Sua empresa possui um programa de bem-estar no trabalho?

Sua empresa possui um programa de bem-estar no trabalho?

Tempo de leitura: 6 minutos

O mundo corporativo está passando por uma transformação significativa, e as empresas estão evoluindo na busca pela promoção de saúde de seus colaboradores. Hoje, implementar um programa de bem-estar no trabalho é uma prioridade, afinal, colaboradores saudáveis e felizes não apenas contribuem para o sucesso da empresa, mas também melhoram a produtividade e a rentabilidade em todos os níveis do negócio.

E esta mudança não é baseada em achismo, mas sim em fatos!

De acordo com pesquisa feita pela maior consultoria de educação para carreiras, na América Latina, com mais de 91 mil profissionais de diversas áreas e níveis de atuação, o perfil de prioridades dos profissionais da atualidade teve uma mudança fundamental.

Enquanto em 2016 os objetivos de destaque eram, majoritariamente, o trabalho e carreira com foco no sucesso profissional, a última edição da pesquisa, de 2023, mostra como a qualidade de vida tem ganhado força. 

Nesta edição do estudo, 56% dos profissionais apontam que a qualidade da saúde física, mental e emocional se tornaram prioridades. Já o trabalho e carreira caíram para a quarta colocação, com apenas 10% dos votos.

Sua empresa está pensando na evolução e retenção de sua equipe com olhar sobre dados como estes? Continue acompanhando este artigo da Personal Card e conheça como os programas de bem-estar podem ser a solução para seu ambiente de trabalho.

O que é bem-estar no trabalho?

O bem-estar no trabalho refere-se ao estado geral de saúde física, mental e emocional dos colaboradores durante o expediente. É o equilíbrio entre as demandas do emprego e as necessidades pessoais, criando um ambiente que promova a saúde e a felicidade dos trabalhadores

Quando as empresas investem no bem-estar de seus colaboradores, colhem benefícios como maior produtividade, menor rotatividade e uma imagem positiva no mercado de trabalho.

Levando em conta dados como preocupação, cansaço, ansiedade e apatia, o bem-estar pode ser observado e mensurado pensando na criação de programas de qualidade e evolução do ambiente de trabalho.

Programas de bem-estar no trabalho

Os programas de bem-estar no trabalho são iniciativas e políticas desenvolvidas pelas empresas para promover a saúde física e mental, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a satisfação geral dos colaboradores. 

Eles vão além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde e férias remuneradas. 

Esses programas incluem horários para atividades, recursos de aprendizado, espaços para compartilhamento de ideias e cartões de benefícios que visam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Benefícios para a empresa

Produtividade Aumentada: colaboradores saudáveis e motivados são mais produtivos. Programas de bem-estar reduzem o absenteísmo e melhoram o foco no trabalho.

Retenção de Talentos: equipes satisfeitas permanecem na empresa por mais tempo, reduzindo os custos de recrutamento e treinamento.

Imagem Positiva: organizações com programas de bem-estar demonstram preocupação genuína com seus funcionários, o que atrai clientes e parceiros.

Benefícios para os colaboradores

Saúde Física e Mental: programas oferecem acesso a academias, orientação sobre saúde mental e incentivo à alimentação saudável.

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: flexibilidade de horários e licenças ajudam os colaboradores a equilibrar suas vidas.

Satisfação e Felicidade: colaboradores valorizados se sentem mais satisfeitos e engajados.

Como iniciar um programa de bem-estar no trabalho?

Em conversa com a administração, equipes de recursos humanos e líderes internos, é possível implementar e manter um programa de bem-estar focado nas reais necessidades de cada colaborador da empresa.

Diagnóstico

Este processo começa, normalmente, com a identificação das necessidades, problemas e riscos que cada área da empresa enfrenta. Porém, vale lembrar que, para alcançar essa identificação, uma cultura de confiança e transparência para compartilhar ideias deve estar implementada em todos os níveis da companhia. 

Segundo pesquisas, 37% dos colaboradores e gerentes acreditam que um time engajado e forte começa com este tipo de cultura onde opiniões e ideias são compartilhadas livremente.

Planejamento

Com o diagnóstico feito, é hora de definir responsáveis, orçamento disponível e, naturalmente, as metas para este programa como, melhoria do bem-estar, redução de stress, redução de acidentes de trabalho, avaliação de ergonomia e até mesmo tipos de cartões de benefícios que mais poderiam ajudar no dia a dia.

Comunicação

A comunicação clara sobre o funcionamento do programa e seus benefícios é fundamental na hora de promover o bem-estar. Apresente as mudanças, metas e como cada ponto precisa ser trabalhado por todos.

Implementação gradual

Dependendo da complexidade e tamanho da empresa, comece a implementação por grupos de teste e veja a evolução do projeto para então seguir com ajustes e funcionamento total das iniciativas.

Avaliação contínua

Assim como qualquer política de qualidade, os programas de bem-estar e saúde no trabalho demandam monitoramento constante para melhorias e ajustes. Pesquisas anônimas de qualidade e validação também são uma boa ideia nesta etapa.

💡 Leia também – Exemplos de retenção de talentos para a sua empresa

Investir em programas de bem-estar é uma estratégia inteligente para empresas que desejam prosperar, reter e cuidar de seus colaboradores. Afinal, colaboradores saudáveis são o alicerce do sucesso organizacional!

Nesse sentido, investir também em uma plataforma de benefícios como o Personal Pass, da Personal Card, pode ser uma solução prática, oferecendo vantagens nas áreas de educação, alimentação e muito mais. 

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