer Vale-Combustível, o que torna o benefício muito valioso na visão dos colaboradores.
Isso porque a exigência da lei é que a empresa disponibilize créditos para uso do transporte coletivo de acordo com a quantidade de conduções necessárias para o deslocamento do empregado.
Agora, se por um lado, ela não obriga o Vale-Combustível, também não proíbe.
Segundo a legislação, o benefício concedido nos termos especificados não possui natureza salarial e não estará sujeito a encargos previdenciários e tributários.
Dessa maneira, o Vale-Transporte pode ser substituído pelo Vale-Combustível por meio de um acordo entre empresa e colaborador. No entanto, é necessário que o colaborador renuncie ao direito de recebimento de Vale-Transporte e forneça mensalmente uma prestação de contas dos valores gastos com gasolina.
LEIA TAMBÉM: Como economizar combustível da frota? Conheça agora 5 dicas para os gestores
Veja como funciona o Vale-Combustível da Personal Card e saiba por que ele é o melhor!
Há várias maneiras de fornecer o Vale-Combustível para os colaboradores. No entanto, o modo mais eficaz e seguro de fazer esse pagamento é utilizando um cartão combustível.
Se a empresa optar por fornecer Auxílio-Combustível através de outras modalidades, será preciso exigir, mensalmente, que os funcionários façam prestação de contas, através dos comprovantes de abastecimento.
O empregador terá que armazenar todos esses documentos para, posteriormente, poder comprovar o pagamento do benefício e sua caracterização indenizatória.
Complicado, não é?
Nós temos uma solução mais simples: em nossa gama de serviços, você encontra o Cartão Personal Combustível. Uma das vantagens de utilizá-lo, é a viabilidade de controlar o crédito de forma automatizada, podendo restringir o seu uso especificamente para abastecimentos, evitando fraudes.
Outra grande vantagem é que não há necessidade de recolher os comprovantes de pagamento, visto que, todas as informações ficam centralizadas e disponíveis para consulta online por meio do app Personal Card. Além disso, nosso cartão possui uma rede credenciada de postos com os melhores preços do mercado.
Legal, né? Agora que você já sabe como funciona o Vale-Combustível e como ele pode substituir o Vale-Transporte, solicite mais informações sobre o Personal Combustível e deixe seus colaboradores mais satisfeitos e produtivos!