Pular para o conteúdo
|   Blog

| Blog

Site Personal Card ↗

Fale com um consultor
  • Início
  • Gestão Financeira
  • Recursos Humanos
  • Frota
  • Assistências Sociais
  • Gestão de benefícios
  • Contato
|   Blog

| Blog

  • Início
  • Gestão Financeira
  • Recursos Humanos
  • Frota
  • Assistências Sociais
  • Gestão de benefícios
  • Contato
cultura do feedback
Recursos Humanos

Cultura do feedback como impulsionador de resultados

2 de maio de 2023 Ricardo Fenske

Quando o assunto é cultura do feedback, encontramos dois tipos de profissionais: aqueles que amam e aqueles que ficam assustados ao ouvir essa palavra. A verdade é que, querendo ou não, a cultura de feedback é extremamente importante, constituindo um instrumento essencial para garantir o bom andamento das tarefas e construir colaboradores alinhados com os objetivos e a cultura organizacional de uma empresa.

Mas, afinal, o que é o feedback? Bom, ele é uma resposta a título de avaliação profissional e centrada no desenvolvimento de pessoas, empresas, colaboradores e equipes. A cultura do feedback ajuda a promover uma análise sobre as tarefas, contribuindo para obter os resultados esperados dentro de uma corporação.

A adoção de uma cultura do feedback correta e bem alinhada é parte integrante da gestão de pessoas e pode ser um fator que leva ao crescimento, já que incentiva as equipes a melhorarem, trazendo mais engajamento, produtividade e promovendo um ambiente de trabalho mais transparente, maduro e agradável.

Adotar esse método na empresa é algo que precisa e deve ser incentivado, e pode estar atrelado diretamente às avaliações de desempenho, contribuindo para o crescimento da empresa como um todo. Quer saber o quanto é importante adotar uma cultura do feedback na sua empresa? Então continue lendo este artigo que trará todas as informações para você!

LEIA MAIS: Cartão premiação para funcionários: conheça as vantagens do Personal Premium 

A cultura do feedback ajuda a empresa a crescer

Uma das melhores formas de criar um ambiente de trabalho mais saudável é através da implementação de uma cultura do feedback. Afinal, essa prática ajuda a aumentar os índices da tão desejada retenção de talentos, engajamento e propósito dentro de uma organização. Além disso, se seus funcionários se sentirem seguros para expressar seus pensamentos, vontades e questionamentos, certamente se sentirão mais motivados, produtivos e valorizados pela empresa. Isso porque é muito natural que durante a rotina surjam erros, dificuldades e até mesmo desencontros. A cultura do feedback traz mais tranquilidade para as equipes, na medida em que abre um canal para o diálogo e promove a transparência nas relações de trabalho.

Mesmo sabendo de toda a importância da implementação de uma cultura do feedback dentro das empresas, uma pesquisa promovida pela FIA Employee Experience (FEEx) em mais de 300 empresas de todo o país apontou que 1 em cada 5 trabalhadores brasileiros não recebe avaliações de desempenho feitas por seus chefes.

Explicando de forma direta, a cultura do feedback exige que todos os envolvidos – colaboradores, gestores, CEOs e RHs – estejam abertos a conversar a respeito de pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e desempenho no trabalho. Isso porque, por meio deste diálogo transparente, honesto e construtivo, os colaboradores podem medir seu desenvolvimento na empresa e, ao mesmo tempo, entender quais são seus pontos fortes e fracos. Os líderes, por outro lado, conseguem entender sua equipe, prevenir crises, identificar possibilidades de turnover e também estimular os propósitos de cada profissional.

Quais são os principais tipos de feedback?

cultura do feedback
Estabelecer uma cultura do feedback ajuda a manter um clima organizacional saudável
  1. Feedback positivo: seu objetivo principal é reconhecer e elogiar uma atitude ou comportamento que resultou positivamente. É uma ação que deve ser incentivada e reforçada para que se repita no futuro.

  2. Feedback construtivo: seu objetivo é apontar um comportamento ou atitude que pode ser aprimorado e melhorado. É uma crítica construtiva que visa ajudar o indivíduo a desenvolver suas habilidades e desempenho.

  3. Feedback negativo: seu objetivo é identificar uma atitude ou comportamento com resultados negativos, mas que não há possibilidade de aprimoramento. É apenas uma crítica negativa que pode ou não ter impacto no comportamento a ser modificado.

A cultura do feedback, acompanhada de avaliação de desempenho, pode ajudar a reforçar o que é esperado do funcionário em sua atuação, incluindo seus conhecimentos, habilidades e atitudes. No entanto, deve acontecer constantemente e no momento em que a situação ocorre. Isso faz com que as pessoas assimilem com mais rapidez, pois resolve pontualmente determinada situação e não posterga uma necessidade atual, tornando o processo mais fácil. Os feedbacks também podem ser dados durante as avaliações das empresas. É importante ter em mente que esse retorno é crucial para dar segurança ao funcionário, abrir canais de diálogo e manter um clima organizacional agradável com altas taxas de retenção de talentos.

