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Ter colaboradores motivados é o grande trunfo de uma empresa forte e que quer continuar crescendo. Isso porque pessoas que se sentem valorizadas são mais produtivas e cooperam com a equipe, buscando atingir melhores resultados individuais e em grupo. Nesse contexto, oferecer premiações para funcionários é uma ótima estratégia que deve ser utilizada como reconhecimento para o bom desempenho do seu time.
Para comprovar a necessidade de adotar políticas de endomarketing, você, gestor de recursos humanos, ou empresário, pode fazer o seguinte exercício mental: qual colaboradora irá se esforçar mais durante o mês de trabalho? Aquele que sabe que, independente do seu resultado, irá ganhar sempre o mesmo valor, ou aquele que percebe o valor de seu empenho sendo valorizado com bonificações? A resposta parece óbvia, não é? O funcionário com renda variável entende que seus rendimentos também dependem dele.
Um dos motivos para que muitas organizações ainda não adotem essa prática é, entretanto, o desconhecimento dessa possibilidade e a insegurança em relação às leis trabalhistas que põem em dúvida a legalidade e os parâmetros impostos pela legislação quanto ao pagamento desse tipo de premiação para funcionários.
Mas, se você quer executar essa estratégia, é importante, do mesmo modo, saber premiar os funcionários de acordo com o perfil de cada um e de forma justa, a fim de que o incentivo não tenha um efeito negativo sobre a produtividade. Isso pode acontecer em casos em que a meta a ser alcançada é muito fora da realidade, por exemplo.
Por isso, para ajudar os profissionais de Recursos Humanos a emplacarem esse tipo de iniciativa dentro das empresas e para retirar todas as dúvidas que possam surgir com a premiação de funcionários, preparamos este material completinho para você não errar na hora de bonificar seu time. Boa leitura!
Por que oferecer premiação para funcionários?
Investir em pessoal nunca é um gasto. Pelo contrário, sua empresa ganha valor de mercado quando se torna um lugar desejável para se trabalhar. É com esse tipo de estratégia, como a premiação de funcionários, que você e sua equipe podem conquistar selos como o Great Place to Work, já que as pesquisas são baseadas nos índices de satisfação dos colaboradores.
Além de motivar os seus atuais colaboradores, oferecer bonificação vira um atrativo para futuros profissionais interessados em trabalhar na sua organização. Assim, quando você abrir processo seletivo para preenchimento de vagas, a tendência é que você tenha um quadro de candidatos mais competitivo e, por consequência, mais qualificado.
Adotar essa postura nos dias de hoje é essencial. A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas começassem a trabalhar de casa, com horário flexível e, até mesmo, maiores ganhos mensais. Como resultado disso, países como os Estados Unidos, estão enfrentando dificuldades para contratar funcionários. Por isso, ter uma empresa com benefícios atraentes se faz cada vez mais necessário.
Outro motivo que justifica premiação de funcionários é que, segundo uma pesquisa da Right Management, uma equipe motivada se torna 50% mais produtiva.
Mas afinal, o que é motivação?
A motivação é um motor que faz com que as pessoas tenham força de vontade e foco para atingir os seus objetivos. Ela é individual e depende de uma série de fatores que envolvem, também, a vida pessoal do colaborador. Por isso, é difícil manter toda a equipe com o mesmo nível de intensidade.
Com uma boa liderança e recursos, no entanto, a empresa evolui e consegue incentivar o crescimento de seus funcionários, aumentando o comprometimento de todos com a trajetória do negócio. É esse incentivo que irá impactar positivamente nos seus resultados.
Funcionários descontentes irão comprometer a performance ou a produtividade. Isso acontece porque eles não criam nenhum vínculo com a empresa ou com o seu desempenho no mercado. Já colaboradores motivados e engajados irão se sentir valorizados e reconhecidos. Vão se tornar, portanto, parceiros do seu negócio, indo muito além do cumprimento de suas obrigações.
Quando premiar os funcionários?
A resposta para essa pergunta não é única, pois não existe uma data certa para a premiação de funcionários. O final do ano, no entanto, é um ótimo período para este tipo de ação, uma vez que é possível analisar melhor os resultados da equipe ao longo do ano, e, convenhamos, todo mundo adora uma bonificação extra para as celebrações de Natal e Ano novo, não é mesmo?
Saber quais motivos validam a bonificação da sua equipe também é importante. Não é possível premiar os funcionários sempre, mas considere esse tipo de prática nos seguintes casos:
- Quando as metas são alcançadas;
- Quando um profissional se destaca positivamente;
- Quando há campanhas de incentivo;
- Quando é preciso reter ou atrair um talento;
- Quando a empresa quer dividir seu lucro com os colaboradores.
Quais cuidados as empresas devem ter?
Na hora de bonificar seus funcionários, é preciso estar atento a alguns detalhes. Antes da lei № 13.467 de 2017, também conhecida como Reforma Trabalhista, ser sancionada, era bem mais burocrático oferecer premiações aos colaboradores. Isso porque a lei estabelecia que as comissões, percentagens, gratificações, diárias e abonos deveriam integrar o salário e, com isso, ficavam sujeitas aos encargos trabalhistas e previdenciários.
Atualmente, com a simplificação da lei, é possível fazer essa gratificação sem encargos trabalhistas, o que beneficiou empresas e colaboradores. No entanto, ainda assim, é preciso seguir algumas precauções a fim de evitar problemas futuros.
- Nenhum prêmio ou bonificação poderá ser pago mais do que duas vezes ao ano;
- O pagamento feito pelo empregador deve ser oferecido por liberalidade, ou seja, sem obrigações ou intenções de qualquer tipo de retorno futuro;
- Para que não seja considerada parte do salário, deve-se comprovar que a bonificação paga está diretamente relacionada a um desempenho do colaborador superior ao geralmente esperado ao exercer sua atividade.
