Tempo de leitura: 7 minutos
Você já teve que lidar com o atraso de entregas porque sua frota enfrentou diversos pedágios ao longo de um trajeto? Dependendo do local, isso realmente pode acontecer. Os pedágios são responsáveis por arrecadar a verba que irá manter as estradas em boas condições de viagem, mas isso não significa que você precisa aguentar longas filas, causadas pelos pagamentos em dinheiro, para pagar sua parte. Com o tag pedágio, por exemplo, o processo é agilizado.
E a praticidade do tag pedágio não é a única vantagem, uma vez que, quando a empresa paga a tarifa do pedágio via adiantamento ou reembolso em dinheiro, a chance de assaltos ou de perda aumentam, bem como oportuniza a má conduta de alguns funcionários da frota, que, sabemos, infelizmente ainda ocorre.
Quando o pagamento é feito em espécie e o controle é feito de forma manual, os comprovantes também precisam ser reunidos para prestação de contas e balanço gerencial, mas, em uma viagem longa, é comum que esses bilhetes sejam extraviados, o que impossibilita o conhecimento verdadeiro sobre a verba despendida na operação.
A consequência? Gastos desnecessários ou acima da média, causando desequilíbrio financeiro na saúde da empresa. Além disso, o tempo perdido em filas de pedágio causam prejuízos na produtividade dos motoristas e podem comprometer entregas importantes, especialmente aquelas que precisam de urgência até o local de destino.
A solução? Existem algumas alternativas para quem não quer utilizar dinheiro nem enfrentar filas: a tag pedágio é a principal. Neste artigo vamos mostrar quatro benefícios do recurso e como ele pode reduzir os problemas acima citados, dispensando o uso de dinheiro e evitando filas quilométricas na hora de realizar as entregas. Boa leitura!
O que é a tag pedágio e como funciona?
Uma tag pedágio é um mecanismo bastante simples, na verdade, mas capaz de resolver os incômodos causados por filas nas cancelas de pedágio espalhadas pelas estradas do país. Funciona como uma etiqueta fixada no para-brisa dos veículos, que é suficiente para liberar a frota em diversos pontos que aceitam esse tipo de cobrança.
À medida em que o veículo trafega pela pista que leva em direção às cancelas, a antena se conecta a tag para pedágio. A partir disso, as informações ficam registradas na etiqueta eletrônica que conta com uma identificação única. Desse modo, não há falha nesses dados, tendo em vista que ficam vinculados ao número da tag que pertence exclusivamente àquele veículo.
Assim, o motorista apenas precisa reduzir a velocidade, a fim de que haja tempo para identificação da tag pedágio. Já parou para pensar o quanto é economizado só porque não é preciso ficar naquele “arranca e para” que eleva o consumo de combustível? Em tempos de diesel caro, é uma prática que pode ajudar e muito na economia de um dos maiores vilões orçamentários para quem trabalha com logística e frota.
Quais são os outros benefícios da tag pedágio?
Um dos principais motivos para adotar a tag pedágio na frota é para aumentar a efetividade da gestão e para ter sempre à mão todos os custos necessários para realizar uma operação de entrega. Mas, afinal, como a tag pedágio ajuda os gestores nesse sentido?
1. Segurança para gestores e motoristas
Sabemos que a falta de segurança em alguns trechos é inegável. Logo, se os motoristas não precisam lidar e manusear com dinheiro, fornecido como forma de adiantamento para o pagamento do pedágio, já existe mais segurança e a probabilidade de os motoristas serem prejudicados por conta de um possível assalto, por exemplo, é bem menor.
Outro ponto que é preciso ser dito, é que, infelizmente, nem sempre os colaboradores da empresa possuem uma conduta ética. Quando os pagamentos de pedágios são feitos de forma automática e eletrônica, a probabilidade de o dinheiro ser desviado é menor.
2. Redução de custos
A nossa tag pedágio possui um diferencial que contribui positivamente para a redução de custos. Os gestores podem limitar o seu uso para que seja aceita apenas em praças de pedágio, bloqueando a utilização em estacionamentos, shoppings ou outros estabelecimentos que, porventura, aceitem o pagamento eletrônico e automático.
Isso garante, portanto, que a verba destinada ao pagamento de pedágio seja utilizada única e exclusivamente a que se destina. Assim você evita o uso indevido, que geram mais custos para a empresa e economiza tempo na conferência de extrato.
3. Aumento da produtividade
Sem perder tempo e sem pegar filas, seus motoristas passam direto pelas praças de pedágio, nas cabines de pagamento automático. Isso ajuda a aumentar a produtividade já que não é necessário esperar nas filas para realizar o pagamento da tarifa.
Dessa maneira, as rotas curtas são realmente rápidas e os condutores conseguem fazer todas entregas no tempo planejado, o que garante que poderão adiantar outras viagens e dedicar tempo aos trajetos mais longos.
4. Praticidade e maior controle gerencial
Além disso, todas as informações ficam centralizadas evitando que seja necessário reunir e conferir todos os comprovantes, um a um, para que os dados sobre o pagamento de pedágio sejam contabilizados. Esse processo quando é feito de forma manual, além de ser moroso, fica mais propenso a falhas, o que torna o controle impreciso.
Em tempos de tecnologia e dados disponíveis, não há razão para controles manuais que são passíveis de erro. Com a tag pedágio todos os números estão sempre facilmente acessíveis aos gestores da logística.
Quais as vantagens da Tag Pedágio da Personal Card?
Se após ler todos os benefícios da tag pedágio você e sua empresa estão pensando em adotar o recurso para a frota, a Personal Card oferece uma série de vantagens para que seus motoristas nunca mais precisem perder tempo com filas de pedágio. Você, gestor, também fica tranquilo porque sabe que seus colaboradores estão em segurança e que não há possibilidade de desvio de dinheiro, no caso de adiantamento ou reembolso das tarifas.
Confira agora tudo que a tag pedágio da Personal Card tem a oferecer:
- Aceito nacionalmente: a tag pedágio já é aceita nas praças de pedágio de todo o Brasil.
- Ganho de tempo: não é preciso encarar filas quilométricas para realizar o pagamento.
- Maior controle gerencial: você acompanha todos os gatos de forma online e em tempo real.
- Autonomia financeira: a empresa pode escolher a modalidade que mais lhe convir (pré-paga ou pós-paga) e gastar somente aquilo que realmente precisa, já que não estipulamos valores mínimos mensais.
- Colabora para a redução de gastos com combustível: como a passagem acontece de forma automática e em cancelas de uso exclusivo da tag para pedágio, o motorista não pegará filas e sequer vai ter que parar e arrancar o carro.
Além disso, os gestores têm total controle sobre quais 700 praças estarão disponíveis para que os condutores utilizem o recurso, evitando o uso indevido. Também oferecemos suporte para instalação da tag pedágio e atendimento posterior para sanar qualquer dúvida. Bom demais, né?
Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça cada uma das nossas vantagens e soluções para gestão de frota.