LEIA MAIS: O que é e qual a importância de criar uma política de benefícios na empresa?

Como implementar uma cultura do feedback na sua empresa?

cultura do feedback
Ouça seus colaboradores para que eles se sintam à vontade para dar opiniões

Para que você tenha sucesso ao implementar uma cultura do feedback é preciso:

1. Ter escuta ativa

Se até então a sua empresa nunca deu ouvidos aos seus colaboradores, eles certamente não se sentirão à vontade para dar ou receber feedbacks de uma hora para outra, não é mesmo? Nesse sentido, é preciso, primeiro, criar confiança e investir em escuta ativa.

Também é preciso procurar, naturalmente, questionar a equipe sobre qual decisão ela acha mais acertada, incluir o time nos processos de decisão sempre que possível e também perguntar como está o trabalho, vendo com eles o que poderia ser melhorado. Assim, será possível construir, aos poucos, uma relação de confiança saudável e transparente.

2. Seja uma liderança humanizada

Para que esse processo seja assertivo, os líderes precisam ser os primeiros a se abrir para ouvir feedbacks e estarem dispostos a mudar. Afinal, por meio do exemplo, os colaboradores vão entender que a busca pela evolução faz parte da rotina.

Depois da implementação do processo de cultura do feedback, é importante que os gestores chamem cada pessoa de sua equipe para conversar individualmente, escutando o que ela tem a dizer e, em seguida, dando um feedback construtivo, enfatizando seus pontos positivos e mostrando o que pode ser melhorado. Uma liderança humanizada é essencial para que a equipe se sinta segura e confortável em fornecer feedbacks honestos e construtivos, o que pode levar a uma cultura mais saudável e produtiva no local de trabalho. Além disso, é importante que os gestores ofereçam suporte e recursos para que os colaboradores possam trabalhar em suas áreas de desenvolvimento e, assim, melhorar seu desempenho e contribuição para a empresa.

3. Estabeleça uma rotina e mostre o caminho

Depois que a cultura do feedback for implementada, é importante estabelecer uma rotina para incentivar a prática contínua. As lideranças devem observar como os feedbacks estão sendo dados e orientar a equipe sobre o momento mais adequado e a melhor ferramenta a ser utilizada. Também é fundamental que os problemas sejam resolvidos para que a cultura do feedback seja efetiva e gere resultados positivos.

Cultura do feedback pode vir acompanhada de reforço positivo!

Se o seu foco é manter um clima organizacional agradável e investir em ações de retenção de talentos, é interessante aliar a cultura do feedback aos reforços positivos para os funcionários que mais se destacam. Investir em bonificações é um excelente recurso para isso.

Para uma bonificação prática e sem dor de cabeça, o Personal Premium é uma excelente opção. Ele foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a recompensar os colaboradores pelo desempenho profissional ou gerenciar programas de premiação da empresa. É uma solução versátil e inovadora que se diferencia substancialmente dos modelos tradicionais de premiação.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça os detalhes sobre essa solução.

banner site
  • Por que oferecer um plano de telemedicina empresarial para seus colaboradores
  • Novas tecnologias para gestores de frota: mais economia e produtividade

Ricardo Fenske

Desenvolvo soluções comerciais e operacionais de forma a proporcionar aos departamentos de RH o mapeamento de necessidades, e implementação de benefícios alinhados a cultura organizacional e com fluxos de gestão facilitados, para otimização de processos e potencialização de resultados.

Você pode gostar também

Processos de RH

Processos de RH: conheça os principais e saiba como otimizar as tarefas do setor

29 de novembro de 2021 Ricardo Fenske
como motivar os colaboradores

Como motivar os colaboradores? Conheça 4 dicas para aplicar

4 de abril de 2022 Ricardo Fenske
como reduzir a rotatividade de funcionários

Como reduzir a rotatividade de funcionários e as faltas na empresa?

19 de setembro de 2022 Ricardo Fenske

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Assistências Sociais
  • Benefício
  • CLT
  • Combustível
  • Controle
  • Convênio
  • Despesa
  • Frota
  • Gasolina
  • Gestão Financeira
  • Kit Escolar Duepay
  • Personal
  • Personal Card
  • Qualidade
  • Recursos Humanos
  • Saúde
  • Trabalho
  • Vale-Alimentação
  • Vale-Refeição
Nossas Soluções
Conheça a Personal
Seja um Credenciado
Fale com um consultor

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais | Central de Ajuda | Trabalhe Conosco

CNPJ 04.376.768/0002-04 | Inscrição no PAT 110288927 | R. Deodoro, 181 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-020