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O sucesso de uma empresa depende diretamente do tratamento dado aos seus colaboradores, ou seja, o capital humano é o ativo mais importante de uma organização. Por mais inofensivo que pareça, os altos índices de absenteísmo e rotatividade podem ser indicadores de problemas mais graves na cultura organizacional. A boa notícia é que tem como reduzir a rotatividade de funcionários de um jeito simples.
Neste artigo, vamos definir cada um dos indicadores, falar sobre quais situações em que o absenteísmo pode levar ao aumento da rotatividade e como você pode reduzir esses índices na empresa. Boa leitura!
O que configura absenteísmo e rotatividade?
Absenteísmo
Absenteísmo, em resumo, são as ausências não programadas no ambiente de trabalho. Tais ausências são onerosas para as empresas devido à sua natureza imprevisível, afetando a capacidade de o gestor controlar o orçamento da empresa ou do departamento. Se não tratado, o absenteísmo pode indicar um início de burnout, quando o trabalhador se esgota da sua função seja por sobrecarga, falta de motivação e outros motivos.
Quando um funcionário tem uma ausência não programada do trabalho, as empresas, muitas vezes, precisam encontrar trabalhadores substitutos no último minuto, não é verdade? Isso pode envolver a contratação de colaboradores temporários, fazer com que outros funcionários trabalhem horas extras ou cubram integralmente um colega de trabalho ausente, custando, como resultado, um alto preço para a empresa.
Rotatividade
Já a rotatividade refere-se à saída, voluntária ou involuntária, de um funcionário de uma organização. A rotatividade de funcionários tem consequências potencialmente prejudiciais, como mau atendimento ao cliente e baixo desempenho em toda a empresa.
Afinal, quando os funcionários saem da empresa, suas funções ainda precisam ser realizadas por alguém, não é mesmo? Então as empresas gastam tempo recrutando, contratando e treinando novos colaboradores, enquanto sofrem com a baixa produtividade. E é por conta desse problema que é preciso saber como reduzir a rotatividade de funcionários rapidamente.
A rotatividade voluntária inclui deixar o emprego para se aposentar, cuidar de doenças, retornar aos estudos e melhores oportunidades de carreira. Enquanto a rotatividade involuntária inclui demissões e rescisões por mau desempenho ou problemas disciplinares.
Nem toda rotatividade, portanto, é ruim. Ela particularmente se torna um problema quando funcionários de alto desempenho saem, enquanto, na verdade, a saída de um colaborador de baixo desempenho poderia dar à empresa a chance de melhorar a produtividade, como também a moral.
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O que causa o absenteísmo?
Antes de saber como reduzir a rotatividade de funcionários e também o absenteísmo, em primeiro lugar, é preciso olhar para o tipo de absenteísmo, uma vez que algum nível de absentismo é inevitável. Geralmente, ele está relacionado a motivos de saúde, como doença aguda ou grave, dor na lombar, acidentes que podem ocorrer dentro ou fora do trabalho, enxaquecas ou estresse agudo.
O absenteísmo relacionado à saúde é caro, mas você concorda que seria irracional e injusto instituir políticas organizacionais que o penalizassem? Quando um funcionário tem uma doença contagiosa, aparecer no trabalho infectará os colegas e não será nada produtivo para a empresa. Se a doença não for contagiosa, no entanto, ainda deveria ser do interesse da organização que o funcionário receba tratamento médico adequado e descanso para promover uma recuperação completa.
Além da saúde, outro motivo comum de ausências é o equilíbrio entre trabalho e vida. Isso significa que ficar em casa para cuidar de um familiar doente, comparecer ao casamento ou funeral de um ente querido e faltar ao trabalho para estudar para um exame são motivos comuns para ausências não programadas.
O absenteísmo, muitas vezes, é uma forma de afastamento do trabalho e uma etapa anterior à rotatividade. Em outras palavras, atitudes de trabalho ruins levam ao absenteísmo. Quando os funcionários estão insatisfeitos com seu trabalho ou têm baixo comprometimento organizacional, é provável que faltem com mais frequência.
Portanto, o absenteísmo é causado pelo desejo de evitar um ambiente de trabalho desagradável. Nesse caso, o RH pode lidar com o absenteísmo investigando as causas da insatisfação e lidando diretamente com elas.
Por que os funcionários saem da empresa?
Um fator importante para responder essa pergunta é o nível de desempenho do funcionário, uma vez que as pessoas com uma performance ruim são mais propensas a sair. Essas pessoas podem ser demitidas, encorajadas a desistir ou simplesmente desistir devido ao medo de serem demitidas. Você, que é gestor, precisa entender isso para saber como reduzir a rotatividade de funcionários.
Particularmente, se uma empresa tem sistemas de pagamento por desempenho, os de baixo desempenho descobrirão que não estão ganhando muito devido ao seu desempenho abaixo do padrão, dando um incentivo extra a esses funcionários para sair.
