Tempo de leitura: 8 minutos
Na hora de pensar estratégias corporativas, o setor de Recursos Humanos precisa levar em consideração diversos fatores, como a realidade dos colaboradores e a saúde financeira da organização. Nesse cenário, os benefícios corporativos podem ser um atrativo fundamental para complementar a remuneração oferecida, mantendo e atraindo, assim, os melhores talentos. Um desses benefícios que, inclusive, está previsto na CLT é o vale-transporte. No entanto, você sabia que pode substituí-lo pelo vale-combustível para funcionários?
É isso mesmo! Essa substituição inclusive garante mais comodidade e segurança no deslocamento entre a residência e o trabalho. O que, consequentemente, agrega valor para a empresa que oferece um diferencial para os colaboradores.
No entanto, por desconhecimento, ou mesmo por considerar que pode representar um aumento de custos para a empresa, muitos gestores deixam de levar em conta todos os benefícios que o vale- combustível proporciona aos funcionários. Isso ocorre porque, com o vale-combustível, não há o ressarcimento de 6% em cima do salário do colaborador, como ocorre com o vale-transporte comum, previsto no Artigo nº458 da Consolidação das Leis Trabalhistas. Mas, diferentemente do que se imagina, o vale-combustível não possui encargos financeiros, garantindo diversas vantagens à empresa ao adotar o seu uso.
Por isso, para que não reste nenhuma dúvida sobre esse recurso tão vantajoso, neste artigo vamos explicar tudo sobre o vale-combustível e mostrar como você pode, sim, utilizá-lo no lugar do vale-transporte.
O que é o vale-combustível?
O vale-combustível para funcionários é uma alternativa ao vale-transporte. Por lei, colaborador incluído no regime CLT tem direito a um auxílio referente ao deslocamento até o local de trabalho. O vale-transporte, por exemplo, é oferecido sob ressarcimento de 6% em cima do salário do trabalhador.
Acontece que o vale-combustível para funcionários não gera encargos trabalhistas e tem muitas outras vantagens para o empregador, especialmente em se tratando de pequenas frotas, por exemplo. Entre os principais benefícios estão:
- Eliminação de adiantamentos;
- Aumentar a satisfação dos funcionários pela empresa;
- Permite que os colaboradores abasteçam em uma ampla rede credenciada;
- Não onera mais para a empresa, pois não possui incidência de encargos.
Mas, afinal, em que situação aplicar o vale-combustível?
Existem algumas situações que demandam a reflexão sobre o vale-combustível, porque, algumas vezes, a empresa pode acabar perdendo bons profissionais simplesmente por não ser flexível em relação a essa questão, já que o vale-combustível pode ser um diferencial e um atrativo para manter os colaboradores de maior valor.
Os principais motivos que devem levar uma organização a pensar em adotar o vale-combustível para funcionários são:
- Quando a empresa trabalha com uma equipe externa considerável, que precisa se locomover de um ponto a outro com frequência e utiliza reembolsos ou dinheiro para o pagamento de combustíveis;
- O local de residência do colaborador é muito distante da empresa ou possui poucas opções de transporte;
- O colaborador prefere o auxílio-combustível ao vale-transporte, mas a empresa ainda não aderiu à modalidade;
Vale destacar que esse último ponto é muito importante: os profissionais de RH sabem mais do que ninguém como é necessário escutar os funcionários, entendendo o que eles esperam da empresa e como eles pretendem alcançar seus objetivos, crescendo com o negócio.
O vale-combustível é legal? O que diz a CLT?
É quase um consenso que o transporte público é um problema no Brasil, especialmente nos horários de pico e em tempos de pandemia, onde ônibus lotados podem facilitar a transmissão de doenças que podem comprometer a saúde do colaborador. Mas uma pergunta comum é se substituir o vale-transporte pelo vale-combustível para funcionários é legal.
E a resposta é sim. A exigência da lei é que a empresa disponibilize créditos para uso do transporte coletivo de acordo com a quantidade de conduções necessárias para o deslocamento do empregado. Mas, a lei não anula a possibilidade desse pagamento do benefício ser feito em quaisquer outros meios que não sejam propriamente os vales destinados a utilização em transporte público.
