Gestão de manutenção: por que e como fazer em sua frota

Gestão de manutenção: por que e como fazer em sua frota

Tempo de leitura: 7 minutos

A falta de manutenção é a grande causa de acidentes nas estradas brasileiras, com quase 12 mil registros quando o assunto é colisão, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Além disso, o mau uso dos veículos, muitas vezes, faz com que os gestores tenham custos mais elevados com restauração ou com a troca desnecessária da frota. É por isso que uma gestão de manutenção eficiente é essencial para as empresas que buscam maior produtividade e segurança em suas operações.

Acontece que muitos gestores ainda não reconhecem a importância da gestão de manutenção ou não sabem como elaborá-la. Por isso, na hora de montar um planejamento, alguns erros podem acontecer, como não ter conhecimento sobre os desgastes naturais das peças, ou não realizar a manutenção preventiva, por exemplo. Isso tudo, com certeza, traz prejuízos humanos e financeiros à frota, que podem ser facilmente evitados com um monitoramento eficiente. 

Para ter uma gestão de manutenção que realmente colabore para a segurança e produtividade das entregas, é preciso pensar em um plano de manutenção, com orçamento próprio e cronograma bem estruturado. Aprenda como e por que fazer a gestão de manutenção agora mesmo!

O que é gestão de manutenção? 

Em linhas gerais, a gestão de manutenção é a subárea da gestão de frota dedicada a cuidar dos veículos. Para que isso aconteça, é preciso pensar em um plano de manutenção. Ou seja, um documento contendo todas as informações relativas à inspeção, como modelo dos veículos, frequência que visitam a oficina, quais as peças fundamentais etc.  

A gestão de manutenção precisa ter um orçamento próprio, tendo em vista que os veículos são utilizados todos os dias e o desgaste, ainda mais em estradas brasileiras, é gigante. 

Aqui vale destacar que a gestão de manutenção é ainda mais efetiva quando focada na prevenção. Isso porque a manutenção corretiva ou emergencial, aquela à qual se recorre quando o veículo estraga, além de ser mais arriscada, tem custos elevados. 

Por que adotar um plano de manutenção para os veículos corporativos?

Além da segurança dos motoristas e da produtividade da frota, adotar um plano de manutenção faz com que a gestão de manutenção não incorra em alguns erros comuns que podem comprometer a eficiência do trabalho, tais quais: 

  • Não gerenciar a rota: Se você até realiza manutenção, mas não sabe por qual trajeto o veículo está circulando, é possível que os mesmos problemas voltem a acontecer. Por isso, é melhor cortar o mal pela raiz, planejando as viagens de acordo com as melhores estradas e infraestrutura. 
  • Não ter conhecimento sobre os desgastes naturais das peças: Na gestão de manutenção é essencial ter conhecimentos básicos de mecânica. Você não pode se esquecer que os pneus, por exemplo, sofrem atrito máximo e consequente desgaste natural acelerado. Da mesma forma, é preciso checar água, óleo, motor e freios.
  • Não realizar manutenção preventiva: Esperar o problema se agravar é escolher pagar mais caro. Um dos maiores erros que o gestor pode cometer: não focar em revisões periódicas e pequenos reparos. 
  • Não contar com mão de obra qualificada: digamos que a sua gestão de manutenção não faça nenhum dos erros acima e, ainda assim, seus veículos estão sempre com problemas. A causa, portanto, pode estar na mão de obra escolhida e nas peças de má-qualidade. Por isso, fique sempre atento à credibilidade da oficina onde é feita a revisão dos automóveis. 

Como, afinal, fazer uma gestão de manutenção eficiente?

gestão de manutenção

Apesar de não ser a tarefa mais fácil dentro da gestão de frota, a gestão de manutenção pode ser muito simplificada se o responsável seguir algumas orientações e contar com tecnologia de ponta disponível para otimizar os processos. 

1- Comece fazendo um levantamento de dados

Esse deve ser o ponto de partida. Tenha um detalhamento de todos os veículos: modelo, peças, quilometragem, desempenho, consumo de combustível, última troca de pneus e freio, suporte de carga. Saiba, também, quem são os motoristas responsáveis pelo veículo e como é a sua prática na direção. 

Só com uma análise minuciosa da sua empresa é possível colocar os próximos passos em prática. 

2- Determine o orçamento para seu plano de manutenção de frotas e invista nele

Para não gastar mais do que o necessário, enfoque na manutenção preventiva, mas saiba que também será preciso ter recursos para reparos emergenciais e maiores. Veja qual a disponibilidade da empresa para investir na gestão de manutenção e priorize, de acordo com a etapa 1, quais itens são indispensáveis para manter a frota segura. 

Depois, faça orçamentos em mais de uma oficina. Aqui, contar com uma ampla rede credenciada através de uma plataforma de gestão pode facilitar a sua vida, já que também é possível comparar os preços.

3- Elabore um cronograma e histórico de manutenção

Para entender melhor o comportamento de cada veículo, adotar a estratégia de um cronograma personalizado pode ser a solução. 

Com ele, você consegue ver com que frequência o veículo apresenta algum pequeno defeito e também já sabe a data certa para a próxima revisão. 

4- Gerencie as rotas

Saber quais são as rotas percorridas pelos veículos é uma etapa preventiva importante. Dessa maneira, o gestor toma conhecimento de estradas precárias que podem danificar os veículos e colocar os motoristas em risco. 

Além disso, se os mesmos problemas forem recorrentes pode ser que, alterando o trajeto, eles cessem. 

5- Crie uma checklist

Saiba tudo que é essencial para que o veículo funcione em perfeitas condições. Nesse sentido, nada melhor do que uma checklist. Assim, você não se esquece de nada. 

Os principais itens são:

  • Correias e filtros;
  • Óleo do freio e lubrificante do motor;
  • Limpeza do sistema de arrefecimento;
  • Pneus e rodas;
  • Fluido das transmissões;
  • Itens de segurança;
  • Sistema elétrico;
  • Vazamento de fluidos;
  • Ajustes no geral.

6- Adote medidas para evitar que as peças estraguem

Confira a data de validade dos veículos com a fabricante, bem como o tempo de vida das peças fundamentais. 

Além disso, engaje os motoristas para que tomem certos cuidados a fim de aumentar a vida útil dos carros. 

Vale destacar, portanto, que o modo como o automóvel é conduzido também é muito importante para economizar com a manutenção de veículos.

7- Melhore sua gestão de manutenção com a plataforma Plus Frota!

Por último, mas não menos relevante, para uma gestão de manutenção efetiva, nada como contar com tecnologia de ponta e uma plataforma eficiente de gestão de frota. Com a Plus Frota, você não precisa se preocupar em lidar com todas essas dicas de maneira manual. 

Além de uma ampla rede credenciada de oficinas e postos de combustível, nosso software permite o gerenciamento de rotas, a criação de checklists e alertas e de um cronograma especializado para cada veículo. 

Precisando de uma manutenção? Nossos parceiros são extremamente qualificados e as ordens de serviço podem ser feitas virtualmente. 

Conheça todos os nossos benefícios, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!

https://www.personalcard.com.br/site/plus-frota/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *