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O conceito de gestão de equipes vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Antes, os gerentes eram vistos apenas como chefes que centralizavam as atividades e tomavam decisões importantes sozinhos. Hoje, há uma tendência à descentralização de poder e uma mudança de consciência do gerente que é apenas um chefe para a transformação em um gestor que é líder e delega tarefas.
Essa nova forma de gerenciar equipes tem como objetivo principal o empoderamento nas empresas, ou seja, dar às equipes mais poder e autonomia nas suas atividades. O empoderamento nas empresas é um processo que leva a uma maior responsabilidade, motivação e envolvimento dos funcionários com as atividades que estão realizando. Tudo isso contribui para um bom clima organizacional e redução de rotatividade. Funcionários que sentem que têm a confiança dos gestores para exercer suas funções, sem dúvidas, se sentem valorizados e envolvidos nas atividades da empresa, tendendo a ser mais motivados e engajados no trabalho.
Uma das principais razões para investir no empoderamento nas empresas é o fato de que os colaboradores são a principal fonte de inovação e criatividade no ambiente de trabalho. Ao dar mais autonomia e responsabilidade, as empresas podem aproveitar ao máximo o potencial criativo e inovador de cada um.
Lembre-se: a cultura do empoderamento na empresa é um processo
No entanto, é importante notar que o empoderamento nas empresas não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo gradual que requer a criação de um ambiente de trabalho positivo e a adoção de uma cultura corporativa que valoriza a participação e a tomada de decisões.
Para que o empoderamento nas empresas seja bem-sucedido, é necessário que os gerentes de equipes saibam delegar tarefas de forma eficiente e estabeleçam expectativas claras para seus funcionários. Também é importante fornecer o treinamento e as ferramentas necessárias para que a equipe possa realizar suas tarefas com sucesso. Quer entender melhor esse processo? Continue lendo esse artigo!
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Fugir do microgerenciamento é o primeiro passo!
Ao contrário da cultura de empoderamento nas empresas, o microgerenciamento é uma técnica de gestão de equipes que envolve um alto nível de controle e supervisão das atividades dos funcionários por parte do gestor. Nesse modelo de gestão, o líder tende a se envolver em todos os detalhes do trabalho de seus subordinados, monitorando minuciosamente cada etapa do processo e buscando controlar todas as decisões tomadas pelos colaboradores.
O microgerenciamento ainda é comumente adotado em empresas que têm uma cultura de controle excessivo e que não confiam plenamente na capacidade de seus funcionários. Isso pode gerar um ambiente de trabalho desfavorável, com baixa produtividade, desmotivação das equipes e até mesmo alto índice de turnover.
Embora a supervisão e o controle das atividades sejam importantes em qualquer organização, o microgerenciamento pode ser prejudicial para a empresa a longo prazo.
Como adotar uma política de empoderamento nas empresas?
Para fugir do microgerenciamento e migrar para uma cultura de empoderamento na empresa não são necessárias manobras complicadas ou mirabolantes. O ideal é que esse modelo vá sendo adotado de forma natural e gradual. Confira agora algumas dicas que podem ajudar você a implantar uma cultura de empoderamento na empresa:
1 – Acredite nos seus colaboradores
O primeiro passo para adotar a cultura de empoderamento na empresa é acreditar que a sua equipe é capaz de desempenhar as tarefas diárias e superar desafios com autonomia. Não significa deixar o acompanhamento de lado, mas entender que cada funcionário sabe o que precisa ser feito. Passar o sentimento de confiança para a sua equipe é fundamental. Acredite que ela é capaz de conquistar os resultados esperados e até ultrapassá-los. É importante lembrar que quando você demonstra confiança em seus funcionários, também conquista a lealdade deles. Além disso, ao enfatizar os resultados, em vez dos métodos, você ainda mais essa atitude.
2 – Estimule a autogestão
Mais uma vez, o plano aqui é incentivar a autonomia para fortalecer o empoderamento na empresa. É fundamental que o gestor da equipe tenha conhecimento do mercado, da concorrência do setor e dos impactos socioeconômicos envolvidos. Com esses dados em mente, é possível ter uma visão de longo prazo, antecipando riscos e elaborando uma programação mais sólida, além de tomar decisões acertadas que aumentam a competitividade do negócio. Mas, como os colaboradores podem contribuir para esse processo? A ideia é incentivar a autogestão, concedendo a cada um deles um nível adequado de liberdade para alinhar processos e implementar avaliações. Essa medida garante uma melhoria no trabalho em equipe, bem como mais fluidez e eficiência no fluxo operacional.
3 – Elogie e incentive
Embora os profissionais sejam contratados para trabalhar diariamente, é preciso ir além disso para alcançar uma boa produtividade. Ao elogiar as conquistas e esforços bem-sucedidos, os gestores estimulam seus colaboradores a continuarem aplicando boas práticas. Esse reconhecimento também leva a um aumento da satisfação dos funcionários, tornando-os mais engajados e motivados. Dentro desse contexto, pense sobre o feedback, que deve ser frequente. O elogio ao esforço é uma parte dele. Mas também é importante informar os aspectos a serem melhorados e o que a empresa espera do profissional. Essa é uma forma de ser transparente, para que o colaborador alinhe os seus objetivos pessoais e de carreira aos organizacionais. Além de elogiar os funcionários que se destacam é importante incentivar. Uma boa dica é investir em bonificações por desempenho! Elas são formas excelentes de estimular e engajar a sua equipe.
4 – Dê tempo aos seus funcionários
Isso significa dar a eles a oportunidade de experimentar, aprender e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. É importante reconhecer que cada pessoa tem uma curva de aprendizado única que deve ser respeitada para alcançar seu potencial máximo. Além disso, é fundamental estabelecer um período de adaptação à cultura organizacional. Procure estar sempre aberto para conversar, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Isso é muito importante na hora de adotar um modelo de empoderamento na empresa.
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A Personal Card ajuda você a investir no empoderamento dos funcionários da sua empresa!
Como vimos nesse artigo, um dos principais objetivos de investir no empoderamento na empresa é garantir que seu time se sinta motivado e engajado, reduzindo taxas de turnover e estimulando uma busca por conquistas de resultados. E como sempre falamos por aqui: funcionários motivados e confiantes trabalham mais felizes e se sentem muito mais dispostos a vencer desafios. Oferecer bonificações é uma forma muito importante de estimular esse engajamento: o Cartão Premiação da Personal Card é um excelente artifício para oferecer premiações àqueles que obtêm destaque. É uma opção simples e fácil de utilizar: o funcionário recebe o valor e usa da forma que achar melhor. Quer entender mais sobre o cartão Premiação da Personal Card? Acesse nosso site e converse com um dos nossos consultores.