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engajar colaboradores
Recursos Humanos

Aproveite o fim de ano para engajar seus colaboradores! 

20 de dezembro de 2023 Ricardo Fenske

O fim de ano é uma época de celebração, gratidão e união dentro e fora de casa. É também uma ótima oportunidade para as empresas e os setores de RH engajar seus colaboradores em ações de reconhecimento e incentivo. Afinal, quem não gosta de receber um mimo ou um elogio pelo trabalho realizado ao longo do ano?

Engajar colaboradores é uma estratégia que traz benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Uma equipe engajada é mais produtiva, criativa, motivada e comprometida com os objetivos da empresa.

E isso não é achismo! Segundo uma pesquisa da empresa americana Aon Hewitt, mais de 70% das empresas de pequeno e médio porte reconhecem uma redução significativa no número de faltas ao criar programas e ações de reconhecimento. 

Mas como engajar colaboradores no fim de ano? 

Continue acompanhando mais este conteúdo da Personal Card produzido especialmente para a sua equipe de Recursos Humanos, e aproveite!

Ideias para engajar colaboradores

Existem diversas formas de fazer uma equipe se sentir motivada e valorizada mesmo durante a correria clássica de dezembro dentro do mundo corporativo. 

Desde as mais simples até as mais elaboradas, cada uma dessas ações pode depender de fatores como:

  • Tamanho da empresa,
  • Orçamento disponível,
  • Interesse dos colaboradores,
  • Modelo de trabalho.

O importante é demonstrar que a empresa, seja uma grande companhia ou uma pequena filial, se importa com o bem-estar e o desenvolvimento de sua equipe, e que reconhece o esforço e a dedicação de cada um!

Promova um feedback positivo

O feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. No entanto, muitas vezes ele é visto como algo negativo ou crítico. 

Por isso, aproveite o fim de ano para dar um feedback positivo aos seus colaboradores, e incentivar a troca de mensagens de valorização entre a própria equipe, reconhecendo os pontos fortes, as conquistas e as melhorias de cada um. 

Uma ação barata e de muita atenção, essa é uma estratégia que pode aumentar a autoestima, a confiança e a motivação dos funcionários.

Invista em treinamentos e capacitações

Outra forma de engajar colaboradores é investir em treinamentos e capacitações que possam contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos funcionários. 

Para quebrar um pouco o ritmo acelerado antes das férias coletivas, você pode oferecer cursos online, palestras, workshops ou mentorias, por exemplo, ministradas por equipes externas ou internas. 

Assim, você mostra que a empresa se preocupa com o aprendizado e o aperfeiçoamento dos seus colaboradores, e que eles podem contar com o apoio da organização para se desenvolverem ainda mais.

Crie um clima festivo no ambiente de trabalho

Uma maneira simples e eficaz de engajar colaboradores no fim de ano, e que todos adoram, é criar um clima mais festivo no ambiente de trabalho. 

Você pode decorar o escritório, prédio ou loja com luzes, árvores, guirlandas e outros enfeites típicos da época. 

Se não atrapalhar a produção, você também pode investir em músicas natalinas, distribuir doces e lembrancinhas ou organizar um amigo secreto entre os colegas. 

Essas ações podem gerar um sentimento de alegria, harmonia e pertencimento entre os colaboradores.

Realize confraternizações presenciais e virtuais

Nem sempre é possível realizar uma festa presencial para celebrar o fim de ano com os colaboradores. Mas isso não significa que não seja possível promover um momento de descontração e interação entre as equipes. 

Uma alternativa é realizar uma confraternização virtual, por meio de plataformas online que permitem fazer videochamadas, jogos, sorteios e brincadeiras. 

Assim, os colaboradores podem se divertir e se aproximar mesmo à distância.

Ofereça um cartão-presente personalizado

Quando falamos de propostas de valorização e engajamento com os colaboradores, um cartão-presente é uma das formas mais práticas e versáteis de presentear um time de qualquer tamanho no fim do ano. 

Com esse tipo de benefício, como o oferecido pela Personal Card, os funcionários podem escolher o que desejam comprar, de acordo com suas preferências e necessidades.

Algumas das vantagens para a empresa, e para a equipe, que podemos destacar são:

Redução de custos

Podendo ser definido até os últimos centavos, um cartão-presente oferece o controle total dos valores que estão disponíveis e serão oferecidos para cada membro da equipe.

Otimização de tempo e logística

Um dos maiores limitadores desta época do ano, é dispor de tempo para pesquisar presentes, espaço para armazenar uma infinidade de itens, e alinhamento para que todos recebam o que gostam e merecem.

Com um cartão, um objeto pequeno e fácil de presentear e guardar, cada um tem a liberdade de gastar com o que gostaria. Sem erros, problemas ou pesquisas infinitas de mercado por parte da equipe de administração.

Aumento de produtividade

Contar com a melhor atitude e energia da sua equipe de trabalho, vendas ou atendimento no final de ano pode ser um desafio, principalmente pelo desejo de descanso. Mas um cartão-presente pode ser uma saída prática para engajar colaboradores e oferecer o bônus tão esperado de final de ano.

💳 Leia também – Cartão de Natal para funcionários: saiba como presentear sem errar

Ao adotar práticas que valorizam os colaboradores, as empresas não apenas promovem o engajamento, mas também constroem um ambiente de trabalho positivo e produtivo que se reflete em resultados duradouros.
Quer descobrir mais formas de usar as datas comemorativas como uma oportunidade para dar um novo gás na sua equipe, e uma solução de empresa parceira para te ajudar nessa jornada? Confira o site e o blog da Personal Card para muito mais conteúdos nesse sentido!

  • Adiantamento salarial: como reduzir pedidos na empresa
  • Kit Escolar DuePay – Investimento em igualdade e oportunidade

Ricardo Fenske

Desenvolvo soluções comerciais e operacionais de forma a proporcionar aos departamentos de RH o mapeamento de necessidades, e implementação de benefícios alinhados a cultura organizacional e com fluxos de gestão facilitados, para otimização de processos e potencialização de resultados.

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