O vale-combustível não é de natureza salarial e não estará sujeito a encargos trabalhistas. Assim, o vale-transporte pode ser substituído pelo vale-combustível mediante ao acordo entre empresa e colaborador. No entanto, é necessário que o colaborador renuncie ao direito de recebimento de vale-transporte, e forneça mensalmente uma prestação de contas dos valores gastos com gasolina. Essa é a única exigência.
Conheça outras razões para adotar o vale-combustível para funcionários
Além dos benefícios citados acima, o vale-combustível para funcionários tem diversas vantagens para as empresas que o utilizam, pois, uma vez que beneficiam os funcionários, afetam positivamente a produção e o funcionamento da empresa. Confira agora outras razões para adotar o vale-combustível para funcionários:
Demonstra que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores
Pode não parecer, mas a imagem de uma empresa é extremamente impactada pela forma como os colaboradores são tratados, especialmente em uma época de constante vigilância social, como a que vivemos, em que a reputação de uma organização pode ser destruída ou elevada na internet.
Além disso, em um cenário de grande competitividade, o vale-combustível pode ser um grande aliado para atrair ou reter os talentos, uma vez que muitas pessoas moram longe, ou não gostam de usar o transporte público.
Promove maior qualidade de vida, já que reduz o tempo de deslocamento
Um funcionário que decida ir até o local de trabalho pode economizar, pelo menos, 30 minutos em comparação ao que precisa tomar uma condução. Assim, além de aumentar a qualidade de vida do colaborador, que pode descansar e começar sua manhã com mais calma, você reduz as chances de atraso, o que pode ser muito prejudicial para as dinâmicas da empresa.
Contribui para o aumento da produtividade
Pense o seguinte: se um colaborador tem uma qualidade de vida mais alta, ou seja, consegue acordar tranquilamente e chegar até o local de trabalho com conforto e agilidade, a chance dele ficar satisfeito é mais alta, correto?
Pois é! E colaboradores que estão felizes, com toda a certeza, desempenham melhor, aumentando a produtividade e a eficiência da empresa. Nunca se esqueça: investir no seu capital humano é a chave para alcançar grandes metas e bons resultados.
Ajuda na atração e retenção de talentos
Quando for selecionar os melhores talentos para compor o seu time, o vale-combustível para funcionários pode ser um grande diferencial, capaz de chamar a atenção dos melhores profissionais, que preferem utilizar o carro do que andar de ônibus, por exemplo.
Da mesma forma, se um dos melhores da sua equipe recebe uma proposta interessante, é provável que ele considere os benefícios oferecidos pela sua empresa antes de tomar uma decisão, tornando as negociações salariais mais fáceis e saudáveis para todos.
Acaba com a necessidade de reembolsos e adiantamentos para colaboradores que utilizam o carro para realizar suas funções
Se a natureza de operação da sua empresa exige uma equipe externa considerável, como é o caso das pequenas frotas, por exemplo, o vale-combustível para funcionários se faz ainda mais necessário e vantajoso. Isso porque ele evita fraudes, uma vez que não há necessidade de reembolso.
Além disso, no caso de uma viagem, você não precisa realizar adiantamentos, uma vez que o vale-combustível funciona como um cartão de crédito.
Por que o Personal Combustível é a melhor opção para oferecer o benefício a sua equipe?
Agora que você já sabe todas as vantagens de oferecer o vale-combustível como opção ao vale-transporte, é preciso dizer que o Personal Combustível é a melhor opção para oferecer à sua equipe o Vale – Combustível para funcionários, porque temos diversas conveniências para além das demonstradas acima. Com o Personal Combustível, você:
- Não necessita de adiantamentos: o motorista utiliza o cartão quando necessário e a cobrança só é feita posteriormente, em uma fatura semelhante a de um cartão de crédito;
- Possui ampla rede credenciada: possibilitamos diversas opções de postos credenciados com os melhores preços;
- Tem mais controle gerencial: a empresa pode acompanhar de forma online e em tempo real, todas as despesas com os abastecimentos;
- Realiza pagamento centralizado: liberação de cargas em apenas 20 min, agendamento de cargas múltiplas e controle por centro de custo;
- Tem gestão otimizada: a utilização é exclusiva para aquisição de combustíveis com bloqueio de uso para fora de sua finalidade;
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e comece a utilizar nossos benefícios em sua empresa agora mesmo, promovendo satisfação para sua equipe e aumentando sua produtividade.
Gostou desse texto? Então aproveite para conferir os outros conteúdos do nosso blog!