- Em hipótese alguma, o prêmio deve substituir quaisquer parcelas salariais, previamente acordadas em contrato.
Atenção: premiação de funcionários precisa de diretrizes claras!
Para evitar problemas futuros, o empregador deve estabelecer os critérios de bonificação de maneira bem clara.
Assim, estabelecendo metas, dificilmente os valores pagos serão os mesmos. Dessa forma, a empresa terá mais segurança jurídica, uma vez que, se o valores forem sempre iguais, a justiça pode interpretar que a bonificação será, na verdade, salário disfarçado de premiação.
Se interpretado dessa maneira, a premiação pode acabar gerando, em cima do valor pago, custos sobre os encargos trabalhistas e previdenciários. Por isso, fique atento!
Como não errar na hora de escolher a premiação para funcionários?
Em primeiro lugar, é preciso considerar que cada colaborador tem uma história de vida e uma personalidade. Alguns têm a motivação como traço nato, ou seja, são capazes de sentir inspiração, muitas vezes, apenas com a satisfação pessoal, por exemplo. Outros, no entanto, precisam de benefícios maiores para se sentirem motivados.
O que é fato é que, nem sempre, o dinheiro é a única faísca capaz de acender a chama da motivação. A premiação para funcionários pode ser em dinheiro, é claro, mas pode ser também algum dia de folga, alguma viagem, auxílio educação, brindes personalizados, ou cartões de premiação. Nessa hora, é fundamental levar em conta a realidade da empresa. Mesmo que o negócio seja de menor aporte financeiro, é sempre viável oferecer benefícios.
É saudável que esses prêmios estejam atrelados, contudo, ao comportamento da equipe e de cada colaborador, bem como ao alcance de metas e objetivos, o que estimula uma competição saudável entre os funcionários. Mas aqui vai uma dica muito importante: todas as metas devem estar alinhadas com as possibilidades reais de concretização. Números astronômicos ou um período de tempo curto para alcançá-los só cria frustração, o que não gera engajamento.
Assim, é crucial que o profissional de recursos humanos, ou o empresário, conheça a fundo a sua equipe para não errar na hora de escolher a bonificação dos colaboradores. Antes de sair dizendo qual é o prêmio a ser ofertado, escute seus funcionários. Deixe que eles tenham autonomia, sempre que possível, para escolher aquilo que mais os motiva a continuar contribuindo com o sucesso do negócio.
Como oferecer esse tipo de premiação?
Para possibilitar a liberdade de escolha na hora de premiar os funcionários, existem cartões específicos que garantem segurança e qualidade no serviço prestado. Com o nosso Personal Card Premium, cartão destinado a premiação, o seu colaborador tem diversas opções para se manter motivado e você não precisa se preocupar com nada.
Vantagens para a empresa:
• Reduz os custos e o tempo de gerenciamento de programas de incentivos e recompensas.
• Aperfeiçoa e simplifica relatórios sobre impostos e registro de incentivos oferecidos.
• Motiva e valoriza o desempenho profissional, estimulando os colaboradores para a conquista de melhores resultados.
• Possibilita recompensar colaboradores, parceiros, distribuidores e franqueados.
• Os valores são cumulativos e carregados no cartão de forma online.
Vantagens para o beneficiário:
• Solução personalizada de recompensa, que possibilita ao beneficiário decidir onde e quando utilizar a premiação, com os valores cumulativos.
• Total segurança em caso de extravio ou roubo do cartão.
• Ampla Rede Credenciada com múltiplas opções de compra e serviços.
• Vantagens adicionais incorporadas pelo pacote de benefícios Personal Card.
Desse modo, a sua empresa tem segurança jurídica, já que, desde a Reforma Trabalhista, como vimos, não há encargos trabalhistas e previdenciários em cima destes benefícios, e o colaborador tem a sua disposição milhares de estabelecimentos de compra credenciados.
Natal chegando: hora de presentear quem faz o melhor pelo seu negócio!
Agora que você já conhece as vantagens do nosso cartão de premiação, que tal oferecer um presentão para o seu time no final do ano? Poucas datas ao longo do ano são tão importantes quanto o Natal. É nessa época que as famílias se reúnem, que as equipes confraternizam, e que todas as lojas estão decoradas para esperar a entrada do novo ano.
Para que você e a sua empresa possam economizar e, ainda assim, ofertar um ótimo presente de natal para os colaboradores, nós pensamos na solução perfeita: o Cartão de Natal da Personal Card.
Com ele, você estimula o engajamento da sua equipe e ainda proporciona bons momentos em família para quem faz o melhor pelo seu negócio durante o ano.
Conheça agora mais vantagens do Cartão de Natal da Personal Card, que serve perfeitamente para a premiação de funcionários!
Premie seus colaboradores com o cartão de Natal da Personal Card
Valorizar a família é valorizar o bem mais precioso do seu colaborador. E foi pensando nisso, em tornar a ceia de Natal ainda mais alegre e saborosa, que criamos o Cartão de Natal Personal Card. Com ele, a sua empresa tem uma série de benefícios e a sua equipe usufrui de um baita presente de final de ano!
As principais vantagens do cartão de Natal da Personal Card para empresa são:
- Oferece autonomia para o colaborador na hora de compor a ceia;
- Reduz os gastos que a empresa teria com distribuição e armazenagem de cestas físicas;
- Garante a motivação dos colaboradores e aumenta produtividade;
Os colaboradores, por sua vez, terão mais liberdade para escolher produtos frescos para a ceia de Natal e, além disso, contarão com uma gama de supermercados, postos de combustíveis e lojas credenciadas para aproveitar o final de ano bem e iniciar o próximo ano com motivação e engajamento.
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