Contudo, isso não significa que os de alto desempenho ficarão definitivamente com a empresa. Pessoas de alto desempenho podem achar mais fácil encontrar empregos alternativos, portanto, quando estão insatisfeitos, podem sair mais rapidamente.
Outro ponto importante é que as pessoas são mais propensas a deixar seus empregos se também sentirem estresse no trabalho. Situações recorrentes de conflito e ambiguidade de papéis, por exemplo, drenam energia e motivam as pessoas a buscar outras alternativas.
Além do nível de desempenho do funcionário e o estresse, muitas vezes o motivo principal de as pessoas saírem são as atitudes de trabalho. Amar as coisas que faz, estar feliz com as oportunidades de crescimento dentro da empresa, com o salário e política de benefícios são aspectos de atitudes de trabalho em relação à rotatividade.
É claro que a ligação entre as atitudes no trabalho e a rotatividade não é direta. Quando os funcionários estão insatisfeitos, eles têm a intenção de sair e podem começar a procurar um emprego. Ainda assim, sua capacidade de sair de fato dependerá de muitos fatores, como sua empregabilidade e as condições do mercado de trabalho.
Por esta razão, quando o desemprego nacional e regional é alto, muitas pessoas que estão insatisfeitas ainda continuarão trabalhando para sua empresa atual. No entanto, quando a economia vai bem, as pessoas começarão a se mudar para outras empresas, em resposta a serem infelizes. Logo, muitas organizações se esforçam para deixar os funcionários felizes, porque compreendem a conexão entre a felicidade dos colaboradores e a rotatividade.
Pensar em benefícios, days-off ou aumento salarial são formas de reduzir a rotatividade de funcionários. Veja a seguir dicas completas!
Dicas de como reduzir a rotatividade de funcionários e o absenteísmo
Aqui, separamos as seguintes dicas de como você pode desacelerar a porta giratória da sua empresa. Algumas podem ser familiares, outras podem ser novas para você, mas todas devem ajudá-lo a inspirar lealdade a longo prazo de seus melhores funcionários. Saiba agora como reduzir a rotatividade de funcionários!
Ofereça boas condições de trabalho
As condições de trabalho e as expectativas dos colaboradores também devem ser consideradas ao avaliar o absenteísmo e a rotatividade da empresa.
Quando o espaço é agradável e oferece a estrutura necessária para o bom desenvolvimento das tarefas, há uma grande possibilidade de o funcionário se sentir mais confortável e produtivo.
A comodidade no local de trabalho torna os funcionários mais propensos a trabalhar na organização por muito mais tempo.
Locais que não oferecem as condições necessárias tendem a experimentar maiores índices de absenteísmo e rotatividade.
Tenha bons planos de carreira
Um problema muito comum em empresas com alto índice de rotatividade é a falta de perspectiva de crescimento.
Sem um plano de carreira bem estruturado, os colaboradores perdem a motivação e passam a buscar outras oportunidades, onde possam ser reconhecidos pelos seus resultados e comprometimento.
Em alguns casos, o aumento do absenteísmo ocorre justamente porque esses funcionários estão participando de processos seletivos em concorrentes. A demissão é apenas uma questão de tempo.
Cuide do relacionamento com a equipe
O relacionamento com os colegas também impacta na participação e presença dos colaboradores na empresa.
Trabalhar diariamente com pessoas de difícil convivência acaba com o entusiasmo de todos e estimula um afastamento que poderia ser evitado.
Em alguns casos, a situação se torna tão insuportável que o funcionário decide procurar um emprego em outro lugar.
Os gestores devem estar atentos a esse tipo de situação e buscar ajuda do RH para resolver questões de convivência, antes que o problema tenha consequências mais graves.
Mantenha-se competitivo em seu salário e benefícios
Certifique-se de que você está pagando aos funcionários um salário justo (ou melhor) pelo trabalho deles e ofereça-lhes pagamentos e benefícios competitivos, ou – então – quem pode culpá-los por dispensar você?
Isso pode parecer uma loucura, mas você ficaria surpreso com o fato de que poucas empresas oferecem aumentos que acompanham o desenvolvimento de um funcionário e o seu real valor.
Use essas dicas para ajudar a construir uma cultura em sua organização, que manterá a taxa de rotatividade de funcionários baixa e seus melhores funcionários produtivos e a bordo nos próximos anos.
Conte com uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de benefícios corporativos
Agora que você já entende a importância de saber como reduzir a rotatividade de funcionários e absenteísmo, uma solução para diminuir esses índices é o uso de sistemas de TI que permitam gerenciar e monitorar os benefícios adotados pela empresa. Os funcionários podem facilmente acessar suas informações, enquanto a empresa ou órgão conta com toda eficiência e segurança nas transações efetuadas.
O software de gestão de benefícios da Personal Card, por exemplo, facilita o trabalho do departamento de recursos humanos e permite, entre outras vantagens, a oferta de bonificações.
Através dele, a empresa realiza a gestão online dos cartões e conta com a facilidade de liberar as cargas na hora que desejar. Com todas essas informações em mãos, reduzir o absenteísmo dos funcionários fica muito mais fácil.
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