Conheça os 6 Cs do processo de Onboarding de colaboradores

Conheça os 6 Cs do processo de Onboarding de colaboradores

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A chegada de um novo colaborador, transições internas entre departamentos, formação de novas equipes, essas são movimentações muito comuns dentro de qualquer empresa. Saber gerenciar tecnicamente um processo como esse, tão pessoal e cheio de etapas, pode parecer difícil, mas nesse artigo te ajudamos a descomplicar!

Da definição do novo candidato à organização da sua nova rotina, o processo de integração de um novo colaborador é complexo mesmo e, foi pensando nisso, que Talya Bauer, professora norte-americana e pesquisadora de relações no trabalho, criou um tipo de ‘caminho do desempenho’, que consiste em 6 passos fundamentais para orientar esse processo. Ah, e todos começam com a letra C!

É interessante ver essas mudanças como oportunidades de fortalecer relações com os colaboradores de maneira geral, evitando turnovers, melhorando sua produtividade, retendo talentos, etc. Para tanto, é preciso engajar nos, cada vez mais necessários, processos de Onboarding de colaboradores. 

Bom, antes de darmos o passo a passo, é importante entender:

O que é o tal Onboarding de colaboradores?

Onboarding é o conjunto de ações voltadas para a integração e adaptação de um novo colaborador — e isso pode significar desde um e-mail de boas-vindas enviado pelo CEO, até organizar uma reunião para falar sobre a história da empresa.

Essas ações têm quatro pilares e início desde o momento da contratação do​ colaborador. Os pilares são: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento; ou seja, uma empresa que está engajada no Onboarding de colaboradores, está com sua atenção e estratégia voltada para esses pilares desde o primeiro momento possível de uma contratação.  

Onboarding informal x Onboarding formal

onboarding de colaboradores
Realize um plano de ações onboarding e faça seu colaborador se sentir bem-vindo

É importante entender, também, que existem duas formas de exercitar o Onboarding de colaboradores. Dentre os formatos existem o Onboarding informal e o formal. 

Enquanto o Onboarding de colaboradores informal é um processo não estruturado, o formal tem material oficial, guia, regras, políticas. Por isso, o formato informal, ainda que não totalmente evitável, deve estar presente em menor grau em relação ao formal, por motivos de estratégia, assertividade e organização. 

EXEMPLOS:

Alguns outros exemplos de ações de Onboarding de colaboradores consistem em apresentar quem é quem (inclusive e, especialmente, o CEO), não exigir ‘trabalho duro’ na primeira semana, dar feedbacks com frequência, etc. Ou seja, são muitas as possibilidades de elevar o desempenho por meio dos processos de Onboarding de colaboradores. 

Mas se são muitas possibilidades, por onde começar? Os 6 Cs funcionam como guia na hora de traçar um caminho mais assertivo rumo ao grande objetivo final: construir, ativamente, conexões dentro da sua empresa.

E, dito tudo isso, vamos ao que interessa.

Os 6 Cs do processo de Onboarding de colaboradores

1. Compliance

onboarding de colaboradores
Simplificar a parte burocrática é um dos processos onboarding que faz a diferença

Parte burocrática simplificada para facilitar a chegada ou adaptação do novo colaborador. 

Organizar a papelada, o contrato, crachás, fornecer equipamentos para os colaboradores como computadores, celulares, etc. Essas são ações que simplificam um processo indispensável e que deixam espaço para que o funcionário também tenha tempo para conhecer o lugar, criar conexões com os colegas, ao invés de ficar gastando seu 1º dia inteiro resolvendo burocracia.

2. Clareza

Garante que o funcionário compreenda, de fato, seu papel na empresa, esteja ciente do seu salário, dos horários e qualquer outra questão do gênero.

Com clareza, o encarregado de guiá-lo nesse momento deve explicar o que fazer, como fazer, e claro, os termos da empresa para que o tal feito esteja de acordo com as políticas da organização.

3. Confiança

Confiança é um aspecto um tanto invisível, mas que tem impacto real em qualquer empresa. Criar espaços para o diálogo, por exemplo, pode transformar a atmosfera de qualquer lugar, promover a segurança e a conexão.

4. Conexão

Ter relações e conexões com outras pessoas faz com que o funcionário se sinta seguro e acredite que tomou a decisão certa ao entrar para a empresa. É sobre garantir maior engajamento e satisfação começando do começo, para que ele se sinta bem-vindo, visto e amparado.

5. Cultura

Conectar os funcionários à cultura da empresa, seus valores, história, símbolos, e sempre reforçando que nenhum tradicionalismo exacerbado os tira da rota da constante evolução

6. Check Back

O temido, porém, necessário feedback de integração. Opiniões dos funcionários, gerentes, por meio de formulários, reuniões,​ qualquer método que funcione para captar informações dos colaboradores. Afinal, uma empresa é feita de gente.  

Por que investir no processo de Onboarding para colaboradores?

Uma pesquisa feita pelo Glassdoor disse que os processos de Onboarding de colaboradores melhora a retenção de novos contratados em 82% e a produtividade em mais de 70%. 

Uma empresa que entende a importância de traçar um plano de ação desde o começo, é capaz de reduzir custos, economizar tempo e muito mais. Isso tudo, porque estimular cada um dos colaboradores, potencializar o seu engajamento, transforma o cenário de qualquer empresa. 

E só para finalizar, uma outra dica de ouro na hora de começar a implementar essa nova estratégia: a tecnologia é capaz de ser uma grande aliada e descomplicar ainda mais esse processo. 

ONBOARDING AUTOMATIZADO

  • Softwares de Onboarding: para criar cadastros, definir tarefas específicas, acompanhamento de treinamento, etc.
  • Face Match: reconhecimento facial, ajuda com o cadastro, etc. 
  • Background check: antecedentes dos candidatos — título de eleitor, processos, etc.
  • Assinatura digital: agilizar processos de assinatura.

Já deu para entender a importância de implementar um Onboarding de colaboradores, certo? Agora, a Personal Card convida a acompanharem também outros conteúdos semelhantes nas redes sociais e no portfólio de soluções da empresa.

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